Jump to content


Photo

Quanto Cobrar? Compararção De Html Puro E Php


  • Faça o login para participar
18 replies to this topic

#1 KrZ

KrZ

    =)

  • Usuários
  • 259 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Home

Posted 12/02/2008, 14:47

Olá, estou com um cliente que quer um site, no começo meu socio conversou com ele e fechou por 290 reais, pois o cliente queria um site em html simples, com alguns links!

Só que a questão é que ele quer um site, no qual ele irá colocar conteudo todos os dias!

Ai surgiu uma questão, pois o cliente teria que nos passar o conteudo para que fosse adicionado por nós, ja que o site seria em html simples!

Então eu e meu sócio pensamos em criar um sistema para que o conteudo fosse adicionado pelo próprio cliente!
Porém teria que ser um sistema no qual o cliente pudesse adicionar conteudo em várias areas diferentes do site e teria que ser como um blog, onde a página principal de cada área mostrasse as ultimos conteudos postados, em uma mesma página e também, que cada conteudo pudesse ser visualizado independentemente!

só que ai acho que o preço deveria subir e bastante, pois a idéia do site passou de um simples site estático em html, para um site o qual o próprio cliente poderia atualizar o conteudo, automaticamente, com php + BD, e ele não precisará da gente novamente a não ser que ele queria trocar o layout ou ocorra alguem problema com a programação!!!

Gostaria de saber a opnião de todos sobre os valores!

Desde já agradeço!

Att, Rodrigo Cardoso
  • RonsisM likes this
Nome: Rodrigo C. Santos
Blogs/Sites: www.rodrigokrz.com - www.logandoti.com

#2 AN Web Designer

AN Web Designer

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1861 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 12/02/2008, 19:13

Desde o príncipio deveriam ter oferecido ao cliente o produto mais apropriado para ele e para vocês (por ser mais caro).
Ou seja um site em PHP e Mysql.

O preço em que foi fechado o site em HTML está fora da realidade. (R$ 290,00) :blink:
E para a criação de um site em PHP com área administrativa etc uma sugestão de valor é (R$ 3,500,00).

Mas acham que um cliente que irá pagar R$ 290,00 entenderia o valor de R$ 3,500,00 ? (acho dificil)

Uma alternativa é oferecer um sistema pronto opensource (wordpress) personalizado e explicar o cliente do que se trata.


AN

#3 KrZ

KrZ

    =)

  • Usuários
  • 259 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Home

Posted 12/02/2008, 21:01

Obrigado AN pela resposta :)

Bom, sobre o preço, realmente acho que esta totalmente fora da realidade, mesmo sendo um site em html puro!
mas foi meu sócio que fechou com o cliente e o cliente é amigo dele, como o cloiente ja esta garantido e o negócio praticamente fechando, vamos manter o valor inicial dito de R$ 290,00, porem iremos oeferecer um sistema em php!

O sistema em php não sera um sistema totalmente administrável, o sistema vai ser um sistema simples, o qual permitirá que seja adicionado, editado ou deletado conteúdo em certas áreas do site, como por exemplo, área de notícias. Netão não sera um sistema de administração total, pois ele não fara mudanças no layout, nem links colocados no site, enfim, nada além da gerencia do conteúdo em certas áreas do site.

Nós estamos pensando em oferecer o sistema de gerencia de conteúdo simples, por R$ 400 ~ 600

Ou invez do sistema, oferecer ao cliente a opção de escolha de pagar R$ 20,00 por mes, com direito a adição de 10 paginas em html por dia! ( Ou cobrar um valor independente para cada página)

Gostaria de saber, o que vcs acham destes preços, sei que parece barato, mas esqueci de mencionar uma coisa. O cliente como sendo amigo de meu sócio, permitiu que nós usassemos espaços do site para que fosse divulgada nossa empresa! E provavelmente será colocada uma barra de publicidade de nossa empresa no topo do site ou banners na lateral do mesmo.

Att, Rodrigo Cardoso

Edição feita por: KrZ, 12/02/2008, 21:02.

Nome: Rodrigo C. Santos
Blogs/Sites: www.rodrigokrz.com - www.logandoti.com

#4 AN Web Designer

AN Web Designer

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1861 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 13/02/2008, 09:33

Obrigado AN pela resposta


Por nada ... estamos a disposição. (y)

Gostaria de saber, o que vcs acham destes preços...


Já expressei a minha opinião. (preços fora da realidade)

Trabalhando por esse valor vocês não conseguirão manter uma estrutura e progredir ... (avançar, pegar jobs maiores, etc...)
Por que vocês se matarão de trabalhar (várias horas e não verão retorno...). Então isso é prejudicial para uma empresa ou para profissionais freelancres.

Mas vocês tem o direito de cobrarem o valor que quiserem, é claro.


AN

#5 beneti

beneti

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 7 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 25/02/2008, 20:07

Desde o príncipio deveriam ter oferecido ao cliente o produto mais apropriado para ele e para vocês (por ser mais caro).
Ou seja um site em PHP e Mysql.

O preço em que foi fechado o site em HTML está fora da realidade. (R$ 290,00) :blink:
E para a criação de um site em PHP com área administrativa etc uma sugestão de valor é (R$ 3,500,00).

Mas acham que um cliente que irá pagar R$ 290,00 entenderia o valor de R$ 3,500,00 ? (acho dificil)

Uma alternativa é oferecer um sistema pronto opensource (wordpress) personalizado e explicar o cliente do que se trata.


AN


Cara, como você chega no valor de 3500? Com que base?

#6 hal

hal

    Doutor

  • Usuários
  • 842 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 22/03/2008, 14:26

290,0 por um site me html é absudo!!
eu faria por no mínimo 600,00 ainda assim, é pouco...
sobre o cliente ter o negócio praticamente fechado, com certeza, por esse preço, eu tbm fecharia,pois está muito barato...
e como foi dito, o preço do site ocm área administrativa sobe bem, mas tudo depende dos recursos instalado nessa área...quanto maior a qtidade de recursos mais caro fica....
Afinal, vc vai prestar um serviço para o cara, e esse serviço, abre muitas portas pro cliente, como por exemplo, novos clientes...e visitação constante, visto que sempre terá informações novas..essa visitação, pode trazer receita extra pro cliente, como venda de espaço para anuncios por exemplo...logo, se o cliente ( sabendo usar o site, e não simplismente largando o site e deixando ao deus dará...) usar o site adequadamente, isso trará renda para ele, isso por si só, valoriza o produto...eu penso assim, 3.500,00 não é muitpo para um site não, como disse, sabendo trabalhar com o site, ele recupera essa grana investida...

#7 Rodrigolitoral

Rodrigolitoral

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/04/2008, 11:54

Pessoal pelo amor de DEUS se valorizem !!!

Aonde vamos parar assim !!!

#8 ThalesWeb

ThalesWeb

    Veterano

  • Usuários
  • 1435 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 05/04/2008, 14:56

290,0 por um site me html é absudo!!
eu faria por no mínimo 600,00 ainda assim, é pouco...
sobre o cliente ter o negócio praticamente fechado, com certeza, por esse preço, eu tbm fecharia,pois está muito barato...
e como foi dito, o preço do site ocm área administrativa sobe bem, mas tudo depende dos recursos instalado nessa área...quanto maior a qtidade de recursos mais caro fica....
Afinal, vc vai prestar um serviço para o cara, e esse serviço, abre muitas portas pro cliente, como por exemplo, novos clientes...e visitação constante, visto que sempre terá informações novas..essa visitação, pode trazer receita extra pro cliente, como venda de espaço para anuncios por exemplo...logo, se o cliente ( sabendo usar o site, e não simplismente largando o site e deixando ao deus dará...) usar o site adequadamente, isso trará renda para ele, isso por si só, valoriza o produto...eu penso assim, 3.500,00 não é muitpo para um site não, como disse, sabendo trabalhar com o site, ele recupera essa grana investida...



de 3500 pra 600 há uma absurda diferença hein...
Thales Santos

#9 dev_cw

dev_cw

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 14 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 07/04/2008, 07:18

No meu ponto de vista eu não faria um site por menos de R$3.500. Eu estou falando de um site bem feito, com programação baseada em padrões web, com acessibilidade, com um design inédito usando imagens que foram compradas (nada de pirataria)...ou seja um site profissional. Existem outros custos como contabilidade, impostos, equipamentos, internet, etc...que se voce estiver cobrando muito pouco voce vai acabar sem lucro nenhum. Claro, o maior problema na web é que profissionais estão em concorencia com amadores. Por isso a grande diferença em valores e métodos. O pior é que as vezes o amador é melhor do que o profissional, este é o que deixa o mercado sem saber o que esta acontecendo.

Eu ja estou trabalhando com a internet desde 1998 e ja vi cada empresa, com escritorio bonito e cheio de investimentos criar sites super faturados e de péssima qualidade. E ja vi o contrario acontecer, sites super baratos serrem muito bons. Se eu fico tonto com estas diferenças imagina como o cliente fica.

Eu tento pensar em termos de horas de trabalho, no caso do post original com o valor de R$290, se o site for feito em 1 ou 2 horas o valor esta otimo. Mas se levar 20 horas (que baseado no perfil do projeto pode muito bem levar ate mais, não esqueca de incluir o tempo no telefone ou em reuniões com o cliente e fazendo pesquisa de mercado) o valor por hora é de R$14,90. Colocando em perspectiva, o cara que lava o meu carro cobra R$15 para lavar o carro interno/externo, este serviço leva aproximadamente 30minutos. Eu acho que o lavador de carro (que apenas tem como custo um balde e um pano) vai acabar ganhando mais do que o programador web.

O valor de HTML ou PHP ou FLash ou o que seja é indiferente. O valor tem que ser baseado no objetivo final e não no metodo. Imagina se um designer cobraria diferente se usar o Photoshop ou o Gimp. O que importa é o objetivo final.

Alguem perguntou como chegar no valor de K3.5, eu inverto a questão e pergunto como chegar no valor de 290?

#10 Sérgio Caciola

Sérgio Caciola

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo

Posted 11/07/2008, 17:10

Prezado amigo,

Se você e seu sócio forem BONS desenvolvedores e cobram R$ 290,00 para desenvolver um site, estou pensando... quanto você cobrariam por hora (Freela) para desenvolver para mim? ( se for algo em torno de R$ 1,00 ou 2,00 a hora, me mandem seus dados, posso precisar de vocês... :-) ).

Ah! vocês fornecem nota fiscal?


:assobio: :assobio: :assobio: :assobio:

Edição feita por: Sérgio Caciola, 11/07/2008, 17:15.


#11 Celão

Celão

    Marcelo Santino

  • Usuários
  • 525 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 14/07/2008, 04:43

Concordo plenamente com o dev_cw.
Aliás, faço minhas as palavras dele, pois sem esse tipo de mentalidade, nossa profissão nunca irá ter seu devido valor no mercado.

Também já vi sites absurdamente feios e mal feitos que custaram rios de dinheiro para empresas que nem são tão grandes, como já tive que me submeter a fazer sites maravilhosos a preços de banana, simplesmente pelo fato de não ter um portfolio de trabalhos anteriores pra mostrar.

Como chegar ao valor de 3500?
Com uma boa pasta de trabalhos, qualquer cliente (que se preze) vai dar o dobro por um site bem feito.

A questão é: Para quem você está trabalhando? Pra uma empresa séria que sabe o valor de ter sua marca na web, que sabe que isso lhe trará novos ninchos e possibilidades de negócios ou com um cliente ignorante que nem mesmo sabe os textos que vai usar no seu site?
Se você respondeu por este último, eu no seu lugar nem mesmo pegaria o trabalho.
Primeiro que por esse preço (ou até menos de 1000,00) não vale a pena abrir mão de outros mais bem pagos, e depois que todo o trabalho de mostrar ao cliente a importância do site dele (já que ele não sabe) e todo o restante como já foi dito em respostas anteriores não vão fazer seu saldo do projeto ficar no negativo.

Um trabalho bem acabado, bem elaborado, com um layout pensado e elaborado em cima do perfil do cliente não custa caro. Custa o justo.
Achei excelente a comparação feita com o lavador de carro. Todo nosso estudo e dedicação se equipara a esse cara?
Não que o trabalho dele seja menos digno que o nosso, mas convenhamos que custou muito caro chegar aonde estamos hoje. Isso se você for um cara com formação suficiente pra se dizer programador (ou desenvolvedor, webdesigner, como preferirem).
A menos que assim como o lavador, você tenha apenas comprado um balde (soft. pirata, gato de luz, etc), água (templates prontos) e botou uma plaquinha escrita à mão na árvore em frente à sua casa e começou a trabalhar.

Se o seu trabalho é profissional e de qualidade, cobre por isso...

Abçs
Marcelo Santino - DBA SQL Server/Oracle
Banco de dados e Tecnologia: www.bau-de-dev.com

#12 maxtop

maxtop

    Normal

  • Usuários
  • 79 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 01/09/2008, 17:51

É gente, por causa de "profissionais" assim que a nossa area esta cada dia sendo mais desvalorizada.

290 reais, tem q cobrar isso para fazer um site que levará no maximo 5 horas para cria-lo isso se for só com html e tabelas.

Eu pego como base o valor de 40 reais p/ hora para site com CSS + XHTML, e 80 reais se for usar php.

mas isso vai de cada 1, acho que você deve estar fazendo um cursinho de webdesigner na SOS Computadores, ou entao o cliente é um parente seu...rs

Não leva a mal cara, mas cobrar isso pelo site, vale mais apena vc pedir esmola.

#13 boirock

boirock

    Tecnologia para todos (agora hexa campeão)

  • Usuários
  • 1559 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:PostgreSQL - PHP

Posted 01/09/2008, 18:02

hm... :ponder:
Sei não... eu acho que tem gente de todo tipo no mercado!
Assim como tem cara que vai te oferecer cinquentão, vai ter cara que vai pagar muito bem e ainda jogar a tua moral lá em cima.

Tem a coisa de selecionar os clientes também... e pra isso não basta ser bom tecnicamente. Tem que saber tecer um bom networking, aparecer, vender e tudo mais.
Se o profissional não tem essas habilidades, contrate/associe-se/monte uma pareceria com alguém que saiba.

#14 Celão

Celão

    Marcelo Santino

  • Usuários
  • 525 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 08/09/2008, 14:04

Continuo mantendo a minha opinião de que, serviço bom custa caro.

Quando você compra um carro, você entende a diferença entre comprar um Uno Mille (nada contra esse carro) e um Astra?
Preciso entrar em detalhes como:
- Motor (1.0 ou 2.0)
- Portas (2 ou 4)
- Vidro (elétrico ou não)
- Direção (hidráulica ou não)
- Ar condicionado
- Conforto
- Combustível
- Etc, etc, etc...

Você entende essa diferença? (se não entender, pode passar pra proxima resposta!)
Mas se entende, vai concordar que existem pessoas que compram um Uno, seja por falta de grana, ou o objetivo do carro ou até mesmo porque gostam e outros que preferem um carro mais potente, luxuoso, caro, etc... Mas tem quem compre tanto um quanto outro.

A mesma coisa vale pra um site de 290,00 e um de 3, 4, 5, 10 mil.
Eu realmente não cobro menos que 3 mil pra fazer um site.

- Ah, mas é só html puro!
Mesmo? Então é 3 mil.
- Mas 3 mil só por html?
É, o mínimo que eu cobro é 3 mil. Não quer dizer que não possa ser mais que isso! E sim, eu cobro de acordo com o cliente.
Tem cliente que eu posso cobrar 40, 50, 80 a hora, mas tem cliente que eu preciso cobrar 20, 25. Fazer oque, nem tudo é perfeito!

Mas pode ter certeza que o site é completamente testado, compatível com todos os navegadores, com ajax quando possível, leve, etc, etc... Pagou o preço justo, leva tudo... não pagou, vai receber tabelas, menos tempo de programação, etc...

Mas 290,00 é uma prostituição. Por favor, não me levem a mal, mas é denegrir o papel do webdesigner/programador.
Mas se você for fazer um site assim http://www.balagil.com.br/ manda ver, porque se eu fosse fazer isso aí em 1h eu cobraria uns 300tinhos. Mas se estivesse muito, muito ruim de trabalhos...

Mas... assim como tem "profissional" que faz, tem empresa que compra.

Cabe a nós valorizarmos nossa profissão como freelancers ou como empresas...

Abçs a todos...
Marcelo Santino - DBA SQL Server/Oracle
Banco de dados e Tecnologia: www.bau-de-dev.com

#15 Virou Web

Virou Web

    Turista

  • Usuários
  • 40 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 16/09/2008, 10:36

Isso ae Celão.

A diferença entre o bom trabalho e mal trabalho pode ser visto apenas no preço, conheço "profissionais" em Sorocaba-SP que fazem sistema por 350 reais, que estão sempre na mesma coisa, não consegue progredir, por que estão sempre atrasados, atrapalhados com um sistema que não consegue entregar.
Tem sistema que o cara cobra 350 eu cobrei 1500 o cliente fechou, e teve o sistema em mãos conforme o prazo prometido.
Virou Web - Soluções em Vendas Online
Lojas Virtuais, Shopping Virtual, Comércio Eletrônico
www.virouweb.com.br




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq