Jump to content


Photo

Dicas Windows Vista


  • Faça o login para participar
7 replies to this topic

#1 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 23/10/2009, 00:09

Esta é uma complição de dicas para otimizar e modificar o seu Windows Vista. Algumas operações podem ter caminhos diferentes dependendo
da versão do Vista que você usa. Antes de aplicar qualquer dica recomendo que:



1- Só efetue alterações que realmente deseje e entenda seu funcionamento.
2- Antes de qualquer alteração crie um ponto de restauração (vide a dica sobre isso) para reverter o processo caso enfrente algum problema
3- Qualquer problema surgido é de responsabilidade do usuário. As dicas apresentadas não são indicadas para novatos ou leigos
4- As dicas mostram ações que o próprio sistema permite. Foram selecionadas de revistas, livros e da Internet.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Ponto de Restauração
O Vista cria pontos de restauração (até demais) ao instalar certos programas ou fazer atualizações. Mais pra frente irei mostrar como excluir alguns pontos de restauração.
Agora a dica é de criar um ponto de restauração próprio. Ele pode ser muito útil para sua segurança e estabilidade do sistema.
Vá em Painel de Controle > Sistema e Manutenção > Centro de Copias de Segurança e Restauração. No menu esquerdo terá a opção Criar Ponto de Restauração. Irá abrir uma janela com as opções de Restaurar o Sistema ou Criar um ponto novo. Clique em Criar. Selecione um nome que seja fácil de lembrar: seu usuário e a data. Confirme a ação. Pronto.
O mesmo processo pode ser efetuado pelo Executar (windows + R) e digitando "rstrui" no comando. Terá as mesmas opções de Restaurar ou Criar uma restauração.

* Apagando Pontos de Restauração
Com o tempo você irá notar que seu HD vai "sumindo". E não são arquivos ou programas instalados. São os pontos de restauração que o Vista cria automaticamente e demora pra remover.
A solução é remover manualmente. O modo mais fácil é usando um programa que efetue essa tarefa. Eu indico o Ccleaner (freeware) para isso.
A segunda opção é: Clique em Iniciar. No campo de pesquisa digite "limpeza de disco" sem aspas. Aparecerá a ferramente de Limpeza de Disco. Clique nela e depois selecione a opção "arquivos de todos os usuários". Agora selecione o drive C e a aba Mais Opções. Clique em Limpar a Restauração do Sistema e Copias de Sombra. Selecione Limpar e confirme.


* Alterar Senha do Vista
Começou a usar o Vista e escolheu uma senha complicada? Quer mudar?
Ok, vá em Iniciar > Painel de Controle. Clique em Contas de Usuário e selecione Alterar. Clique em Alterar sua Senha.
Digite a senha antiga e depois a nova (2X). Finalize clicando em Alterar Senha.


* Desativando o UAC
Os usuários mais experientes ficam muito irritados com o UAC- User Acces Control e suas intermináveis perguntas.
Mas é possível desativar o UAC. E é simples.
Vá no Executar (tecla Windows + R). No campo Abrir digite "msconfig" dê OK.
Depois, na nova janela clique em Ferramentas. Selecione Desabiliar UAC e dê OK.

* Desativar o Reinício Automático
O Vista costuma estar configurado para o reinício automático sempre que o sistema encontar um erro. Se o problema se repetir sempre você terá dificuldades
para encontrar e solucionar esse erro. A alternativa pode ser desativar o Reinício Automático.

Vá em Painel de Controle > Propriedades do Sistema (ou teclas Windows + Pause).
Agora clique em Configurações Avançadas do Sistema e daí em Inicialização e Recuperação e depois em Configurações.
Na janela seguinte basta desmarcar Reiniciar Automaticamente. Dê OK.

* Apagando Arquivos em Uso
Um dos problemas do Vista e outros sistemas é aquela janelinha de
"Não é possível excluir o arquivo. Ele está sendo usado por outra pessoa ou programa"
quando tentamos deletar um arquivo ou pasta. Muitas vezes isso é um vírus ou spyware.
O primeiro passo é baixar um pequeno programa freeware, o Unlocker : http://ccollomb.free.fr/unlocker/

Baixe e instale o programa. Agora, ao clicar num arquivo ou pasta, com o botão direito, irá ter mais uma opção, desbloquear. Marque a pasta ou arquivos que deseja desbloquear.
Pronto, agora já pode remover.

* Senha Expirada
Em algumas versões do Vista você pode receber a mensagem de senha expirada após algum tempo. Daí você terá que mudar a senha.
A solução é alterar o seu perfil de conta.
Carregue o Executar (windows + R) e digite "lusrmgr.msc" (sem aspas) e OK.
Agora clique em Usuários e depois em seu nome de usuário. Agora marque a opção "Nunca Expirar a Senha" e dê OK.


* Desligamento Lento
Eventualmente o Vista pode encerrar de modo lento. Se isto acontece com muita frequência é bom investigar o motivo. Para analisar os logs:
Abra o Executar (windows + r) e digite eventvwr.msc. Quando o Visualizador de Eventos carregar vá em Logs de Aplicativos e Serviços > Microsoft > Windows >
Diagnostics Performance > Operational. Espere completar o processo. Confira os dados apresentados. Especialmente a categoria Monitoração de Desempenho do Sistema.


* Acelerando o Internet Explorer
A diferença de velocidade entre os navegadores não é pura lenda como alguns podem pensar. É fato e as causas são diversas. Nas configurações avançadas do meu Opera eu vejo que o número de conexões com um host está marcado para o limite de 8. Nunca precisei mudar isso. Mas no IE o limite é de 2 conexões. E isso pode tornar o carregamento de alguns sites mais lento. Mas é possível alterar esse número:
Abra o Executar (windows + r) e digite "regedit" sem aspas. Agora procure a pasta: [HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\InternetSettings].
No painel direito você tera 2 entradas: MaxConnectionsPerServer e MaxConnectionsPer1_0Server que determinam o número de conexões. Dê um duplo clique nelas e edite o valor decimal. 8 conexões simultâneas é um bom número. Confirme. É necessário reiniciar o computador.
Caso não fique satisfeito com o resultado faça o mesmo caminho e reverta as conexões para 2.


* Aumente a Velocidade do Menu
O menu do Vista é lento por concepção. E isso não chega a ser um grande problema para a maioria. Mas, se quiser acelerar o menu...
Abra o Executar (windows + r - tô sendo repetitivo, vou parar com isso) e digite "regedit" sem aspas. Agora procure [HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop] e clique com o botão
direito em Menu Show Delay e selecione Modificar. Altere os dados para 1 e confirme. Reinicie o PC e veja a diferença.


* Monitor de Desempenho e Confiança
O Vista possui essa ferramenta (Monitor de Desempenho e Confiança) que é muito útil e poucos conhecem. Ela verifica erros no seu sistema e problemas de desempenho e confiabilidade.
Abra o Executar (já guardou o atalho?) e digite "perform/report" sem aspas. Aguarde terminar. Agora veja o relatório e os eventuais problemas de seu PC.


* Exibir Arquivos Ocultos e Super Ocultos
Até para evitar que leigos façam algo errado em seu PC a Microsoft costuma ocultar (cada vez mais) certos arquivos e pastas. Mas podemos precisar ver um outro arquivo. Ver pastas ocultas é até simples:
No menu, clique em organizar e depois em Opções de Pasta e Pesquisa. Agora clique na aba Modos de Exibição e marque a opção "mostrar pastas e arquivos ocultos". Confirme.
Usando esse mesmo caminho você também pode forçar a exibição da extensão dos arquivos. Ela é muito útil quando se necessita mudar a extensão de um arquivo.

Mas também existem arquivos SUPERescondidos no seu sistema. O modo de forçar a exibição deles é pelo registro. Mas só faça isso se tiver ABSOLUTA necessidade.
Abra o Executar e (já era pra você lembrar) digite "regedit". Agora vá até [HKEY_CURRENT_USER\Software\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced] e procure pela chave SuperHidden. Clique nela com o botão direito e depois em modificar.
Em Dados de Valor digite 1 e dê OK. Agora reinicie o PC.


* Atalho para Bloquear o Vista
Quem usa o PC no trabalho, em ambientes abertos ou próximo daquele primo curioso deve temer que alguém bisbilhote seu sistema. O Vista tem o cadeado que bloqueia o PC. Ele também é acessível teclando Windows + L.
Mas você também pode criar um atalho para executar a mesma função. É super fácil:
Clique com o botão direito (se fizer com o esquerdo eu duvido que consiga) em qualquer ponto livre no desktop, selecione Novo e Atalho. Na linha de comando digite:
"rundll32.exe user32.exe, LockWorkStation" e clique em Avançar. Agora escolha um nome para o ícone. Se você tiver alguma coleção de ícones também pode escolher um para personalizar o atalho.


* Desativar Arquivos e Programas Recentes
Outra dica legal para quem usa o PC com certos curiosos em volta. Já pensou como seria chato seus colegas e parentes vendo seus documentos e programas recentemente abertos?
O Ccleaner pode fazer essa limpeza pra você. Mas aí teria que executar a tarefa sempre que se afastar do PC. Meio chato.
A opção mais fácil é desativar isso no Windows. Clique, com o botão direito, em qualquer ponto livre da Barra de Tarefas. Caso não saiba a Barra de Tarefas é o rodapé do seu desktop.
Ok, agora clique em Propriedades e depois vá na aba Menu Iniciar. Agora desmarque a caixa do "Armazenar e exibir lista de arquivos abertos recentemente" ou de programas recentes. Confirme.


* Vista CHKDSK
Essa é a tradicional ferramenta de verificação de erros no disco. Se o sistema travar ou desligar incorretamente ela é executada automaticamente.
Mas, e se você quiser verificar e corrigir seu disco hoje? Faça o seguinte:
Vá em Computador - drive C - clique com o botão direito e em Propriedades. Agora vá na aba Ferramentas e em Verificar Agora. Na próxima janela marque
as opções que deseja, corrigir erros ou procurar setores defeituosos. Clique em iniciar. Deverá aparecer uma janela dizendo que o disco está em uso e não pode ser verificado.
Ok, clique em "agendar verificação de disco". Assim o Vista irá fazer a verificação no próximo boot, antes de iniciar o sistema.


* Analisar a Memória
Tela azul, travamentos e reinícios inesperados podem indicar falhas na memória. Existem vários programas que fazem a análise da memória. Mas o Vista tem uma ferramenta pronta para isso.
Abra o Executar e digite MdSched.exe para ativar a Ferramenta de Diagnóstico de Memória. Escolha as opções apresentadas - de acordo com seus programas ativos.
Agora reinicie o PC. Antes de entrar no sistema será feita a verificação da memória. Veja o resultado do teste e saiba se o pente de memória apresenta defeitos e precisa ser trocado.


* Gerenciador de Tarefas
Nas versões anteriores do Windows o Gerenciador de Tarefas era acionado pressionando Ctrl + Alt + Del simultaneamente. No Vista essa combinação irá abrir um outro painel de taredas.
Para abrir o Gerenciador de Tarefas no Vista a combinação é: Ctrl + Shift + Esc.


* Torne-se Proprietário dos Arquivos
Uma das coisas chatas no Vista é que, por vezes, ao tentar excluir uma pasta ou arquivo, recebemos um aviso dizendo que não temos permissões para tal. Isto visa impedir que se mexa em certos programas.
A solução é: clique no arquivo com o botão direito e vá em Propriedades. Daí em Segurança > Avançadas. Depois em Proprietário > Editar.
Agora selecione o novo proprietário do arquivo - normalmente seu nome de usuário. Confirme.



* Recuperar Arquivos Excluídos
O Vista possue o System Restore para recupera arquivos deletados ou modificados após o último backup. Em certos computadores esse processo pode ser efetuado por meio de outros programas - num Acer, por exemplo, existe o Acer Restore Management.
Abra o programa e selecione a pasta que deseja recuperar. Clique com o botão direito e selecione Restaurar Versões Anteriores. Na caixa de propriedades você terá uma lista com as versões anteriores da pasta. Clique naquela que deseja restaurar. Daí você terá 3 opções:
Abrir - aqui você consulta a versão anterior.
Copiar - copia o arquivo para outro local no PC (você terá 2 versões então)
Restaurar - essa opção troca um arquivo por outro. Sobreescreve.


* Backup do PC
O Vista conta com uma ferramenta eficiente de backup. Ela costuma estar configurada para lembrar do backup de tempos em tempos. Quem utiliza certos notebooks pode ter uma ferramenta própria do fabricante. No meu Acer existe o Acer Backup Manager para ajudar nesse processo.
Mas vamos ver o backup pelo Vista. Vá em Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Manutenção > Centro de Backup e Restauração.
Você pode fazer o backup parcial (de algumas pastas) ou completo. Selecione o que deseja e depois o destino do backup (mídia, pendrive ou outro). Clique em Avançar e confirme a operação.
OBS: o processo é beeeeeem lento. Talvez você precise de 2, 3 ou 4 DVDs.


* Mudar Letra do Drive
Algumas vezes, ao instalar um segundo leitor de DVD ou HD, as letras que os identificam podem ficar embaralhadas. Mas mudar a letra dos drives é fácil.
Abra o Executar e digite: compmgmt.msc
Agora clique em Gerenciamento de Disco e clique com o botão direito na unidade que deseja modificar. Agora escolha "alterar letra de unidade e caminho" e depois Alterar. Confirme.


* Redimensionar Partição
Eis uma tarefa que ficou bem simples no Vista. Vá no Computador (drive c) , clique com o botão direito e selecione Gerenciar. Agora selecione Gerenciamento de Disco no painel esquerdo.
Selecione a partição que deseja redimensionar. Clique nela com o botão direito (pra variar) e escolha por Diminuir ou Estender o volume. OK.


* Limpar Cache de DNS
Você está recebendo mensagens de erro de DNS ou 404 ao tentar acessar certos sites? Isso pode ser causado por caches de DNS inválidos armazenados no seu PC. Vamos limpar esse cache:
Abra o Executar e digite: ipconfig/ flushdns e dê OK.
A tela preta do DOS deverá aparecer rapidamente avisando da limpeza efetuada. Abra novamente o navegador e tente acessar o site.



* Renomeando o Ícone de Rede
Alguns arquivos não apresentam a opção de renomear. Mas você pode precisar renomear seu ícone de rede para algo mais identificável. Siga estes passos:
Vá em Iniciar e digite "regedit.exe" (sem aspas) no campo de pesquisa. Dê Enter e vá até a chave: HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes\LocalSettings\Software\Microsoft\Windows\Shell\MuiCache.
Clique sobre a entrada MuiCache do lado esquerdo da janela para exibir o conteúdo no painel da direita. No painel da direita localize a seguinte entrada:
@C:\Windows\system32\NetworkExplorer.dll,-1 e dê um duplo clique nela. No campo de texto Dados de Valor insira o nome que deseja para o ícone. Feche o regedit.



* Mudando o nome do Computador
Seja por ter comprando o PC de terceiros ou por vontade, podemos querer alterar o nome do computador. Siga os passos:
Aperte Windows+Pause/Break para acessar o painel de informações do sistema. Daí vá em Alterar Configurações. No painel de propriedades do sistema você pode escolher uma descrição para o PC.
Agora clique em Alterar para definir um novo nome. Dê OK. Ao reiniciar aparecerá o novo nome.


-----------------------------------------------
Dicas baseadas na revista Guia Completo - 175 Dicas para Windows Vista
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#2 HaroNism

HaroNism

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15385 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 18/09/2017, 20:29

Levitra Kaufen Niederlande buy cialis Amoxicillin Chewables Precio Cialis Amoxicillin Drug Effect Ordine Originale Kamagra Propecia Pill cialis Il Cialis Farmaco
Valtrex Overnight Delivery viagra cialis Order Amocillion Fast
Keflex And Lung Infections Cialis Langzeittherapie Amoxicilina Bacterial Infections
Where To Buy Synthroid <a href=http://cialtobuy.com>viagra cialis</a> Order Now On Line Doxycycline

#3 HaroNism

HaroNism

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15385 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 05/10/2017, 00:44

Pfizer Viagra 100mg Coupon viagra Buy Ganeric Viagra Online Shipped Ups Bentyl For Sale Real Finasteride Ot Propecia
Levitra Flussig Surdosage Levitra Bulk Cialis From Canada viagra Teilbar Levitra 20mg Cialis For Daily Use Cost 338
Switching From Prednisone To Cortef Amoxicillin Resistance Children Tonsillar Infection Viagra Da Dolor De Cabeza viagra Generic Cialis India Pharmacy Rico Rio Pharmacy
Dapoxetine Price Prezzo Levitra Farmacia Cialis Tabletas 5 Mg generic viagra Why Cant I Import Kamagra To Canada
Viagra Generico Prodotti farmacie a san marino levitra bayer Proscar Para La Alopecia Propecia

#4 HaroNism

HaroNism

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15385 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 17/11/2017, 15:23

Uk Meds Online Cialis Genrico Canada Precio Propecia 1 Mg online pharmacy Viagra Online Empfehlung
Pregnancy After Propecia Story Comparison Viagra cialis Discount Cipro
Acheter Cialis Sur Paris viagra Can I Buy Levitra At Walgreens Discount Isotretinoin Acne
Cialis En Asturias viagra Where To Buy Cialis Yahoo Achat Amoxicillin Pilule Pharmacie Patch Et How To Buy Clomid On Line

#5 HaroNism

HaroNism

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15385 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 04/09/2022, 15:28

I highly recommend this ivermectin for lice Purchasing Cialis from India is not only the most cost efficient way to buy Cialis online, but we also offer an amazing tracking system that will allow you to find out exactly where your package is at all times

#6 HaroNism

HaroNism

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15385 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 30/11/2022, 15:20

Knowing I m going to have to have some sort of surgery for breast cancer waiting on genetic tests to decide which makes me think I might get the guts up to do bunions, too cialis for sale in usa

#7 JeffMalm

JeffMalm

    Super Veterano

  • Usuários
  • 12254 posts
  • Sexo:Feminino
  • Localidade:Mount Carey

Posted 20/12/2022, 14:51

is there a generic cialis available Less money will come to the Labour Party automatically; more money will be available to the likes of Len McCluskey to dispense as he and his fellow union leaders see fit

#8 HaroNism

HaroNism

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15385 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 13/02/2023, 13:34

The contents of an aztreonam for injection vial should be constituted with 6 to 10 mL Sterile Water for Injection, USP ingredients in viagra practically identical presentation to serotonin syndrome except with a more prolonged onset a sense of inner restlessness that presents itself with the inability to stay still Withdrawal symptoms Weight changes Suicidal ideation and behaviour Violence towards others 33
lasix sale glucovance clomiphene citrate 50 mg in hindi Chinese telecoms equipment maker ZTE Services DeutschlandGmbH to buy German Alcatel Lucent Network Services from Germantelecom equipment maker Alcatel Lucent Holding GmbH notifiedAug
Zhao Ling looked at the giant stone and snorted If you want to suck, I will let accupuncture for high blood pressure High Blood Pressure No Medication you suck enough After finishing speaking, Zhao Ling is infuriating energy was poured into the boulder as if he did not need money proscar shopping
Does help stimulate the process take a sperm production occurs, as pseudoephedrine generic 5mg cialis best price arava convert atenolol to metoprolol We are spearing 30 40 Lionfish a day off the local reefs
Pratap UP, Sareddy GR, Liu Z, Venkata PP, Liu J, Tang W, Altwegg KA, Ebrahimi B, Li X, Tekmal RR, Viswanadhapalli S, McHardy S, Brenner AJ, Vadlamudi RK clomiphene 50mg for male If affecting the trunk, a constrictive tissue in the chest might be able to impair lung function and contribute to wheezing and chest tightness




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq