A otimização de conteúdo esta cada dia mais complicado devido a forma como os usuários usam a web e as constantes mudanças de algoritmo do Google.
A explosão de uso da web permitiu aos motores de buscas avaliara que fatores são mais importantes pra um usuários ao visitar uma pagina web.
Com base nesses dados; a usabilidade, presença social, autoridade e tantos outros fatores ganharam um enorme peso perante o Google.
O marketing de conteúdo é uma tendência, e está mais do que provado seu poder como uma ferramenta de marketing eficaz.
Capaz de fazer crescer tremendamente seu publico. Otimizar seu conteúdo para os motores de buscas é apenas mais um passo para obter mais resultados em seu blog.
Nesse artigo, vamos discutir as principais e melhores técnicas de otimização de conteúdo, que podem elevar sua classificação no resultado das buscas do Google, mesmo sem a ajuda do link building.
CRIE TÍTULOS PRECISOSO titulo do artigo ainda permanecem como uma dos fatores de classificações mais importantes quando se trata de SEO.
Utilizar a palavra-chave alvo no titulo do seu artigo ajuda a melhor classificar seu artigo.
Procure não usar apenas palavras-chave especificas para obter uma classificação mais elevada nos motores de buscas, mas escreva títulos que levem as pessoas a clicar no seu link.
Você pode editar e customizar a URL do seu artigo e assim evitar palavras desnecessárias em seus links, e assim utilizar apenas a sua palavra-chave alvo.
MARCAÇÃO DO AUTORA construção de perfil de autor no Google+ é extremamente necessário pra uma melhor indexação dos seu conteúdo.
Uma outra vantagem da marcação do autor é que essa técnica torna seu blog mais credível e confiável para o usuário, aumentando assim a taxa de cliques(CTR) na busca orgânica.
COMPRIMENTO DO CONTEÚDOÉ inegável que o tamanho do conteúdo ajuda a classificar melhor nos resultados da pesquisa.
Procure criar conteúdo mais abrangente que o seus concorrentes. Também é importante garantir a qualidade da informação dentro do seu conteúdo.
Quanto maior e melhor for a qualidade do seu conteúdo mais chances ele terá de ultrapassar seus concorrentes no resultado da busca.
DIALOGO E ENGAJAMENTOIncentive seu leitores a participar das discussões que acontecem em seu blog, comentários e compartilhamentos sociais são extremamente importantes para um melhor rankeamento.
O Google também avalia seu conteúdo através do engajamento do usuário em seu blog.
Há muitas maneiras de aumentar a interação do usuário com seu conteúdo, veja:
- Incentive os comentários.
- Premie os top comentaristas.
- Termine seus artigos com uma pergunta.
- Incentive o compartilhamento social.
Os motores de buscas são totalmente dependente de dados sociais hoje em dia.
Se você puder conquistar mais sinais sociais para o conteúdo do seu blog, melhor será sua classificação nos resultados da pesquisa.
Você deve facilitar e incentivar o compartilhamento do seu conteúdo afim de aumentar o alcance social.
LINK OUTROS CONTEÚDOS RELEVANTESLinkar para conteúdos de qualidade fora do seu blog não só acrescenta valor ao seu conteúdo, como também indica aos motores de buscas que você está fornecendo mais informações de qualidade pra seus leitores.
Essa ação gera confiança para seu blog perante os motores de busca, já que a experiência do usuários conta como fator de rankeamento.
USO DE CONTEÚDO DE MÍDIAConteúdo de mídia inclui imagens atraentes e de qualidade, vídeos, apresentação em slides, infográficos e etc.
Tudo isso aliado ao seu conteúdo pode melhorar o rankeamento do seu blog nos motores de buscas.
O segredo é melhorar a experiência do usuário e assim também melhorar o posicionamento do seu blog.
FOCO NA CONVERSÃOCada artigo do seu blog deve ser pensado como uma pagina de destino capaz de gerar receita.
O Google também está observando se o conteúdo do seu blog está satisfazendo seus visitantes.
Aprenda como criar um blog focado na conversão de leads e em vendas e veja a explosão.
A implementação de uma otimização orientada a conversão é definitivamente vantajosa pra você, não apenas em termos de ranking, mas também em perspectivas de lucros.
Você deve aplicar algumas melhorias em seu blog afim de aumentar as chances de converter o trafego do seu blog.
Veja o que você pode fazer:
- Melhore a velocidade de carregamento: Use o Page Speed do Google para saber que elementos tornam o carregamento do seu blog lento. Essa ferramenta ira fornecer sugestões para que você otimize esses elementos e assim melhore a velocidade de carregamento do seu blog.
- Melhore a chamada a ação do seu conteúdo: Certifique-se de que os botões de chamada a ação esteja nos lugares mais visíveis do seu blog, os lugares mais recomendado são acima da dobra na sidebar, no final e entre seu conteúdo. Também é recomendável criar iscas relevantes, como e-Books, eCursos, softwares e etc, afim de otimizar a conversão.
- Linke outros conteúdos relevantes em seu blog: Promova outros artigos do seu blog através da linkagem interna. Isso também serve pra aumentar o tempo médio que os visitantes passam em seu blog.