Jump to content


Photo

Delphi For Php


  • Faça o login para participar
1 reply to this topic

#1 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 03/04/2007, 22:25

Hoje fiz download da ferramenta Delphi for PHP, versão Trial.
Download: http://www.codegear.....aspx?tabid=250

Já havia iniciado pequenas observações sobre a IDE em outro post, relacionado com o que eu vi durante o Delphi Tour.
http://forum.wmonlin...o...=175126&hl=

Apesar de já ter visto diversas boas funcionalidades durante o evento, ainda não tinha tido oportunidade de mexer na ferramenta, mas agora, em fim, surgiu a oportunidade de "provar" daquilo que vi e, como já era de suspeitar, a ferramenta é fenomenal! É exatamente aquilo que todo programador PHP sonha, sonhou ou sonhava ter um dia para aumentar sua produtividade.

Para aqueles que conhecem um pouco de Delphi (conexão com banco de dados, etc), fica ainda mais fácil compreender o funcionamento da ferramenta. A IDE funciona como um grande Framework MVC, sendo que a mesma trás recursos de debug e um servidor web apache pré-configurado. Quem esta acostumado a trabalhar com PHP usando Frameworks também se sentirá mais a vontade.

A programação é totalmente orientada a objetos, no qual, cada objeto visual possui suas propriedades e eventos pré-definidos. Também é possível integrar novas ferramentas e objetos, criados por você mesmo ou por terceiros. A IDE vem com inúmeros recursos AJAX, pré-moldados e prontos para serem aplicados, a modelagem da aplicação fica muito próximo das ferramentas RAD já conhecidas de outros tempos, como Visual Basic, Visual Studio, C++Builder e Delphi.

Fiz a instalação numa versão do Windows XP Home Edition, sem maiores dificuldades. Apesar desta versão do Windows não estar na descrição técnica do produto como suportada.

História:
Por incrível que possa parecer, a ferramenta, recém lançada, já possui história. A idealização desta IDE não foi da Borland ou da CodeGear, a idéia veio de uma empresa chamada QaDRAM, empresa de desenvolvimento iniciou a criação de uma IDE que seria disponibilizada como Freeware. Antes que sua release 1.0 fosse finalizada, formou uma parceria com a CodeGear, surgindo desta parceria o Delphi for PHP.

Dificuldade:
A ferramenta é maravilhosa. Há uma curva de aprendizado, mas isto vai depender um pouco da experiência que cada um já tem na área de informática e com ferramentas RAD.

Tive algumas dificuldades com a configuração do PHP, não consegui habilitar algumas bibliotecas de conexão com banco de dados, por exemplo, SQL Server. Lembrando que isto pode estar relacionado com o fato da versão ser Trial.

Não consegui utilizar a ferramenta Data Explorer, ferramenta esta conhecida de desenvolvedores Delphi. Fato que também pode estar relacionado com a versão Trial.

----------

Pois é pessoal, por enquanto, é tudo que posso comentar, assim que tiver mais detalhes ou curiosidades, volto a postar.

A ferramenta, no Brasil, esta sendo comercializada por R$675.

Quem quiser contribuir com suas experiências, sinta a vontade.
------
Mero mortal!

#2 diego.rodriguez

diego.rodriguez

    Hey Ho Let's Go!

  • Usuários
  • 497 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte | MG
  • Interesses:.: programação<br />.: fotografia<br />.: PHP<br />.: punk rock/hc<br />.: games<br />.: brahma

Posted 04/04/2007, 09:03

Cara eu baixei ontem pra testar, eu vi os videos na net e fikei maravilhado, ai instalei pra ver de kole....consegui fazer tds do video, mas senti dificuldade de fazer algumas coisas...acho que vao demorar um poukinho pra aprender tds os recursos, mas vale a pena instalar e conferir




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq