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Criando Folder


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54 replies to this topic

#16 Frajola

Frajola

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Posted 15/10/2007, 22:15

então fica ai o jeito correto!

(y) vivendo e aprendendo!

ps: prometo usar 300dpi

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#17 Lua Nova

Lua Nova

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Posted 19/10/2007, 14:15

Oi pessoal,todas as respostas estão ajudando muto a esclarecer um monte de coisa,aprendendo sempre!Muito obrigada!

E agora venho perguntar sobre outro assunto (dentro ainda do assunto folder /CorelDRAW ): o famoso efeito degradê

Se eu tiver que criar este efeito,de qual forma devo fazê-lo pra que saia certinho,sem aquelas linhas?

Tô desconfiada de que não seria bem no Corel q isso deva ser feito,mas alguém pode ter um macete guardado na manga e nos trazer algo surpreendente e prático.... ;)

Muito obrigada e um ótimo findi a todos!!
Abraços

Edição feita por: Lua Nova, 19/10/2007, 14:21.


#18 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

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Posted 19/10/2007, 15:38

Nunca aconteceu comigo... nunca fiz o degrade no corel pra ser impresso asim.. (só em painéis estilo "outdoor".. nem da pra ver)

Mas o que eu ja ouvi dizer.. se nao me engano aqui no forum.. é que deve se aumentar o numero de etapas do degrade.
Se nao me engano é em Oçoes do degrade... quando você pega a ferramenta degrade tem la embaixo de onde você troca o anglulo uma opçao de etapas.. só clicar no cadeado e mudar o numero.


Fiz aqui de 2 modos.. um com mistura interativa e um com degrade.. imprimi em uma folha aqui e saiu normal. (mas vamo ver se alguem tem um truque ninja aew ehehe)

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#19 Edu Gaijutis

Edu Gaijutis

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Posted 20/10/2007, 13:25

por padrão, o corel define as etapas do preenchimento gradiente em 256 etapas, para não ter esse problema o aconselhável, é aumentar essas etapas para o maior numero possível para que não haja problemas, porém o limite é de 999 etapas no corel , o numero de etapas você define como o cswar disse, na janela de configurações do preenchimento gradiente ;)
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"Mal por mal, é melhor ter o de Alzheimer que o de Parkinson, pois é melhor esquecer de pagar a cerveja do que derramar tudo no chão."
"Não fique à procura do Príncipe encantado. Procure o Lobo Mau: ele te enxerga melhor, te ouve melhor e ainda te come."
"Bebo porque é liquido, se sólido fosse, eu derreteria e bebia também."

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#20 Lua Nova

Lua Nova

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Posted 21/10/2007, 11:05

Pessoal,eu to fazendo uma verdadeira apostila anotando tudo o que vcs estão me recomendando :click: tá excelente!

Mas sobre esse aumento de etapas do degradê pro máximo possível,faz com que o arquivo fique pesado? ou não tem nada a ver?

Muito obrigada!

#21 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

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Posted 21/10/2007, 20:45

Em cdr nao fica nao, pode até ficar mais nem vai dar muita diferença.

Mas quando você transformara o degrade em (raster) tipico bitmap, vai ter uma diferença sim. (faça o teste aí.. crie um quadrado e preencha com degrade, use 10 etapas e exporte, em seguida aumente as etapas para 999, exporte novamente e veja a diferença que deu)

Mas eu nao considero essa diferença grande nao.


(depois que publicar a apostila coloca os agradecimentos) :D
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#22 CBS Design

CBS Design

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Posted 31/10/2007, 10:43

Acho que todas as dúvida foram respondidas, mas deixa eu dá uma luz aqui.
256 etapas de gradiente é suficiente para um impressão no formato que você quer, nem vale a pena colocar mais do que isso, pense que com 256 etapas vc pode trabalhar com uma área de 25,6 CM ficando cada tonalidade com aproximadamente 1mm, isso quer dizer que a proximidade das cores e a espessura de cada uma dela fará com que fique imperceptível a olho nú (e até com uma lupa para aqueles que não não tem pratica em observar "cromia").
Claro que um peça com tamanho superior maior do que 25,6 tbm ficará perfeita, mas quanto maior for a área de cobertura do degradé, mas fácil será a percepção de faixas, na maioria dos casos nada que influencie na arte final, tudo vai depender da saída de impressão, cada driver de impressão fará os ajustes necessários, e é ai que acontece o erro. Do mesmo jeito que alguns designs mandam seus trabalhos em RGB, alguns operadores não se preocupam com a saída do filme no caso de degradês e reticulas.

