Jump to content


Photo

Convencer Um Cliente A Aceitar Um Bom Layout?


  • Faça o login para participar
26 replies to this topic

#16 Frisson

Frisson

    Turista

  • Usuários
  • 27 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Artes, Design, Internet, Informática, Livros, Cinema, Teatro, Viagens, Fotografia

Posted 19/12/2005, 18:54

19/02/2005 21:34
O freguês tem razão. Mas quem é o freguês?

Projeto novo, cliente chegado a um site todo em Flash, equipe de criação cheia de gás a fim de testar navegação horizontal. E agora? Você libera ou argumenta?

Mary Vonni

Dúvidas freqüentes durante o planejamento de um site: “Tecnologia de ponta ou convencional?”, “Usabilidade ou novas experiências de navegação?”, “Layout ultra-moderno ou conservador?”.

De um lado está o cliente, buscando inspiração no concorrente ou querendo realizar o sonho de ter um site todo feito em Flash pra mostrar aos amigos. Do outro lado está a equipe de criação, louca por novas experiências e querendo convencer que um site com navegação horizontal pode ser uma grande jogada. E agora, quem define o rumo do projeto? Resposta simples: o público alvo.

Assim como o comercial na TV e o anúncio na revista, o site também deve ser feito para um grupo de pessoas (tudo bem, podem ser milhões de pessoas), cujo perfil irá definir muitas das questões que compõe o projeto.

Por exemplo, se o interesse é atingir pessoas jovens, interessadíssimas em tecnologia, internet e games, você pode abusar de animações, imagens, vídeos, menus inusitados, entre outras inovações. Afinal seu público está sempre em busca de novidades, desafios e provavelmente já dispõe de acesso banda larga.

Em contrapartida, se o objetivo é criar um portal sobre saúde e qualidade de vida, é preciso saber que entre os visitantes estarão profissionais ligados a área biológica (que não fazem idéia do que são plugins, bytes e downloads) e representantes da terceira idade, que talvez estejam vivendo sua primeira experiência online.

Definido o público as próximas etapas ficam mais simples: crie uma interface amigável e ofereça ao visitante novas experiências tecnológicas, visuais e comunicativas, mas em certos casos de forma lenta e gradual, para não assustar.

Criar um site é como abrir um restaurante. A decoração, a fachada, a sinalização, o cardápio, o atendimento, tudo tem que estar de acordo com o freguês, pra que ele se sinta em casa e volte sempre. [Webinsider]


Extraído do: www.websinsider.com.br
Ana Cláudia Oliveira
Webdesigner
Vitamina Bits
vitaminabits@yahoo.com.br

#17 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 19/12/2005, 19:41

No exemplo que usou o que o engenheiro deveria fazer é:

Apersentar a avaliação de segurança dele dizendo que o máximo é 1 metro e apresentar um orçamento para viabilizar a construção com os 2 metros.

Possível sempre será, só depende de quanto o cliente está disposto a pagar.


O exemplo do engenheiro não foi muito feliz... :D
Mas nem sempre é possível, independente do orçamento. Ele tem uma área disponível e se o cliente quer apartamentos de tantos quartos com no mínimo tantos metros quadrados, vai ter um limite do que se pode fazer dentro dessa área do terreno.

Acho duca um bom trabalho de um webdesigner, mas você pode estar com uma visão diferente do cliente e ele pode estar certo do ponto de vista dele, talvez mais mercadológico e menos artistico.


O cara que sabe o que está fazendo não vai considerar somente se ele acha que um site com fontes fica menos apresentável ou não.
Cito esse exemplo porque sempre que posso uso imagens no lugar de fontes, mas se o projeto demonstrar que usar imagens pode comprometer de alguma forma considerável, vou utilizar fontes.

Eu gosto de trabalhar com design moderno, mas obviamente sei que pra alguns tipos de negócios vou precisar trabalhar layouts mais sóbrios, quase sem apelo gráfico. Isso não é nenhum problema.

O problema é que se a sugestão do cliente influenciar diretamente a qualidade do trabalho, exigir combinações de cores exdrúxulas ou que desviem a atenção do visitante e qualquer outra questão que prejudicará o trabalho, não de acordo com meu gosto, mas de acordo com o que o provável público do site dele quer ver ou a imagem que ele pretende passar da empresa, é meu dever "vetar".

Pra dar um exemplo bem tosco, imagina se o cliente cisma que tenho que colocar um botão para e-mail como a imagem abaixo? (e olha que tem coisa bem próxima por aí)
Isso não é uma questão de gosto, mas de profissionalismo.
Agora se ele me diz que prefere só um texto escrito "E-MAIL", provavelmente vou considerar, apesar de ser uma coisa simples.

Por isso que disse que concordo em partes ;)

Realmente tem clientes que têm umas idéias absurdas, mas já vi o contrário, também.

Até mesmo aqui no forum, o povo colocar para avaliar um site lindo, sério o site era realmente bonito, mas completamente inútil do ponto de vista mercadológico (era uma loja on-line) e a pessoa que pediu a avaliação não aceitava que o cliente não tivesse gostado e queria que ele mudasse o site todo.

A primeira vez que vi o site, tinha certeza que era um fã-site, só depois de passar algum tempo lendo que entendi que era uma loja virtual.

Esse algum tempo lendo é o suficiente para o visitante procurar a concorrencia na internet, o site tem que passar a mensagem que quer logo ao ser aberto e nem todos os designers têm isso em mente.

Um site está sempre vendendo algo a alguem e se o designer não perceber o que está vendendo e para quem está vendendo, o site pode ser um lindo fracasso.

Um site vendendo obras de arte, precisa ser uma obra de arte, em si, um site de venda de ferramentas, deve mostar as ferramentas e não ser um quadro.

Um site de produtos femininos não pode ser bruto e por ai vai.

Quando falo produto é o produto do site, não necessáriamente itens, pode ser informação, serviços ou qualquer outra coisa que o site venha a oferecer.

#18 Oracle

Oracle

    Eric Coutinho | Up-inTheSky | desde 10/2003

  • Usuários
  • 222 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ
  • Interesses:Play

Posted 19/12/2005, 20:21

Até mesmo aqui no forum, o povo colocar para avaliar um site lindo, sério o site era realmente bonito, mas completamente inútil do ponto de vista mercadológico (era uma loja on-line) e a pessoa que pediu a avaliação não aceitava que o cliente não tivesse gostado e queria que ele mudasse o site todo.

A primeira vez que vi o site, tinha certeza que era um fã-site, só depois de passar algum tempo lendo que entendi que era uma loja virtual.


Eu lembro disso...
Me "tacaram pedra" e tudo :P , dizendo que eu não queria "inovar", mas nesse caso não é pra inovar mesmo, a não ser com algum recurso que facilite ainda mais a compra...

Por exemplo, entrei nesse site aqui http://www.cacula.com.br pra comprar um material e desisti, porque estou habituado demais com a interface de sites semelhantes, como Submarinos e Americanas.

...

Editando

URL correta http://www.cacula.com

Edição feita por: Oracle, 19/12/2005, 20:22.


#19 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 19/12/2005, 20:48

é justamente isso que estou falando, o site pode até ser bonito (neste caso não achei, mas beleza é um conceito pessoal), porém a navegabilidade é terrível, demorei pacas para achar a barrinha para descer a página...

O tempo que levei para achar a barra, teria entrado no Google, feito uma busca pelo item, achado e possívelmente até comprado o produto.

Na internet os clientes são muito voláteis, se eu não estivesse analisando o site para dar meu comentário, teria feito o que disse no parágrafo anterior :)

Antes que taquem pedra em mim, sou a favor de um layout agradável, mas o direcionamento para o público/produto, tem que ser pensados antes e não o contrário.

Monta-se uma estrutura para o produto/publico depois disso que deve ser bolado o layout.

Mas ninguem mais planeja antes de fazer, por isso que se vê coisas como essas, a maioria quando pega um projeto já abre o PS ou qualquer outra ferramenta que utilize e vai fazendo o site.

Porém esse não é um problema só de designers, programadores, fazem o mesmo.

Pegam o titulo do problema e saem desenvolvendo quando apresenta para o cliente que descobre que o que fez não o atende e fica revoltado em ter que mudar tudo.

#20 Patrique

Patrique

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1859 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/12/2005, 21:45

Não sei se esse é o fórum certo. Acho que é o mais indicado. Tb não vi outros tópicos desse tipo, mesmo utilizando a busca.

É o seguinte: Uma cliente, dona de uma escola, me pediu pra fazer um site. Peguei algumas idéias com ela, e em outros sites, fiz um layout prévio e mostrei pra ela. É normal que ela pedisse pra que fosse modificada alguma coisa, só que nesse caso, as modificações que ela quer que eu faça, são totalmente descompensadas. O site fica muito horrível com as alterações que ela quer.
Gostaria de saber se alguém já teve esse problema e como contornou? Ou se alguem sabe um jeito de convencer essa cliente de que o layout ficaria bem melhor sem as alterações que ela quer impor.

Sigua estas regras.... ela naum flalhara jamais

Primeiro comece observando os hábitos do seu cliente (sem ele saber) faça um resumo do horário e custumes que ele tem... com estes dados vc planeja o dia e o local para atacar....

Dai vc pega ele na moita ( :unsure: ) e encosta um 38 na cabeça e o obriga a assinar um contrato permitindo que vc altera o site da forma que quiser :P

hehehe é bem isso que da vontade de fazer quando acontece isso...

Mais é obvio que ninguém vai fazer né... :rolleyes:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora falando sério

Cara faça as 2 maneiras, a que o cliente pediu e a que vc acha que ficaria melhor... mostre os 2 projetos a ele... dai ele terá uma melhor noção, pois pode ser que ele naum esteja entendendo o que vc está tentando passar...

Dai se depois disso o cara naum concordo só tem 2 ipoteses.

1º o cliente é um nocego, portanto deixe ele achar que está bom... pois é ele o maior interessado no site e se ele achar bom... está ótimo.

2º Abandone o projeto...

[]'s
Patrique

#21 Miguceamma

Miguceamma

    MiguPenjisse

  • Usuários
  • 13201 posts

Posted 23/09/2017, 09:31

Sex Pill cialis Priligy Dapoxetin Apotheke Amoxicillin Superinfection Amerimedrx cialis price Viagra Pharmacy In Canada
Viagra Kaufen Gegen Rechnung cialis Best buy isotretinoin skin health no doctor London
Rx Site 24 Buy Cheap Viagra Products
Propecia Hair Growth <a href=http://cialtobuy.com>cialis</a> Purchase Diflucan Online
Cytotec Ou Curetage Je cialis Is Biochem Letrozole Legit
Propecia Topical Thinning Hair Lavetra Sale
Genuine Viagra Online <a href=http://cialtobuy.com>cialis online</a> Clasificacion Con Propecia

#22 LarPhozyHah

LarPhozyHah

    Super Veterano

  • Usuários
  • 14515 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 26/09/2017, 00:47

Free Antabuse Disulfiram Samples Levitra Oro 10 Mg Prezzo Levitra Generico Acquisto Farmacia cialis Canadaphamacy Viagra In The Netherlands Generic Prednisone Without A Script

#23 Miguceamma

Miguceamma

    MiguPenjisse

  • Usuários
  • 13201 posts

Posted 26/09/2017, 13:20

Viagra Por Internet Eeuu Levitra Kaufen Hamburg cialis price Buy Azithromycin No Prescription Isotretinoin Drugs
Amoxicillin Treatment Bronchitis cheap cialis Kamagra Bericht

#24 Miguceamma

Miguceamma

    MiguPenjisse

  • Usuários
  • 13201 posts

Posted 08/10/2017, 13:08

Viagra Kaufen Ohne Rezept Schweiz Cialis Commande generic viagra Shipped Ups Clobetasol In Germany Cephalexin Paralysis Dog
Keflex In Pregnancy Cabaser no prescription needed for levitra Generic Viagra 25mg

#25 Miguceamma

Miguceamma

    MiguPenjisse

  • Usuários
  • 13201 posts

Posted 26/10/2017, 11:14

Discount Cipro Cialis Tadalafil Venta Cialis Interdit Belgique viagra online prescription New Healthy Man Zithromax Rash Child Amoxicillin Trihydrate 875mg Clavulanate K 125mg
Acticin Where To Purchase Amoxicillin Side Effects Children Voltaren Forte Medication viagra Levitra Bucodispersable Topical Propecia Thinning Hair Citrus Cephalexin Interaction
Effet Du Viagra Buy Levitra Low Price Amoxicillin For Animals No Prescription 100 mg levitra Cialis Generico Sevilla Canadian Pharmacy Levitra
No Rx Amoxicilina Purchase Overseas Tulsa viagra How To Buy Levitra Vendita Cialis Originale On Line

#26 RonsisM

RonsisM

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15724 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Plovdiv

Posted 29/10/2017, 18:43

Fish Amoxicillin Same As Human Amoxicillin Amoxicillin Allergy Rash Cialis Generique En Pharmacie Prix generic viagra Amazon Propecia Propecia Andorra Viagra Plus For Sale

#27 Miguceamma

Miguceamma

    MiguPenjisse

  • Usuários
  • 13201 posts

Posted 06/11/2017, 11:04

Cialis Sans Ordonnance Belgique Ivermectin No Prescription Viagra Ne Fait Pas Bander viagra Canadian Pharmacy Lasix Pills
Levitra Dolor De Cabeza Viagra Order Online Usa Levitra Without A Rx viagra Prescription Free Viagra Australia Effetti Viagra Uomo Cialis Efficacite
Cialis Pas Cher Montpellier viagra Propecia Efectos
Macrobid No Prior Script viagra online Hydrochlorothiazide Medicine Overseas Plymouth




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq