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Impressão 2 Cores


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15 replies to this topic

#1 Braccini

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Posted 26/10/2006, 16:09

Estou fazendo um serviço em 2 cores, sendo que de fundo vai ser um bege bem claro, o restante texto e imagens em preto e tons de cinza.
Minha dúvida é: se eu imprimir um fundo chapado com a cor mais clara no impresso todo e vir em segundo lugar com as imagens e o texto, será que vai ficar bom?
O texto sei que não vai ter problemas, pois é preto mesmo, meu receio é com as fotos.
Na verdade mesmo, onde vai ser preto vai ser impresso em azul rei.
Dêem uma olhada:
http://www.sendspace.com/file/oj90fh
Pessoalmente, não gosto de fotos impressas em outra cor não sendo preto ou um duotone bacana, mas o cliente quer desse jeito.
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#2 efata

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Posted 26/10/2006, 19:18

não entendi qual é a sua dúvida.........

vc quer saber como deixar as fotos com esse tom azulado? PSD: IMAGE-MODE-GRAYSCALE, IMAGE-MODE-DUOTONE, configura para MONOTONE e escolhe o azul rei.

agora, sugestão: se vai imprimir a 2 cores, pq deixar o bege apenas para o fundo? explore mais essa cor, vc pode aplicar um DUOTONE e ter as 2 cores nas fotos tb.

senão eu optaria em fazer no fundo branco e a 1 cor.

#3 Braccini

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Posted 27/10/2006, 09:13

Efata, pelo que você não entendeu minha dúvida é que as imagens em azul vão ser impressas sobrepostas ao fundo bege.

No caso do duotone, será que vai dar uma impressão legal misturando azul com bege? Posso estar enganado, mas para mim duotone, pelos que vi até hoje é uma cor sempre com preto.

#4 PenDragon

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Posted 27/10/2006, 11:11

No caso do duotone, será que vai dar uma impressão legal misturando azul com bege? Posso estar enganado, mas para mim duotone, pelos que vi até hoje é uma cor sempre com preto.


Se é q eu tô entendendo, acho o seguinte:

o fundo bege é claro, o azul contrasta legal com o fundo, não vai misturar não, bege é bege, azul é azul, vai ficar legal.

Agora tem o seguinte, esse seu bege tem 3 cores, magenta, cian e amarelo (a não ser q na gráfica já tem a tinta pronta) , o azul tem 4 cores, deveria ser so azul e preto.

o arquivo tá em 120 dpi (tem q ser 300) e está em RGB, tem q ser CMYK.

Peça uma pré-impressão na gráfica, pra ver o resultado

era isso?

#5 Braccini

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Posted 27/10/2006, 11:31

O original tá certo só passei em rgb c/ 120dpi, só para idéia do que estou querendo.

#6 efata

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Posted 27/10/2006, 11:58

Posso estar enganado, mas para mim duotone, pelos que vi até hoje é uma cor sempre com preto.


vc está enganado, duotone significa duas cores, não importa quais sejam, com ou sem preto.

prova disso é que seguindo o caminho que indiquei no post anterior, pelo photoshop, vc tem toda liberdade para escolher as cores que quiser.

#7 core

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Posted 28/10/2006, 13:12

ois . . .

. . . realmente efata está correto:

- duo (dois)
- tone (tonalidade/tom)

. . . indiferente da composição, tendo apenas dois canais já é um duotone . . . o mesmo, geralmente é composto por 2 pantone ou 1 pantone + k .

realmente, a soma do bege com o azul não é uma boa . . . pois vai gerar um esverdeado na print . . . o indicado seria deixar bem demarcado os canais nas áreas claras e meio tons, para minimizar tal efeito antes de gerar o dcs II . . .

. . . mas nesse jpeg é visível que as não serão sobreposta, não braccini, por estarem bem delimitada as áreas não haverá problema algum na impressão . . . mesmo considerando que a área de maior ação (bege) sempre agirá sobre a área de cor secundária (azul) . . . como já disse pendragon . . . vai ficar legal . . .

. . . só certifique-se de que os textos (vetor) não estejam em overprint para não gerar sobreposição de cor .

abrasss

Edição feita por: core, 28/10/2006, 13:15.

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#8 Braccini

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Posted 30/10/2006, 09:34

Já me ajudaram bastante. Obrigado.
Mas tenho outro probleminha.
O bege por ser um tom pastel, eu teria que usar um branco opaco para a mistura, o branco é uma tinta ruim para secagem e não estou querendo utilizá-la, então estou optando por usar retícula para chegar num tom próximo ao bege que quero.
Qual a cor e porcetagem de reticula vocês me sugerem?
Estou pensando em 40% de um marrom claro.

#9 PenDragon

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Posted 30/10/2006, 11:10

Braccini, Seria bom vcter um catálogo de cores com vc pra buscar o tom verdadeiro q vc quer.

Sobre a tinta branco, só se o bege for tinta pronta (feita), (+ branco pra clarear) pq se seu bege já tem duas cores (baixa porcentagem de amarelo e magenta), então, seria so baixar o tom.

Cuidado pra não complicar as coisas simples, e peça sempre uma prova (pré-impressão)

#10 aLx

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Posted 06/11/2006, 20:10

peraí, pen...

é um pouco mais complicado q isso.
veja

não vale a pena vc comprar todas as tintas pantone prontas. vale muito mais a pena vc ter um laboratório de preparação de tintas.


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


meu Deus. achei q estava na suíça, junto daquele pessoal q estuda qualidade de impressos e pré impressão...

ai ai... me mato uma hora dessas.

bom, voltemos à realidade brasileira.

bom, geralmente o impressor tem lá meia dúzia de tintas (deveria ter as 14 cores básicas - se fosse na suíça) e vai misturando no olho (se fosse na suíça seria numa balança de precisão).

bom,

eliminando as diferenças entre suíça e brasil.. as tintas são formadas por estas misturas e o branco transparente faz parte de muitas, como o pantone 127, por exemplo. este pantone seria uma porcentagem de amarelo... uns 30% 40%... para ter um amarelo claro, vc mistura branco ao amarelão.

não tem como correr disso.

=)

#11 Braccini

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Posted 07/11/2006, 08:28

Galera, obrigado pela ajuda!
Mas resolvi fazer na raça. Como o branco é uma tinta ruim para secar, optei por fazer uma reticula de 20% o bege, porém usando um marrom bem claro, para chegar a um tom bem creme, ficou filé!
E concordo plenamente com Alx, é muito dificil para minha micro-gráfica usar e fazer os pantones, pois além de ter que ter em estoque uma quantidade muito grande de tintas (acho que em torno de 20), para se fazer a maioria das escalas, precisaria também da balança de precisão, então quando aparece um cliente que exige o pantone, coloco no orçamento a lata de tinta que mando fazer diretamente no fabricante, ou terceirizo para uma gráfica de competência, e não é qualquer uma (pelo menos aqui em BH) que faz o pantone exato (isso pensando em preço).

#12 HaroNism

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#14 HaroNism

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#15 HaroNism

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