Se de alguma forma seu degrade sai com faixas perceptíveis pode está ocorrendo:

• Impressão errada por parte da sua impressora
• Taxa de saída em poscript errada na gráfica, ou no birô que faz o fotolito
• ou mesmo um valor incorreto na criação do seu vetor, como por exemplo quando criasse um degrade de preto para branco e coloca o branco como 0, um erro muito comum.

Fiquem atento que alguma gráfica não conseguem fazer impressão de retícula abaixo dos 5%, ou seja, prepare sua cor mais clara (ou mais baixa) para ficar em torno dos 5% e nunca próximo ao zero, uma retícula de vermelho por exemplo no fim de um degradê deve ter no mínimo 5% de magenta e 5% de amarelo, menos do que isso pode causar falha na faixa final de impressão, mesmo que o fotolito saia corretamente.

Dicas:

• A imagem em TIFF tem sempre um saída de impressão melhor que o JPG.
• A imagem em TIFF mantem as tonalidade de cores CMYK de acordo com o tratamento da imagem.
• Por ter uma taxa de compressão menor, o TIFF tem menos chances de dá erro de POSCRIPT.
• O JPG é menor pq sofre uma grande compressão, na realidade a quantidade de cores diminui, é imperceptível a olho nú, mas é o maior causador de erro em tonalidade de cor em impressões em OFF-SET.
• Com o preço de um CD-R hoje, é preferível trabalhar com um arquivo pesado e ter menor chances de erro.

Dica 2: Crie um vinculo com os operadores da gráfica, conheça a forma de trabalho deles, procure ter acesso ao portifolio da mesma, e principalmente, envie o maior numero de informações e claro um layout impresso para conferencia.

Eu espero ter ajudado.
Abraço.
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#23 Lua Nova

Lua Nova

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Posted 04/11/2007, 20:28

Pessoal,

Uma OBS:

Todos vcs foram escelentes me aJudando emtudo ,inclusive no q eu nem tinha pensado ainda em perguntar - aliás não só a mim,mas a muita gente q certamente veio ver o tópico. =)

Minha sugestão é a de q esse tópico vire tópico fixo.ou então se me derem autorização eu escrevo a "apostila" resumindo tudo o que vim aprendendo aqui e em outros lugares e pessoas.

Mas certamente ainda virei aqui na parte do folder perguntar bem mais coisas. :click: ( pra não fugir do assunto do tópico)

Abraços!!

#24 Frajola

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Posted 04/11/2007, 21:09

Demorou lua... se você estiver com disponibilidade pode criar uma apostila sim que eu coloco em Fixo e te dou os créditos

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#25 Lua Nova

Lua Nova

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Posted 06/11/2007, 20:46

Oi pessoal,bem como falei: mais uma perguntinha pros mais experientes =)

Essa,eu sempre esquecia de vir perguntar mas hj finalmente,lembrei a tempo:

Quando temos por exemplo,um projeto em q o fundo tenha que ter cor chapada,obviamente,o mais prático (e barato) é ao invés de gastar tinta cobrindo o fundo todo,optar por um papel já na cor que vc quer imprimir o trabalho.

Aí que começa minha dúvida:Como eu devo fazer pra que tudo o que venha impresso nele,apareça em cores vivas na impressão? ( por ex.: letras amarelas bem chamativas,fotos de festas infantis num papel de cor vermelha /colorplus )

Nesse caso q falei,a gente tem q tratar tudo ( cor CYMK,pantone,uso do photoshop,fomato salvo etc) do forma diferente do q vínhamos vendo no caso do folder? Ou não?

Pergunto isso,pq uma vez,fui numa gráfica da minha cidade e vi um impresso q de cara dava pra ver q tava errado ( isso no mostruário,pasmem ): era pra ter preto num papel amarelo,mas ficou ao invés do preto,em azul super escuro...dava pra ver nitidamente q o propósito não era o azul,por causa do tema do trabalho - algo relacionado à África )

(Em tempo: a apostila tá no início :click: )

Abraços
Lua Nova

#26 Frajola

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Posted 06/11/2007, 21:14

Putz... ai acho que tem que montar a cor em sobreposição da cor do papel... tem que ver se no papel vem a especificaão de cor dele... nunca tentei acredita? mas também não me lembro de trabalho com cores chapadas... opto sempre pelo branco ou degradê... essa foi uma boa pergunta Lua!

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#27 CswargameS

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Posted 06/11/2007, 22:03

Boa pergunta.. ? o.O (cara modesto)

Otima pergunta Lua, tambem fico em duvida a respeito disso, mas nunca precisei trabalhar com isso.

Eu acho que nao da muita diferença nao custo nao, se vermos pelo lado que o papel colorido custa mais do que o branco.
Tem que por na balança e ver.

Vou pesquisar aqui pra ver se acho a respeito da sua pergunta (y)
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#28 Edu Gaijutis

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Posted 07/11/2007, 09:37

Nesse caso só haverá diferença no valor, se o trabalho conter menos cores.

por ex. um trabalho com um ciano chapado no fundo, e um preto chapado nos outros objetos, terá o mesmo custo que um fundo degradê de ciano para preto ou branco (cor do papel) e outros objetos variando entre preto e ciano, pois serão utilizados somente duas chapas.

ou seja a diferença entre valores surgirá apenas no uso da quantidade de cores, e não dos efeitos (degradês)

4 cores = valor X - independente dos efeitos
3 cores = valor X - independente dos efeitos
2 e 1 cor, idem.

no caso de você optar por usar um papel de uma determinada cor, pode ser um grande risco se não souber utilizar as cores corretamente, pois você pode, dependendo da cor do papel, perder muitas informações de cores, pois a escala CMYK ou qualquer outra escala de cores, mantém a fidelidade baseando-se em uma área de impressão na cor branca.

um exemplo grosseiro disso:
se você pegar um papel preto, como você vai fazer para imprimir? somente com uma tinta especial prata ou branca, o que encarecerá o trabalho ao invés de baratear os custos.

outro exemplo, você pega um papel na cor vermelha, e quer aplicar uma cor azul :huh:


mesmo você utilizando papel com fundo bem claro, o caso de um bege, você irá perder muita informação de cor.

além do que, a carga de tinha não irá influenciar no valor final do impresso
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#29 CswargameS

CswargameS

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Posted 07/11/2007, 10:17

Nossa. fiquei umas 3horas pesquisando sober o assunto e só achei propaganda. <_<
Quem saberia falar sobre isso seria o Alx, ou o Pen, mas o Pen me disse que ta apertado de trampo la.
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#30 PenDragon

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Posted 07/11/2007, 11:58

Aí que começa minha dúvida:Como eu devo fazer pra que tudo o que venha impresso nele,apareça em cores vivas na impressão? ( por ex.: letras amarelas bem chamativas,fotos de festas infantis num papel de cor vermelha /colorplus )

Nesse caso q falei,a gente tem q tratar tudo ( cor CYMK,pantone,uso do photoshop,fomato salvo etc) do forma diferente do q vínhamos vendo no caso do folder? Ou não?

Pergunto isso,pq uma vez,fui numa gráfica da minha cidade e vi um impresso q de cara dava pra ver q tava errado ( isso no mostruário,pasmem ): era pra ter preto num papel amarelo,mas ficou ao invés do preto,em azul super escuro...dava pra ver nitidamente q o propósito não era o azul,por causa do tema do trabalho - algo relacionado à África )


Tbem nunca fiz esse tipo de trabalho, mas consultei o chefe e um impressor da gráfica aqui, e, em se tratando de offset (máquinas rotativas) disseram que o processo é o mesmo da quadricromia, pois o papel colorido a ser impresso (formato padrão 96x66 cm) já vem preparado da fábrica pra receber a tinta, então não tem problema na mudança de cor.

Tem que ver a combinação de cores, pois se não combinar dá aquela "dor nos olhos" ...

Qto a esse preto ter ficado azul escuro, acho que aconteceu um erro na dosagem da mistura de tintas, acho que o certo seria usar a tinta preta pura mesmo.




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