Publicitário
#1
Posted 11/10/2007, 14:27
pretendo fazer facul de publicidade, mas tenho minhas dúvidas quanto ao retorno financeiro...
o publicitário para ter garantia sobre os 20% de uma conta, é necessário ter registro em um conselho de publicidade, como por exemplo o CREA, de engenheiros e arquitetos? ou não é preciso ser formado para garantir essa porcentagem?
e como funciona.. negocia-se esta porcentagem com a emissora, ou o cliente?
valeu!
- LarPhozyHah likes this
#3
Posted 11/10/2007, 20:04
A agência também recebe 10% da produção.
#4
Posted 11/10/2007, 23:38
muita calma nesta hora... temos muitas informações erronias aqui...
primeiro BV é uma cobrança indevida sobre os veiculos... acho falta de respeito pedir para incluir BV no orçamento com o veiculo.
há muita confusão com este termo:
vamos lá... primeiro publicidade tem setores em qual você quer trabalhar? Atendimento, Criação, Planejamento ou Midia?
cada qual tem seu piso salarial de acordo com sindicato... quem paga o salario é a agência
segundo o tal BV que as pessoas misturam... é diferente de porcentagem por agenciar o cliente com a mídia
atualmente a agência pede normalmente 15% do veiculo por exemplo... se custou 1000 reais para anunciar em tal rádio, a agência ganha 15% dos 1000 reais ou seja 150 reais, com isso ele não vai mandar o orçamento pro cliente de 1150 reais... e sim 1000 reais, e a midia retorna os 150.
o que acontece: alguns publicitários chegam pras midias e pedem pra colocar o "BV" no orçamento ou seja aplicam 15% e mandam o orçamento para o cliente e 1150, o cliente paga, e a agência pega 15% deste 1150 ou seja ele ganha 30% este ato eu CONDENO é desleal com seu cliente que te procurou para solucionar o problema de comunicação dele, confiando em seu trabalho o dinheiro da empresa.
continuando: há outras bonificações para agências que faturam anualmente mais de 1milhão, mas não é necessário falar disto já que você ainda prentende estudar.
o retorno financeiro é bom, não passo fome e também não sou rico, o PEN também vai opniar já que somos publicitários da mesma cidade, aqui em Brasilia o mercado é promissor estamos crescendo e estamos na rotas das grandes agências, mas o mercado, não aceita profissionais meia-bocas, ou você tem paixão pelo que faz e faz direito ou já era... se é pra fazer pra ganhar dinheiro vire funcionário público.
outro ponto importante, escolhe sua ramificação na publicidade, nem todos são da área da criação... dá uma lida neste livro:
Tudo o que você queria saber sobre publicidade mas ninguem teve paciência para explicar
que todas as dúvidas vão ser solucionadas!
já ia esquecendo... não a Publicidade não é regulamentada, qualquer um pode ser... porém recomendo o ensino superior pois o mercado está sempre em mutação, sem falar que há um projeto de lei em andamento para regulamentação da profissão.
há sim orgãos que regem a publicidade como o CONAR dá uma lida pra saber mais
abraços
Edição feita por: Frajola, 11/10/2007, 23:40.
______________________________________________________________
Blog Desejado - Você não vai se arrepender
Meu portifólio: http://www.freela.co...po.php?id=11616
#5
Posted 16/10/2007, 16:40
bom, mas pra complementar sua dica... queria saber o seguinte, a agência geralmente então não cobra por um serviço? a renda é somente dessa porcentagem que é negociada com a mídia?
e complementando minha primeira pergunta tbm, eu escrevi publicitário lá, mas na verdade minha intenção é de montar aos poucos meu próprio escritorio de publicidade junto com um sócio.
valeu abraço
#6
Posted 17/10/2007, 09:41
a agência ganha de outras formas como criando Logomarcas e MIV (manual de identidade Visual)
mas no teu caso que tá começando essencialmente é assim
ganha-se pela midia... porém acredito que inicialmente você não irá conseguir um cliente que compreenda isto ele vai te usar como criação e apenas e eu acho dificil você já iniciar uma agência completa
etende-se por agência um composto funcional de Atendimento (para agenciar o cliente) um Planejamento (para organizar dados e valores entre outras coisas) um Midia (que verifica e reserva um espaço) e uma Criação, Dentro deste setor no minimo duas pessoas seria o pensavel...
Se sua agência for assim ai você terá como cobrar do cliente as % das midias...
se de inicio você e seu sócio apenas irão criar as peças e talvez veicular, então não é Agência é Criação então cobre pela criação.
Qualquer dúvida estamos ai
______________________________________________________________
Blog Desejado - Você não vai se arrepender
Meu portifólio: http://www.freela.co...po.php?id=11616
#7
Posted 17/10/2007, 09:52
mas o mercado, não aceita profissionais meia-bocas, ou você tem paixão pelo que faz e faz direito ou já era... se é pra fazer pra ganhar dinheiro vire funcionário público.
Frajola já enxugou bem o tema.
O cara que entra de gaiato não tem futuro mesmo, tem q ter o feeling, ter paixão pelo trabalho, estudar (estar or dentro da função, seja ela qual for). No caso de montar uma agência de publicidade vai ter que saber as áreas que englobam uma empresa desse ramo, pra administrar o capital que entra, gastos (com diversas coisas), enfim, gerir bem o negócio.
Uma longa caminhada se começa com o primeiro passo, então, se não der o primeiro passo, nunca vai sair do lugar. O lance é meter as caras, mas com prudência.
#8
Posted 17/10/2007, 11:43
No caso de São Paulo, www.ccsp.com.br.
Sobre cobrança, varia muito realmente do que vc vai fazer.
A maioria das agência cobra o job e a BV.
Exemplo 1:
Você é uma agencia de identidade visual. Cria banners e panfletos para seu cliente.
Você cobra a criação do material e recebe uma porcentagem da produção.
Exemplo 2:
Você é uma agencia de Web. Cria um hotsite e uma campanha de banners para seu cliente.
Você recebe o valor da criação e uma porcentagem da publicação dos banners.
Exemplo 3:
Você é uma agencia de publicidade. Cria um anuncio no jornal para seu cliente.
Voce rebe o valor da criação da campanha mais a porcentagem da publicação.
Exemplo 4:
Voce é uma agencia de promoção. Cria um brinde para seu cliente.
Você recebe o valor do job mais a comissão da produção dos brindes.
- Observações sobre a BV/Comissão.
Quem paga é o prestador / fornecedor de serviço / produto.
A agência PRECISA emitir nota deste valor.
É uma prática comum no mercado.
Caso alguma informação esteja incorreta peço que me corrijam.
#9
Posted 22/10/2007, 14:52
20% é da agencia naum do publicitario....
tem sindicato sim, eu era do sapes, agora vou me inscrever no rio, e o salário varia daonde você trabalahr
Felipe Antunes - Front-End
www.felipeantunes.com.br - clickeducacao.com.br - cyberconcurseiro.com.br - cybervestibular.com.br - pluc.com.br
#10
Posted 13/10/2017, 09:54
Is There A Shortage Of Pantoprazole Viagra Cost Cvs buy viagra online Achat Viagra Internet Danger Erboristeria Viagra Priligy 30 Mg Vademecum
Cout Du Cialis Valore Levitra 10 Mg generic levitra professional 20 mg Viagra From Canada
0 user(s) are reading this topic
0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)