Jump to content


Photo

Tipo De Provas Contratuais


  • Faça o login para participar
26 replies to this topic

#1 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 10/07/2003, 22:51

Ai em SP ou outro lugar, como os clientes estao aceitando as provas feitas em impressoras jato de tinta? epson 5000, 9000 - entre outras... maquinas de provas contratutais de cor, junto com softwares de gerenciamento de cores.

Eu tenho uma epson 5000 com um software Best Color.

Para quem tem equipamentos similares - Que tipo de resolucao estao usando, 720dpis ou 1440? e papel.. brilhante ou semibrilho ou fosco.


desde ja agracedo pela atencao. :D

sds,
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#2 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 11/07/2003, 10:00

Prezado amigo,

tenho aqui na empresa uma epson 3000 com gerenciador de cores Oris.

O resultado é satisfatório, porém é necessária uma calibração criteriosa com um espectrofotômetro.

Quanto ao papel (fosco ou brilhante) vc pode fazer a calibração nos dois papeis. Quando a impressão na gráfica for feita em fosco vc usa o fosco e quando for feita em brilhante usa-se o brilhante.

Vale lembrar que mesmo com a calibração muito bem feita o resultado final sempre dará uma pequena diferênça, principalmente nas cores vivas azul, vermelho e verde. Mas a aprocimação com a realidade é muito grande.

Eu nunca trabalhei com o best collor, mas se as possibilidades dele forem as mesmas do Oris então a aceitação no mercado é bastante boa.

Para aqueles clientes mais chatos que querem ver o resultado exatamente como sairá na gráfica recomendo uma prova de prelo mesmo.

Só para deixar claro. O resultado destas impressões são muito bons quando o equipamento está calibrado com um espectrofotometro. A calibração no olhometro é disperdícil de tempo e de dinheiro.

Outro ponto importante. Quando vc calibrar em um determinado papel use sempre o mesmo tipo de papel. Se vc mudar de papel vc irá perder a sua calibração.

A resolução ideal é de 1440dpi.
=======
VICHENCO
=======

#3 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 11/07/2003, 11:35

Obrigado pela atenção.

O Best Color é tão bom quanto Oris. Eu trabalho com os dois papeis e cada calibração é feita de acordo com o mesmo. Usando os devidos equipamentos, densitometros, espectrofotômetros, ..... :)

A pergunta em si, se deve a curiosidade de como o mercado dai trabalha e como está tendo aceitação.
Aqui em Fortaleza, alguns estão usando a Sherpa, mas a definição da mesma é metade da epson, aproximadamente 720 dpi's.
Eu prefiro usar a 1440 igual venho usando. Mas por questão de custo de prova, estou pensando em criar uma prova na qualidade da Sherpa em termos de resolução, para clientes mais simples. Claro que as duas bem calibradas oferecem um resultado na aproximação cromática aceitavel.

Aproveitando a questão, vou fazer outra pergunta: :)
Na hora de tirar uma prova com preto calçado, exemplo: 100k 40C - o preto fica um preto escuro preto preto ou a impressão fica um preto meio esverdeado? Vi que por mais que use vários tipos de calibração se eu usar um fundo com preto puro 100k - o preto sai lindo, preto preto. Já se usar um preto calçado, o tom do preto mata e puxa para um ton esverdeado. Na impressão final eu conheço o resultado, mas a prova não aceita esta configuração. Estou estudando aqui para ver se é limitação de prova ou limitação do software.
Como se comporta sua 3000 neste ponto?

Abraços, :ok:
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#4 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 11/07/2003, 11:57

_kreativ_,

fiz um teste aqui com 100% de preto e 40% de cyan e saiu "preto preto" não saiu esverdeado.

com apenas 100% preto saiu um preto um pouco mais claro.
=======
VICHENCO
=======

#5 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 11/07/2003, 18:11

vichenco, obrigado pelos testes aee...

Vou continuar fazendo os teste aqui na minha 5000.

Acredito que seja uma falha no gerenciamento de cores da Oris. Existe uma opção de "solid Black" na qual a mesma não deve estar funcionado.

Mesmo assim, sua resposta contribuiu muito para minha pesquisa.


valeu:) :ok:
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#6 alx

alx
  • Visitantes

Posted 15/07/2003, 00:11

aqui em Franca, temos como provas contratuais no nosso bureau de fotolito uma prova digital rainbow 3m e o velho e conhecido Cromalin DuPont. mas nenhum dos dois simula perfeitamente as condições de papel e impressão.


acho q um prelo seria o ideal.

nestas digitais (inclusive a RainBow) os impressores gráficos não costumam depositar confiança.

#7 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 15/07/2003, 08:30

O grande problema da RainBow é o alto custo da prova.

A 3M cobra muito carro pelos suprimentos.
=======
VICHENCO
=======

#8 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 15/07/2003, 18:38

As provas analógicas estão cada vez mais proximas do seu fim. Eu tenho uma Cromalim Dupont F-2, parada aqui. Ninguem quer pagar o preço de prova dela. Hoje as provas digitais em inkjets estão tomando conta. Devido ao custo/benefício.

A nova geração de provas digitais irá acabar com muitos mitos sobre inkjets.
chromedot é um exemplo do novo começo. Pois o sistema é um sistema de prova digital com retícula.

Prelo
No início o prelo era a prova mais próxima de uma impressão final. Seu custo, profissionais
envolvidos, tempo gasto e materiais utilizados tornaram sua utilização inviável devido a alta demanda
e exigências do mercado atual.

Provas Analógicas
Logo depois as provas analógicas facilitaram e muito o trabalho. Utilizando fotolitos, eram
geradas provas muito próximas a impressão final. Com o crescimento do mercado além do tempo e o valor dos insumos atrelados ao
dólar, tornaram o sistema inviável.

Provas Digitais
Até hoje as provas digitais convencionais eram a solução mais eficiente do mercado, possuindo boa relação custo benefício. Por utilizarem retículas estocásticas fez com que o mercado abrisse mão de itens importantes para a qualidade final.

ChromeDotCom a evolução dos hardwares e softwares chegou ChromeDot, um sistema que alia o melhor das provas analógicas (retículas, angulações, lineaturas etc) com a rapidez, custo e melhor qualidade que as provas digitais.
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#9 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 16/07/2003, 08:42

Prelo
No início o prelo era a prova mais próxima de uma impressão final. Seu custo, profissionais
envolvidos, tempo gasto e materiais utilizados tornaram sua utilização inviável devido a alta demanda
e exigências do mercado atual.


_kreativ_,

com todas as suas outra observações eu concordo. Porém, o prelo ainda é, para muitos casos, a prova com melhor resultado.

Ex. Pode-se utilizar o papel (ou outro suporte qualquer) que será usado na impressão.
Quando queremos usar cores especiais, quando queremos usar papel laminado com necessidade de usar branco, entre outras vantagens.
=======
VICHENCO
=======

#10 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 16/07/2003, 12:17

Concordo plenamente, prelo ainda é a melhor opção em termos de aproximação cromática. Devido a uso da mesma tinta, mesmo papel, mesmo fotolito.
Mas na era do CTP isso se torna dificil, já não se usa mais fotolito nas grandes gráficas. A chapa já sai pronta para uma plana ou para uma rotativa e não para prelo.

Estou fazendo uns estudos e vejo que em breve. Impressoras como Dicopress(roland), Indigo, Seikon, tomarão por completo este lugar da Prelo.
Com o Sistema ChromeDot ligado a essas impressoras isto passa a se tornar possível. Neste tipo de equipamento (Indigo) a tinta é quase que a mesma do off-set. E essas máquinas tem opçã para cores especiais e imprimem em qualquer papel.
Agora imagina. uma máquina com qualidade off-set, tinta idêntica em termos cromáticos, simulação de linhagem, ganho de ponto aparente, angulação, tipo de ponto igual a do fotolito que ainda irá ser gerado. Será um avanço significativo.

Ai vem o custo do equipamento. Muito caro, porém não se faz só provas nele e sim impressão por demanda. Tudo depende de qual visão o empresário irá ter sobre o aproveitamento do equipamento.

Aqui em fortaleza, não existe mais Prelo :( - nem analógica. As agências não querem pagar o preço justo por isso.
Ai caimos na parte onde citei no outro post:

Provas Digitais
Por utilizarem retículas estocásticas fez com que o mercado abrisse mão de itens importantes para a qualidade final.


Hoje to precisando tirar prova de prelo para ajustar minha imagesetter e não tem mais aqui em Fortaleza. E minha prova digital não mostra passagens de tons nem angulação e reticulas do meu fotolito.

Cai no que você disse.. Prova prelo ainda é a melhor para se ver o resultado final de um fotolito.
abraços,
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#11 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 16/07/2003, 14:04

É verdade.

Além disso ainda há outras aplicações para o prelo que acho difícil, pelo menos com os equipamentos existentes hoje, ser substituído.

Por exemplo: Eu faço muitas artes para latas de cervejas e refrigerantes, além destas latas eu faço aquele plástico que envolve 12 latas (shrink).
Em uma impressora digital é impossível fazer. Preciso imprimir branco, cores que precisam de desenvolvimento e etc...

A questão da gravação direto em chapa nós fazemos aqui também para as embalagens que embalam as 6 garrafas de cervejas de 355ml. Porém, antes de fazer a chapa nós fazemos um fotolito e mandamos para o prelo. Isso porque as embalagens são impressas aos milhoes e precisamos de muita segurança ao enviar o arquivo ou a chapa.

Agora, isso tem tudo haver com a capacidade do cliente. Não é todo cliente que quer pagar um jogo de fotolitos e um prelo para ter segurança.

abraço.
=======
VICHENCO
=======

#12 alx

alx
  • Visitantes

Posted 16/07/2003, 21:34

acho q a grande palavra q o vichenco deixou de dizer no seu post foi PANTONES.

o prelo faz isso.

agora, kreativ, uma cidade do tamanho de fortaleza devia ter independência gráfica. dizer q não sobrou nenhum prelo aí é complicado, vc a situação q vc se encontra, por exemplo...

#13 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 18/07/2003, 11:11

Poisé meu amigo, só existe uma pessoa que faz prova de prelo aqui. ou melhor fazia. Depois que ele teve problemas com a morte de um parente dele... ele fechou....

sabe lá quando vai voltar.. Tem apenas em 2 gráficas aqui matchprint - mas mal usam..... e por usarem pouco cobram uma fortuna.


A moda aqui é sherpa, Oris, Iris. Provas digitais de cor baseadas em perfil .icc - gerenciamento de cor.

[]'s
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#14 alx

alx
  • Visitantes

Posted 19/07/2003, 19:09

pois é... e os coitados q trampam com cores pantonadas??? como ficam???

#15 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 20/07/2003, 19:38

bom eu respondo esta pergunta... dizendo o seguinte...

70% dos serviços editoriais de Fortaleza são feitos fora.....

E os serviços mais complexos, caros e de maior qualidade/dificuldade tambem....


é fogo... eu trabalho mais para gráficas de fora... do que daqui de fortaleza.... via PDF.
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq