Jump to content


Referências Sobre Design (links E Info)


  • Faça o login para participar
39 replies to this topic

#1 Up.inTheSky

Up.inTheSky
  • Visitantes

Posted 06/08/2004, 02:50

Nota: Este tópico foi feito a partir de tópicos criados pelos usuários Lu e Alx, que foram desmembrados e editados conforme mudanças na seção Design em Geral. (Up-inTheSky)

POSTEM AQUI FONTES INTERESSANTES PARA ACRESCENTARMOS À LISTA... (y)


SITES SOBRE DESIGN, CURSOS ONLINE E MUITO MAIS

webtutoriais.com.br (tutoriais diversos)

Photoshop Brasil (especializado em Photoshop)

UpMasters (conceitos de design, cores)

IPED (cursos online)

TanaWeb (Site de buscas que contém informações sobre instituições de ensino, design gráfico, gráficas, bureus de serviços e muito mais)

Grito Magazine (Artigos, eventos, entrevistas e dicas)

ViraWeb (Site com artigos, escrito por professores aáreas de publicidade, marketing, design)

Lynda (Site no idioma: Inglês, tem muitas dicas para sobre design)

TiMaster (Desenvolvimento básico Websites. A missão do site: Ajudar profissionais de Tecnologia da Informação a atingir sucesso em suas carreiras)

Dicionário Publicitário (dicionário publicitário, muito bom o conteúdo)[/URL]

Elo (Site com informações gerais sobre design)

WebInsider (Site com artigos diversos como, cultura, design, tecnologia, marketing, segurança, música e muito mais. Excelente conteúdo com colunistas profisionais e feras no assunto)


TERMOS USADOS COM FREQUÊNCIA

por: alx

Relação dos termos que usamos constantemente nesta seção...

Briefings na prática é o estudo que temos que fazer antes de desenvolver algo para o cliente. Analises de mercado, publico alvo, concorrencia e tal. A partir daí partimos para o brainstorm, juntando com os Releases e tal.

Brainstorm é a "chuva-de-idéias", onde você começa a rabiscar, e ter ideias sobre o seu job a ser desenvolvido.

Releases são os materiais coletados com os clientes nas reuniões, conteúdos, fotos, impressos, arquivos e tal. Tudo para ajudar no Briefing e Brainstorm.

Logomarca: 1.Marca que reúne graficamente letras do nome da empresa e elementos formais puros, abstratos. 2. Qualquer representação gráfica padronizada e distintiva utilizada como marca. 3.Representação visual de uma marca

Logotipia:1.Sistema de composição tipográfica baseada no uso de logotipos.

Logotipo: 1.Grupo de letras fundidas em um só tipo, formando sigla ou palavra, usualmente representativas de marca comercial ou de fabricação. 2.Marca constituída por grupo de letras, sigla ou palavra, especialmente desenhada para uma instituição, empresa, etc.

Cabeçalho 1.Título de jornal ou de outra publicação periódica, que compreende data, número, periodicidade, etc. 2.Título destacado de artigo, notícia, etc.

Símbolo 1.Aquilo que, por um princípio de analogia, representa ou substitui outra coisa. 2.Aquilo que, por sua forma ou sua natureza evoca, representa ou substitui, num determinado contexto, algo abstrato ou ausente. 3.Aquilo que tem valor evocativo, mágico ou místico. 4.Objeto material que, por convenção arbitrária, representa ou designa uma realidade complexa. 5.Elemento gráfico ou objeto que representa e/ou indica de forma convencional um elemento importante para o esclarecimento ou a realização de alguma coisa. 6.Sinal que substitui o nome de uma coisa ou de uma ação. 7.Figura convencional elaborada expressamente para representar uma coisa; emblema, insígnia: os símbolos de um clube.

Simbologia 1.Estudo dos símbolos.

Tipo 1.Paralelepípedo de metal fundido (ou de madeira, nos grandes corpos), cujo olho, convenientemente entintado, imprime determinada letra ou sinal. 2.Tip. Letra impressa, resultante de composição tipográfica ou de fotocomposição. 3.Caráter tipográfico que reproduz letra gótica, outrora tipo de obra e hoje tipo de ostensão da classe dos manuários.

Tipologia 1.Coleção de caracteres tipográficos utilizados num projeto gráfico; tipografia.

Slogan: 1. Frase concisa, de fácil percepção e memorização, que resume as características de um produto ou serviço, ou uma de suas qualidades ou ponto de venda, usada e repetida inalteradamente nos anúncios de uma firma. 2. Palavra ou frase usada com freqüência, em geral associada a propaganda comercial, política, etc. 3. Texto que ajuda a fixar a presença de uma marca, como por exemplo: Apple, Think Different... essa segunda parte é o slogan.

Dpi: Dots per Inches. Pontos por polegada. definição da imagem. Usa-se como padrão que a resolução em DPI é o dobro da lineatura da impressão em LPI. Vale lembrar q a resolução de tela (arquivos) não tem nada a ver com a resolução de impressão, que no caso se refere a quantos pigmentos existem dentro de uma polegada quadrada. Por exemplo, se vc mandar um arquivo de 300dpi para imprimir em uma imagesetter de 2540dpi ela vai sair com a resolução da impressora.

LPI: Lineatura de impressão. Lines per Inches. quantidade de fios de uma impressão. Jornais usam geralmente 100lpi, por isso seguindo a regrinha acima, imagens para jornal pode ter 200dpi. Impressão monocromática em sulfite: 135lpi. Imagens com 270dpi. Revistas monocromáticas e bicromáticas em papel couche ou outro pp revestido: 150 / 175 lpi, imagens com 300 / 350dpi. Verifique sempre com sua gráfica qual a lineatura de impressão.


por: Lincoln Designer

Gráficos Bitmaps
Bom, gráficos bitmaps são imagens formada por pixels (picture elements). Mas o que diabos é um PIXEL ?? Um pixel nada mais é do que um ponto em seu monitor, pequenos com cor e brilho variados. Simples não? Indicados para representação de imagens com alto nível de detalhes. Bom, voltando ao assunto, os arquivos Bitmaps por serem formados dispondo a imagem pixel a pixel, se tiverem seu tamanho aumentado sofreram distorções consideráveis, pois cada ponto é transformado em blocos maiores para compor a imagem maior. Entre os principais softwares de edição Bitmap estão: Adobe Photoshop, Jasc Paint Shop Pro e Corel Photopaint, alguns desses programas também tem propriedades Vetoriais, como a ferramenta Shapes do Photoshop 6.

Gráficos Vetoriais
Agora que você já sabe o que são os Bitmaps, entender os gráficos Vetoriais ficará fácil. Bom, o que são os famosos Gráficos Vetoriais ? Os Gráficos Vetoriais nada mais são que imagens formadas por cálculos matemáticos executados pelo computador. Agora você deve estar se perguntando: "Mas e daí Ricardo? O que muda de Vetorial para Bitmap? Ambos não são imagens?" O que muda ? Apenas TUDO... TUDO? Isso mesmo, TUDO. Hummm acho que devo me concentrar agora e lembrar de minhas aulas de geometria (crianças, não façam isso em casa). Lembram-se que dois pontos "A" e "B" determinam uma reta? Agora imaginem se você mover um desses pontos, "A" por exemplo, para mais distante de "B", não continuaremos tendo uma reta?? Só que maior?

Agora sua pergunta deve ser: "Ahhh Ricardo, então os gráficos vetoriais, mesmo se modificados quanto a seu tamanho, largura, etc, continua o mesmo ?" Isso mesmo ! Os gráficos vetoriais se comportam exatamente desta maneira, se você criar um quadrado pequeno e depois aumentar seu tamanho em 200 vezes, o quadrado continuará o mesmo, com a mesma definição e qualidade. Agora imagine fazer isso em imagens Bitmaps. O quadrado vai ficar embassado. O Grande diferencial entre Bitmap X Vetor é isso, a capacidade de transformação.

Quando usar Vetor e quando usar Bitmap:
Usando Vetor: Os gráficos vetoriais são utilizados em impressões, arte para revistas, folderes, Web. Isso mesmo WEB, ou você se esqueceu do FLASH ?? O Macromedia Flash foi o responsável pelo BOOM da arte vetorial na Web. Com o aparecimento da tecnologia Shockwave, a Macromedia introduziu o vetor à Web, mídia na qual a arte vetorial raramente aparecia. Uma área onde se utiliza muito as ferramentas vetoriais são a da ilustração, tanto para quadrinhos quanto para publicidade. Com a ferramenta de ilustração vetorial cria-se o croqui que mais tarde é trabalhado em programas de edição bitmaps, para aplicação de detalhes, ou seja, para se dar vida.

Usando Bitmaps:
Os graficos vetoriais são amplamente utilizados na Web, impressões, cinema, Tv, CD-ROMS, Games, etc... Usa-se imagens baseadas em pixels quando se deseja uma maior profundidade, algo que transmita mais "vida" para o usuário/observador. Usamos o Bitmap em muitos casos, mas nem por isso o vetor deve ser banalizado, pois muitos ilustradores, com certeza utilizam ferramentas vetoriais para criar suas obras, seja o croqui ou a arte final, enfim, tanto os programas Vetoriais quanto os Bitmaps são importantíssimos e com certeza foram revolucionários e responsáveis pela explosão da arte digital nos dias de hoje.

por Ricardo Nakazawa



http://www.nitrodesi...o/termos/b.html

http://www.divicenzo...4lglossario.htm

Glossário em Inglês

Universidade de Design , link em inglês

http://www.webmarket...r/glossario.htm



DIREITOS AUTORAIS, REGISTROS E ASSOCIAÇÕES

Autvis - Associação Brasileira dos Direitos de Autores Autorais ( a entidade regulamenta o uso de reproduções de imagens em diferentes peças gráficas, imagens de obras de arte e de personalidades.
e-mail: autvis@autvis.com.br
fone: (11) 5052-5033

ABRE (Associação brasileira de embalagem)

ABRAWEB (Associação Brasileira de Webdesigners e Webmasters)

creativecommons.org licenses

BeErre (Marcas e Patentes)

INPI (Veja o que vc quer registrar de fato, uma marca de uso empresarial ou um trabalho artístico ou intelectual, link do INPI tratando do preço)


ADG (Associação dos Designers Gráficos)

ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica)

AEND-BR (Associação de Ensino Superior e Pesquisa de Design Gráfico do Brasil)

ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica)

CONE (Conselho Nacional dos Estudantes de Design)


EBA - Escola de Belas-Artes da UFRJ

EBA (setor responsável pelo registro de desenho de jóias, personagens, logotipos, fotografia, ilustração, desenhos conceituais, etc...)



SITES DE REVISTAS E EDITORAS

Digerati

Design Gráfico

Escala

Professional Publish

Digital.Designer

Europanet

CGW

Galeria de Artistas 2D/3D

3D Artist

Cinefex (Filmes que utilizam CG)

AWN (Noticias sobre animações)

#2 Agente Linhares

Agente Linhares

    fuis...abraços!

  • Ex-Admins
  • 3138 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Biritiba Mirim-SP

Posted 13/08/2004, 00:23

ótimo tópico
  • Miguceamma and JeffMalm curtiram esta postagem
> Busca On-line - A Busca que faltava na Internet! - Cadastre-se!
---------------------------------------------------------------------------
> BRdesign.NET - Soluções em Websites e Sistemas E-Commerce.
---------------------------------------------------------------------------
> BR-ecommerce - Sua loja virtual na internet! - Apenas R$99,90 mensais (hospedagem inclusa)!

#3 =RSV=

=RSV=

    Fireworks sempre!

  • Usuários
  • 99 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Santos - SP

Posted 13/08/2004, 01:17

Excelente topico!!!!!!

Com certeza vou dar uma olhada em todos!!!!

Tava precisando disso.

Parabéns (y)

Sem mais...
=RSV=

#4 x23

x23

    Quem sabe, voltando... :)

  • Usuários
  • 670 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo

Posted 14/09/2004, 22:59

Cursos de Design na Web

Lista feita por: LF
Feito em: 14/09/2004

iPED:
http://iped.com.br

ICurso:
http://www.icurso.com/

Estude HTML:
http://www.estudehtml.com.br/

E-Cursos:
http://www.e-cursos.com.br/

Oficina Código:
http://www.oficinacodigo.com/

Design Total:
http://www.designtot...cursos_teoricos

Bom, foi o que eu conseguir achar de sites na web, caso tenha mais urls de sites de cursos na internet eu edito aqui, certo?
Valeu galera...
antigo -= |LF| =-, ex-moderador e ex-monitor.

#5 No Rain

No Rain

    Coisificando

  • Usuários
  • 592 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Challenge everything

Posted 01/12/2004, 22:01

hhmmm hoje minha refeição será design com cobertura de rgb e de sobremesa um vetorial com flocos de bitmap!! (y) (y)

Posso adicionar um? uma lista de design gráfico excelente! neste site tem uma leitura do cartaz do filme SHINE, bibliotecas com sites de fontes, imagens e mais um monte de coisas. de extrema utilidade!

http://www.designgrafico.art.br/

sucesso!
Nã Na Ni No Rain
--------------------------------
R.A.P.M - www.temfestas.com.br

Criativando

#6 jack esqueleto

jack esqueleto

    Mestre

  • Usuários
  • 671 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo

Posted 01/12/2004, 22:05

Ótimo site No Rain. Extrema utilidade é muito pouco! É de NECESSERIA utilidade!
> novo site pessoal (2008) : http://www.manoelpdb.8m.com/

> meu blog : http://www.manoelpdb.blogspot.com/

> galeria no deviantART : http://www.manoelpdb.deviantart.com/

#7 nanamara

nanamara

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/01/2005, 11:15

Nossa muito bcana e inteligente .

Vou olhar, pode ter certeza.

nana
Auriance
sucessonn@hotmail.com

#8 SHUMI_BR

SHUMI_BR

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 12 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/01/2005, 11:52

Olá amigo sou novos pro aqui,
Muito bom este post, aposto que demoro horas e horas pra completa este topico, e tb se esqueçeu do Imasters pra min é o melhor, o colunista do photo shop é construtor da empresa e meu amigo tb... Olha eu esta procurando algum de Firekors valew mesmo eu nao achava usn legais a muito tempo...Valew mesmo...Um abraço para geral do Fórum do WMonline... :P

#9 :: Trinny ::

:: Trinny ::

    breakaway. ;]

  • Usuários
  • 238 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasília-DF

Posted 21/01/2005, 23:02

Parabéns pela lista LF...
Mas, seguinte, pelo que eu vi, somente o Estude HTML oferece cursos gratuitamente, estou certa?

Bom, e esses cursos online pela web, compensam realmente?


^_^
• Regras Webfórum (clique aqui)
• Participe do 5° Desafio de Fireworks (clique aqui)

#10 eloahcristina

eloahcristina

    Normal

  • Usuários
  • 61 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo

Posted 21/01/2005, 23:16

www.icurso.com é grátis tbm.. o resto da lista é pago!
www.eloahcristina.com.br/ope
Elaboramos esta pesquisa para fins acadêmicos, procurando analisar alguns pontos relevantes que possam ser observados em uma publicação exclusiva à profissionais que estão em contato direto com o mundo do Design. Contamos com a sua colaboração no preencimento desta pesquisa, para que possamos produzir um produto de qualidade e de acordo com as necessidade apontadas por quem já está inserido no contexto, experientes ou iniciantes, profissionais ou apenas usuários.

#11 Vanessa

Vanessa

    Normal

  • Usuários
  • 66 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 03/07/2005, 13:08

pessoal, estou com uma dúvida cruel

eu gostaria de fazer os cursos do IPED
mas não sei se eles são autorizados pelo MEC

quais cursos são autorizados? pq nao adianta vc fazer um curso, receber diploma e ele nao valer NADA depois neh?

#12 C410

C410

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 12 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/04/2006, 02:04

tambem estou a procura de um curso bom aki na regiao de campinas .
mas naum conheço nenhum

#13 Red_Slack

Red_Slack

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 4 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 18/07/2006, 17:04

ai galera era disso q estava precisando, e tudo em um lugar so :D

parabens galera pelos sites

#14 Paulo Cardozo E-CONSULTINGBIZ

Paulo Cardozo E-CONSULTINGBIZ

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:RIO GRANDE DO SUL
  • Interesses:TROCA DE INFORMAÇÕES, NEGÓCIOS E PARCERIAS.

Posted 06/02/2007, 15:38

WebSite da E-CONSULTINGBIZ, DESIGN + WEBDESIGN
http://www.e-consultingbiz.com.br

WebSite da E-CONSULTINGBIZ, DESIGN + WEBDESIGN
http://www.e-consultingbiz.com.br
Um Grande Abraço!

Paulo César Cardozo / Diretor de Criação
E-CONSULTINGBIIZ DESIGN & WEBDESIGN LTD.
E-Mail: paulocardozo@e-consultingbiz.com.br
MSN: paulocardozo@hotmail.com
SKYPE: econsultingbiz

Av. Borges de Medeiros, 846 - Grupo 102, Centro
95320-000 Nova Prata - RS - Brasil
Central de Atendimento: + 55 0XX 54 3242.3449
PORTFÓLIO: www.e-consultingbiz.com.br

#15 Braccini

Braccini

    BANIDO NO TAPETÃO

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 241 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Beozonti

Posted 07/02/2007, 07:11

WebSite da E-CONSULTINGBIZ, DESIGN + WEBDESIGN
http://www.e-consultingbiz.com.br


Muito bonito o site, mas você fugiu do assunto do tópico.
Acho que tem um local apropriado para isso.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq