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Criando Folder


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54 replies to this topic

#1 Lua Nova

Lua Nova

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Posted 11/10/2007, 09:53

Pessoal,

Tô tendo que fazer às pressas um trabalho de criação de folder p/ um cliente meu.Eu venho aprendendo a usar o Indesign,que sei e reconheço ser o mais adequado pra este tipo de trabalho.Mas como a pressa,a correria do cliente não me permitem fazer o folder neste último programa - levaria mais tempo p. terminar - ,gostaria de saber dos mais experientes ( p/ quem fez ou costuma fazer o q quero agora):

Quais as recomendações na hora de fechar o arquivo e mandar pra uma gráfica?
( não birô;pois serão impressos mais de mil )

Minha dúvida é especificadamente em relação a separação de cores ( devo mexer nesta parte,no menu arquivo?se sim,como?),tratamento de fotos (como incluí-las no Corel? com 300 DPI? ou mais? Pois exisitrão fotos no arquivo).

Enfim:tudo o que costuma ser imprescindível pro impresso sair próximo do "perfeito". :click:

Muito obrigadaa todos!!
Abraços

#2 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

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Posted 11/10/2007, 10:09

tratamento de fotos (como incluí-las no Corel? com 300 DPI? ou mais? Pois exisitrão fotos no arquivo).


Sim as fotos precisao ter 300 ou mais dpi's. Se for produtos da pessoa você pode levar em um estudio e fotografalas aí não tem erro, imagems da web nao costumao ter dpi adequado, sómente as que se pega em banco de imagens.

O metodo de impresão nao exige separação de cores.

Espero ter ajudado, qualquer duvida post aqui. (y)
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#3 PenDragon

PenDragon

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Posted 11/10/2007, 11:07

Oi Lua Nova...

Quais as recomendações na hora de fechar o arquivo e mandar pra uma gráfica?
( não birô;pois serão impressos mais de mil )


Se for fechar em PDF (que é o mais comum e mais seguro) opte por Arquivo>Publicar em PDF..., na janela q se abrir opte por Arquivos PDF, logo abaixo opte por PDF/X-1a, é bom conversar com a gráfica, pois nem todos usam esse formato (que é o mais correto), mas uma gráfica de responsa sim.

Minha dúvida é especificadamente em relação a separação de cores ( devo mexer nesta parte,no menu arquivo?se sim,como?),tratamento de fotos (como incluí-las no Corel? com 300 DPI? ou mais? Pois exisitrão fotos no arquivo).


Como nosso amigo Scwar disse, imagen s em 300dpi e em CMYK

A separação de cores é feita na gráfica onde vão gravar o fotolito. Não precisa mexer em nada no programa.

Qto às fotos, devem estar em 300 dpi (desde o início) e paleta em CMYK (Sempre é bom lembrar), pode ser salvo em JPG com qualidade máxima, e importado no CorelDraw.

Uma coisa que deve-se ter cuidado é com as imagens, principalmente fotos, que vão para o corel, é que a paleta de cores que é um pouco diferente, as imagens podem escurecer um pouco qdo trazidas pro Corel, justamente pela quase incompatibilidade de cores (paleta) desses dois programas. (Se fosse no Indesign, não teria problema algum).

Enfim:tudo o que costuma ser imprescindível pro impresso sair próximo do "perfeito".


Importante: peça uma prova de pré impressão (já deve estar no orçamento) para conferir as cores e outras coisas como formato (corte), textos, enfim, se está tudo certo (essa é a hora mais importante). No caso eu sempre mostro ao cliente para conferir e ter a aprovação dele, é a prova final antes de rodar esses mais de mil exemplares. Uma boa relação e comunicação com a gráfica já é um bom acminho andado para se ter um trabalho final de qualidade, e é isso que interessa não é?

Sucesso aí e qualquer coisa é só postar, ok?

#4 Lua Nova

Lua Nova

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Posted 11/10/2007, 11:39

oi meninos,muito obrigada pelas respostas! ajudaram muito! =)))

Só me esqueci de perguntar do formato em q as fotos deverão ser salvas,antes ,pra podermos trazer pro Corel.
Só em JPEG é o recomendado? Me falaram tem tempo,que em TIFF tbem pode ajudar.

#5 PenDragon

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Posted 11/10/2007, 11:46

Só me esqueci de perguntar do formato em q as fotos deverão ser salvas,antes ,pra podermos trazer pro Corel.
Só em JPEG é o recomendado? Me falaram tem tempo,que em TIFF tbem pode ajudar.


Pode ser em Tiff tbem, a vantagem é que mantém uma qualidade maior que Jpg, mas em compensação deixa o arquivo muito pesado.
Jpg já garante uma boa qualidade visto a olho nu.

Se der, faz um teste na pré-impressão (com foto salvo em Tiff e Jpg) e ver a diferença.

O lance é pesar as vantagens e desvantagens.

#6 Frajola

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Posted 11/10/2007, 23:50

opa ficou faltando um detalhe aqui... o corel não recorta fundo... se por exemplo o folder for um carro e você vai colocalo dentro do folder... se for em jpg o fundo branco vai vir também...

e agora josé????

salva com png-28 que apesar de reduzir a qualidade, dá pra manter em 150dpi o que pra mim num folder que é no maximo 1/4 do A3 tá nice, pelo menos comigo nunca deu palha (e olha que já anuncio na VEJA assim kkk)

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#7 efata

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Posted 14/10/2007, 10:03

....
salva com png-28 que apesar de reduzir a qualidade, dá pra manter em 150dpi ...



caro Frajola,

vc deu sorte até aqui não ter tido problemas. não recomendo png para impressos de jeito nenhum, não é um formato apropriado para artes gráficas, pode apresentar problemas na hora da separação de cores. se precisar de fundo transparente use psd ou tiff (esse último precisa habilitar essa opção na exportação).

tb não entendi o lance de "dá pra manter em 150dpi" - isso contraria todos os posts anteriores, todo mundo falou em NO MINIMO 300dpi, no que estão corretos.

Lua Nova, não entendi qdo vc disse, lá no início, que iria rodar mais de 1.000 e não iria enviar pra birô e sim para gráfica. ora, o birô é um prestador de serviço das gráficas, se vc não enviar pro birô a própria gráfica fará isso, pois normalmente é o birô que faz a separação de cores em filmes. as exceções são as gráficas que utilizam o processamento em CTP (computer-to-plate), que dispensam o fotolito fazendo as chapas diretamente do arquivo digital, mas a maioria das gráficas não dispõem dessa tecnologia.

qto ao formato para imagens, em termos de qualidade o jpg 12 e o tiff estão bem próximos, com a vantagem do primeiro ser bem mais leve, pode usar tranquilamente.

abraço a todos.

#8 Lua Nova

Lua Nova

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Posted 14/10/2007, 16:03

Lua Nova, não entendi qdo vc disse, lá no início, que iria rodar mais de 1.000 e não iria enviar pra birô e sim para gráfica. ora, o birô é um prestador de serviço das gráficas, se vc não enviar pro birô a própria gráfica fará isso, pois normalmente é o birô que faz a separação de cores em filmes. as exceções são as gráficas que utilizam o processamento em CTP (computer-to-plate), que dispensam o fotolito fazendo as chapas diretamente do arquivo digital, mas a maioria das gráficas não dispõem dessa tecnologia.


oi Efata,

Qndo coloquei "não birô e sim gráfica",estava quendo enfatizar que não seriam poucos impressos - algo feito em gráfica rápida.Gráficas costumam fazer impresso em maior número...isso foi só pra ser bastante específica na minha dúvida,e todo mundo entender o q eu realmente tava querendo. =)

Vou me estender mais na minha pergunta inicial - um detalhe q lembrei agora:
O caso da cor Preta.
Como devemos colocá-la, de modo que não fique parecendo um preto azulado ( tipo azul-marinho muito escuro)?
Eu me lembro que me disseram tem tempo,que não é pra se pôr apenas K = 100% ( no CMYK) ,mas tem uma mistura com outros percentuais,que não achei ainda.

Outra ( essa é por curiosidade apenas):
Imaginando que o cliente me dê uma foto em que tenha 72 dpi de resolução.
Se eu aumentasse pra 300 dpi's,eu estaria estragando a foto?
Na hora da impressão ela ia sair muito ruim por causa disso?

valeu pessoal!
Abraços
Lua

Edição feita por: Lua Nova, 14/10/2007, 16:10.


#9 Frajola

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Posted 14/10/2007, 18:10

uai no preto se eu não to maluco acho que é 20% de amarelo

não tenho certeza... o Alx sabe de cabeça mas até ele conectar...

então Efata... com o png 28 nunca tive problema na separação de cores não sei explicar também não... sei que o png é para web, mas utilizo por conta do fundo transparente... acho que funciona comigo porque exporto imagens de mais de 2000px e em folder's 150dpi dá pra rodar numa boa... 300dpi é pra garantir a qualidade... por exemplo em front line eu não recomendo 150dpi mesmo sendo uma mídia para ser vista a mais de 5 metros pode ter ruido... mas em folder eu rodo com 150, o arquivo fica leve e a qualidade fica bacana

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#10 Edu Gaijutis

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Posted 14/10/2007, 18:23

Qndo coloquei "não birô e sim gráfica",estava quendo enfatizar que não seriam poucos impressos - algo feito em gráfica rápida.Gráficas costumam fazer impresso em maior número...isso foi só pra ser bastante específica na minha dúvida,e todo mundo entender o q eu realmente tava querendo.

Como disse o efata, o birô não imprime, e sim grava o filme para impressão na gráfica, porém a prova de cor normalmente vem do birô....

sobre o preto, para se ter um bom acabamento, e não ficar o preto "pálido" normalmente se calça ele com 40% de ciano, sempre usei essa proporção e nunca me deixou um tom azulado como você disse...
você pode calçar com outras cores, mas sempre colocando uma porcentagem baixa em cada cor, caso contrario seu impresso sairá carregado, e fatalmente prejudicará outros objetos do impresso..... 100% preto e 40% ciano é a melhor opção..... entretanto vale você conversar com a gráfica que irá imprimir, quiçá eles podem lhe indicar a melhor forma para calçar o preto sem comprometer o impresso ;)

mas em folder eu rodo com 150, o arquivo fica leve e a qualidade fica bacana

vou enfatizar o que o efata disse....
pode ser que até hoje você não tenha tido problemas, mas um dia vai ter...

eu em hipótese alguma usaria o png em algum impresso meu, há inúmeras opções para usar a imagem com fundo transparente, como citado acima, o PSD e o TIFF....

png não tem saída impressa, ele não trabalha em 4 cores CMYK, e sim em 3 cores CMY ;)
Momentos de Reflexão:
"Mal por mal, é melhor ter o de Alzheimer que o de Parkinson, pois é melhor esquecer de pagar a cerveja do que derramar tudo no chão."
"Não fique à procura do Príncipe encantado. Procure o Lobo Mau: ele te enxerga melhor, te ouve melhor e ainda te come."
"Bebo porque é liquido, se sólido fosse, eu derreteria e bebia também."

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#11 PenDragon

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Posted 15/10/2007, 07:42

Outra ( essa é por curiosidade apenas):
Imaginando que o cliente me dê uma foto em que tenha 72 dpi de resolução.
Se eu aumentasse pra 300 dpi's,eu estaria estragando a foto?
Na hora da impressão ela ia sair muito ruim por causa disso?


Depende do tamanho inicial da foto com 72 dpi e o tamanho final com 300.

Por ex.: se vc tem uma foto com 72 dpi com tamanho de 60 x 40 cm, e o tamanho final será de 15 x 10, vc pode sim colocar 300 dpi, pois o tamanho diminuído vai compensar nos pontos que formam a imagem.

Agora, se for fazer "elas por elas" ou seja, "1 por 1" aí perde qualidade justamante pq os pontos "estouram". Se for pra aumentar a imagem, nesse caso, aí nem pensar.

#12 andreswd

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Posted 15/10/2007, 11:47

qual a diferença da imagem tiff da esp?

#13 Edu Gaijutis

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Posted 15/10/2007, 11:54

qual a diferença da imagem tiff da eps?



TIFF = Bitmap
EPS = Vetor
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#14 Frajola

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Posted 15/10/2007, 12:19

então EDU, mas quando comecei... era photoshop e COREL, ele trabalha com psd? e na época não tinha acesso ao TIFF e não conhecia ele, me virava no que sabia... mas agora uso mais o ilustrator, convenção total (y)

então eu sou o cara mais sortudo do mundo... pq já rodei com 150px e ficou um brinco

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#15 Edu Gaijutis

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Posted 15/10/2007, 15:13

então EDU, mas quando comecei... era photoshop e COREL, ele trabalha com psd? e na época não tinha acesso ao TIFF e não conhecia ele, me virava no que sabia... mas agora uso mais o ilustrator, convenção total (y)

então eu sou o cara mais sortudo do mundo... pq já rodei com 150px e ficou um brinco


sim, o corel importa perfeitamente o PSD, inclusive as camadas =), igualmente com o TIFF =)
Momentos de Reflexão:
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"Não fique à procura do Príncipe encantado. Procure o Lobo Mau: ele te enxerga melhor, te ouve melhor e ainda te come."
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