Jump to content


Photo

Delphi .net


  • Faça o login para participar
Nenhuma resposta neste tópico

#1 MACUL

MACUL

    Doutor

  • Usuários
  • 770 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:SP

Posted 12/03/2007, 16:22

Temos uma sala específica Delphi e Delphi.NET

Delphi.net

Por Max Mosimann Netto - Coordenador da comunidade Codificando.net
Postada em 19/11/2003
Link http://www.borland.c..._net/index.html

O Delphi 8 é puro .NET e puro Delphi. Você pode começar a desenvolver ainda hoje com o desenvolvimento RAD em linguagem Delphi para a estutura Microsoft .NET, incluindo VCL Forms, Windows® Forms, ASP.NET, Web Forms, Web Services, ADO.NET, e muito mais. Os desenvolvedores podem usar imediatamente suas habilidades com a estrutura e a linguagem Delphi, e a maior parte de seus investimentos prévios em código fonte de aplicações Delphi para começar a desenvolver aplicações Windows para .NET ainda hoje.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quem precisar converter código em C# para Delphi .NET pode usar esta ferramenta da Borland que faz essa conversão online: BabelCode.

Nota: para poder ter acesso a esse recurso, pode ser necessário fazer login ou registrar-se gratuitamente no site da Borland.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Delphi Asp.net Portal Starter Kit, Exemplo de portal
Quem trabalha com ASP.Net e usa ferramentas da MS sempre pode contar com exemplos completos de aplicativos web que podem ser até reutilizados e adaptados para uso em websites reais. Esses exemplos são conhecidos como starter kits e estão disponíveis no site www.asp.net da MS.

Um desenvolvedor francês, usuário do Delphi, gentilmente portou um desses starter kits para Delphi e está disponibilizando o código fonte para quem se interessar no site dele (em francês) ou via CodeCentral da Borland (talvez você tenha que fazer login ou registrar-se gratuitamente no site para poder acessar).
Por:MASSUDA
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vcl.net, Migração de Win32 para .NET usando a VCL
No site da Borland existe um tutorial sobre como migrar de um aplicativo Win32 feito no Delphi 7 para um aplicativo .NET usando o Delphi 2005 e a VCL.NET.

O tutorial, escrito por Bob Swart (o Dr. Bob do site Dr.Bob's Programming Clinic ), pode ser visto nesta página do site da Borland.
Por:MASSUDA
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Whitepaper: Delphi 2005 And Ado.net, Remoting & ADO.NET

Artigo da Borland discutindo remoting e ADO.NET no Delphi 2005:
This whitepaper, by Jason Vokes and Ramesh Theivendran, explores how to provide an adaptable data services infrastructure for the .NET platform based on simple techniques using a combination of .NET specific Borland Data Provider (BDP), DataHub/DataSync and RemoteServer/RemoteConnection technologies provided with Borland Delphi 2005. This paper goes beyond the basic introduction to this component set to introduce real-world, easy to follow distributed computing techniques. With the named data services for specific business benefit and to illustrate how rapidly such services can be put into place.
Baixe o PDF a partir desta página do Borland Developer Network (talvez seja preciso antes se registrar gratuitamente ou fazer login no BDN).
Por:MASSUDA
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Delphi 2005 E .net Compact Framework
O .NET Compact Framework (CF) é uma versão do .NET que roda em smartphones e PDAs e funciona de modo similar ao .NET em máquinas desktop.

Quem trabalha com ferramentas Microsoft pode desenvolver para essas plataformas móveis usando C# ou VB.NET usando o Visual Studio.

O Delphi 2005 permite desenvolver para .NET usando Delphi ou C#. Até recentemente, o Delphi 2005 não suportava o CF (pelo menos, não suportava de uma maneira prática), já que num primeiro momento a Borland teve de abrir mão disso devido a dificuldades na integração das ferramentas da Microsoft no Delphi 2005.

Esta semana, Danny Thorpe (arquiteto chefe da Borland) anunciou em seu blog que já está disponível o Delphi 2005 for .NET Compact Framework Technology Preview na página de download para usuários registrados. Note que este é um "Techonology Preview", ou seja, no futuro podem haver mudanças, mas (opinião minha) provavelmente esse compilador será integrado à IDE do Delphi.

Este é um compilador linha de comando que permite compilar projetos para serem utilizados no Compact Framework do .NET (smartphones e PDAs).

Um tutorial está disponível nesta página do Borland Developer Network e exemplos de uso estão disponíveis no CodeCentral da Borland:
PocketCaddy, um programinha para anotar a pontuação em uma partida de golfe
Calculator, uma calculadora básica
O acesso ao tutorial bem como aos exemplos disponibilizados pela Borland pode necessitar login ou registro gratuito no site da Borland.

Nota: no momento que estou postando este tópico, o exemplo da calculadora não está ainda disponível para download
Por:MASSUDA
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Instalar Delphi 2005 Independente Do .net, Aprenda como aqui !!!

Instalação Limpa do Delphi 2005

(Deixando o Delphi 2005 independente do .NET )

Aqui vc aprenderá como instalar o Delphi 2005 sem instalar todos os pacotes do .Net e com a possibilidade de remover todo e qq arquivo do .NET depois da instalação, deixando teu pc mais leve e sem arquivos desnecessários.

Publico Alvo: Aqueles que querem utiilizar os ínumeros recursos da IDE do Delphi 2005,e continuar programando aplicativos Win32 sem querer instalar toda a parafernalha do .NET.

1° Passo: Instalando o Delphi 2005

Quando nós tentamos instalar o D2k5 (Delphi 2005), o instalador checa uma série de pré-requisitos. Eu irei contar para para vcs como passar por cima dessa checagem,mas então é preciso dar um aviso: Há duas coisas que precisam estar instaladas antes de instalar o d2k5:

.NET Framework : Se nós não instalarmos, o d2k5 a instalação do d2k5 não será instalada com sucesso, um monte de erro irá surgir na tela e a finalização da instalação não será concluída,mas claro que depois de tudo instalado, poderemos remover o .NET da máquina. Então instale o .NET framework 1.1

Ms HELP 2 Engine: Este é requerido para a ajuda do d2k5. Infelizmente, o MS HELP 2 ENGINE não é um produto que "vem sozinho" (ele vem junto de alguns produtos como .NET FRamework SDK,Visual Studio .NET e o Office XP Developer.) Depois do d2k5 instalado, vc poderá remover todos 100 MB de documentação, afinal de contas você só precisa do Engine dessa documentação.

Continuando....
Vamos iniciar a instalação do Delphi 2005

Execute o instalador d2k5 (normalmente \install\setup.exe ).
Aguarde até que uma mensagem de erro aparece dizendo "Borland Delphi 2005 requires blah blah blah...".
Vamos "assassinar" essa janela... ou seja, não dê o clique em OK !!!!

Abra a janela do "Gerenciador de Tarefas" e você irá ver três processos com tamanhos similares ao abaixo:

msiexec.exe ... 3,488 K
msiexec.exe ... 4,476 K
msiexec.exe ... 14,036 K

Mate o processo com 4,476 KB ... e PERFEITO !!! O teste dos pré-requisitos foi embora e poderemos continuar com a instalação!!

Clique em NEXT, você será questionado qual o tipo de instalação (Complete ou custom), selecione Custom.

Clique em NEXT, você terá 3 opções. EScolha apenas WIN32

[ ] Borland Delphi 2005 for the Microsoft .NET Framework
[X] Borland Delphi 2005 for Microsoft Win32
[ ] Borland C#Builder 2005 for the Microsoft .NET Framework

Observação: Existe atualmente um bug no delphi 2005 que se você selecionar Win32 personalizado, não irá funcionar corretamente. esperamos que no Patch que virá em Dezembro, tudo se resolva.

Clique em NEXT, você verá uma arvore com 3 opções. Instale o que você precisa ou tudo.

Clique em NEXT, Você será perguntado se você quer instalar o RAVE reports, Instale se você quiser, ele só é a melhor ferramenta para criação de relatórios

Ok,uma vez a instalação terminada, desinstale o .NET FRamework, pq não precisaremos mais dele.

OBservação2 : Não execute o Delphi 2005 ainda !!, ele não irá funcionar "bem", mesmo pq se você executa-lo agora, as proximas alterações não surtirão efeito, os valores padroes na chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Borland\BDS\3.0 serão criados. SE você foi apressado e já executou o delphi, entre no Regedit e delete a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Borland\BDS\3.0

Estamos quase no fim, o ultimo passo é remover as dependencias do .NET !!!

2° Remover as dependecias do .NET

O mais interessante no d2k5 é que ele é uma IDE win32 como o delphi 7 !!! É verdade !! , a diferença é q quando abrimos ele , ele carrega alguns pacotes dependentes do .NET. E como hoje tudo que se fala kerem por .NET no meio.. bom..isso é uma outra historia.
BOm, esses pacotes aparecem abaixo da chave [HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Borland\BDS\3.0\Known IDE Packages] no formato de pacotes,carregando outros pacotes quando necessário.

Para desabilitar cada pacote, basta deletar seus dados (DATA)

[HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Borland\BDS\3.0\Known IDE Packages]
$(BDS)\Bin\caliberide90.bpl
$(BDS)\Bin\soapide90.bpl
$(BDS)\Bin\asmview90.bpl
$(BDS)\Bin\dbkdebugproide90.bpl
$(BDS)\Bin\TGIDE90.BPL
$(BDS)\Bin\compro90.bpl

Módulos que não precisam do .NET (você pode mantê-los instalados)

[HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Borland\BDS\3.0\Known IDE Packages]
$(BDS)\Bin\vclmenudesigner90.bpl
$(BDS)\Bin\win32debugproide90.bpl
$(BDS)\Bin\htmide90.bpl
$(BDS)\Bin\iteidew3290.bpl
$(BDS)\Bin\SrcManIDE90.bpl
$(BDS)\Bin\todoide90.bpl
$(BDS)\Bin\htmlhelp290.bpl
$(BDS)\Bin\idefilefilters90.bpl
$(BDS)\Bin\startpageide90.bpl
$(BDS)\Bin\refactoride90.bpl
$(BDS)\Bin\dbkdebugide90.bpl
$(BDS)\Bin\exceptiondiag90.bpl
$(BDS)\bin\deployide90.bpl
$(BDS)\Bin\plugview90.bpl
$(BDS)\Bin\coreproide90.bpl
$(BDS)\Bin\IDETools90.bpl
$(BDS)\Bin\unittestide90.bpl
$(BDS)\Bin\historyide90.bpl
$(BDS)\Bin\htmltidy90.bpl
$(BDS)\Bin\HTMLFmt90.bpl
$(BDS)\Bin\mlcc90.bpl
$(BDS)\Bin\delphivclide90.bpl
$(BDS)\Bin\delphicoreproide90.bpl
$(BDS)\Bin\win32debugide90.bpl
$(BDS)\Bin\htmlide90.bpl
$(BDS)\Bin\delphide90.bpl
$(BDS)\Bin\comstd90.bpl
$(BDS)\Bin\mtspro90.bpl
$(BDS)\Bin\delphipro90.bpl
$(BDS)\Bin\mtsent90.bpl

Estes pacotes não requerem o .NET , se você não precisa mante-los. Na minha máquina os mantive habilitados:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Borland\BDS\3.0\Known IDE Packages]
$(BDS)\Bin\coreproide90.bpl
$(BDS)\Bin\delphide90.bpl
$(BDS)\Bin\delphivclide90.bpl
$(BDS)\Bin\htmlhelp290.bpl
$(BDS)\Bin\todoide90.bpl
$(BDS)\Bin\vclmenudesigner90.bpl
$(BDS)\Bin\win32debugide90.bpl
$(BDS)\Bin\win32debugproide90.bpl

Bom, proximo passo:

3° SE divirtir !!!

Pronto, vc tem uma IDE win32 livre do .NET , seja feliz !!!

Obs3: SE você se descobriu este arquivo depois de ter instalado o delphi e akele monte de arquivos do .NET, não fique triste, nem formate a máquina, faça o seguinte:

Desinstale o .NET FRamework, o .NET Framework SDK e o Visual J# .NET redistributable.
Execute o Regedit e delete a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Borland\BDS\3.0.
E depois faça o 2 passo desse howto !

FIM

Direitos Autorais de About.com

Link do conteudo original: http://delphi.about....2005win32_2.htm

Entrem em contato comigo, qdo kiserem !!

Traduzido/Adaptado por: Rhed2k
mail/msn: henderson@email.it

(eof)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*************** M ** A ** C ** U ** L ***************

*************************************************




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq