Jump to content


Photo

Como Escrever (e Sustentar) Um Bom Currículo.


  • Faça o login para participar
14 replies to this topic

#1 Raphaell

Raphaell

    Normal

  • Usuários
  • 80 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Recife/PE
  • Interesses:Tableless, CSS, XHTML, Flash, ActionScript, Photoshop, Fireworks, Teoria das cores, Webdesign.

Posted 27/07/2007, 01:50

Como escrever (e sustentar) um bom currículo

Por: Henrique Costa Pereira


Acho que o mais importante que este texto pode ter baseado no título é a parte do “sustentar”, o resto é apenas um detalhe. Escrever um bom currículo é sim muito importante, não menosprezo isso, mas sabê-lo sustentar é muito mais. Já tive acesso a dezenas de currículos de pessoas que diziam saber algo e não sabiam. De pessoas que colocavam certas informações que mais assustava do que interessava a quem estivesse analisando. Ouvi de amigos que já viram pessoas não serem contratadas por darem os “sinais errados” no currículo que enviaram. Pensando nisso resolvi escrever algo que pudesse ajudar quem procura emprego e quem está interessado em se tornar um web designer profissional.

O principal a ser sustentado é a parte que trata de conhecimentos. Uma coisa muito importante que todo profissional de TI sabe muito bem é que boa parte do conhecimento vem com a prática, mas ninguém quer contratar alguém sem conhecimento e sem experiência. Logo, como as pessoas o adquirem? Praticando é a resposta. Se você não tem muita experiência, procure ler os bons livros, fazer cursos e desenvolver sites de exemplos para praticar e mostrar o que você sabe. Se não sabe, corre atrás de XHTML e CSS mas não deixe de estudar usabilidade, tratamento de imagens, tipografia, um pouco (ou bocado) de javascript, procure entender como funciona as tecnologias de server side mesmo que não seja um programador. Saber bem como funciona é diferente de ser programador. Esta lista te daria um emprego inicial, mesmo não sendo especialista em nada ainda.

Ninguém vai te contratar como web designer se colocar no seu currículo que sabe java, php e asp.net. Esqueça se acha que isso vai impressionar. É melhor colocar no seu portifólio sites que possuam programação (se já tiver participado de um projeto assim) do que colocar experiência com banco de dados. Não que seja errado realmente ter conhecimento disso, mas são dois mundos distintos e você tem que escolher um. Todos esperam que você seja “web designer” e não programador e saber lidar com banco não é algo que terá que fazer parte no seu dia á dia. Muitos designers começam como freela, fazendo sites de pequenas empresas, amigos, etc. É uma boa forma de começar mas não deixe de estudar. Falando em estudar, estar na faculdade ou ter se formado é uma boa idéia e seria legal se fosse em algo relacionado com desenvolvimento para web. Estar cursando engenharia de alimentos não vai te ajudar em nada. Mas se você estudou outra coisa mas seu trabalho é muito bom e você demonstra realmente ter conhecimento naquilo que é necessário, acredito que você não vai deixar de ser contratado por causa disso (grita alguém daí se eu estiver enganado).

Ter conhecimento das ferramentas “exigidas” não é tão importante quando saber XHTML e CSS independente delas. Não deixe de enviar seu currículo mesmo que você nunca utilizou o Dreamweaver na vida por exemplo. Seu currículo não vai ser deixado de lado por causa disto, acredite. Mas ser muito bom em um editor de imagens (não tem como fugir disso) é muito muito importante. Espero que você saiba se virar bem. Se pegar um anúncio de empregos onde eles colocam que querem alguém que sabe DreamWeaver ao invés de “excelente conhecimento de HTML e CSS”, é mais fácil ainda pegar a vaga e revolucionar lá dentro.

Usabilidade, SEO e acessibilidade são conhecimentos que vão separar seu currículo do joio, e se colocar que você aplica microformats em seus projetos melhor ainda. Estes tópicos naturalmente já te separa do primeiro grupo de profissionais e é difícil ter chegado aqui sem nenhuma experiência. Sobre usabilidade, uma das melhores formas de provar isso é no seu próprio trabalho. Não adianta citar a palavra mágica se não tiver algo na prática para mostrar. Leia, estude e pratique muito. O mesmo vale para acessibilidade do seu HTML. É outro assunto que precisa correr atrás urgente se ainda o fez. E SEO é outra coisa que, mesmo que dê para dar uma olhada no seu código de HTML, seria melhor se fosse exemplificado. Para isso, seria bom que tivesse um site. Seria melhor ainda se digitassem apenas seu primeiro nome no Google e seu site pudesse aparecer em primeiro.

Manter um blog é algo que todo profissional antenado deveria arriscar. Blogs revelam muito sobre o tipo de profissional que você é, principalmente ser for sobre tecnologia. Blogs revelam se você sabe escrever, se é antenado em oposição a ser apenas alfabetizado. Se não sabe escrever é melhor que aprenda. Ninguém espera que você seja um Shakespeare, mas que pelo menos não seja alguém que não sabe se expressar bem com palavras. Talvez você está se perguntando o que isso tem haver com uma vaga de web designer. Mas saber se expressar bem demonstra que você é leitor de alma ou alguém que leu o último livro no primeiro grau. Há mais chances de você conseguir uma vaga demonstrando que é leitor não somente de livros técnicos do que o oposto.

Ainda sobre ter um blog, é nele que você vai colocar suas experiências profissionais, seu próprio portifólio. Tenha uma página separada para mostrar o que você já fez e os projetos que participou. Mesmo que nenhum tenha sido remunerado e que você ainda não tenha experiências profissionais formais, desenvolva sites de exemplos para demonstrar os conhecimentos que você possui. Isso é muito importante. Colocar referências onde você pode ser encontrado como Flickr, Orkut, lista de feeds ou OPML, Devian art etc, pode ser de interesse de algumas empresas e outras não. Mas se no seu orkut você fizer parte de comunidades como “sou nazista e odeio negros, homossexuais, nordestinos e mulheres” ou “sou cleptomaníaco, e daí?”, isso pode selar destino profissional pra sempre. Tome cuidado com isso.

Sobre o seu “design” também tem que ser legal, sem dúvida. A teoria é importante mas saber fazer é mais. Basta bater o olho no trabalho de alguém para saber se ele sabe trabalhar com cores ou não. Se somente sua família disse que as coisas que você faz na vida são “bonitas” e “legais”, desista. É interessante que você se aproxime de outros profissionais para avaliarem seu trabalho e ter um constante feedback. Faça parte de fóruns, listas e comunidades de web designers para colocar seu trabalho à prova se você não tem contato direto com outros profissionais. Design para web é muito diferente de impressos, por mais que você acredite que não. O tamanho dos elementos, a disposição etc, são completamente distintos. Um site é feito para “usar” e “navegar”, e isso é óbvio no primeiro contato.

Agora sim sobre o currículo propriamente dito. Se você está atrás de uma vaga para web designer, colocar que possui curso de Microsoft Word e Excel só vai demonstrar que você não sabe nada. Muito menos que tem curso de Windows e digitação. Isso vai revelar que você tem mais preocupação em convencer o RH de que você sabe usar um computador do que mostrar que você é um web designer competente. Deixe de fora do currículo aqueles empregos que não estão relacionados à vaga. Se você entregou pães na padaria da esquina até seus 18 anos ou trabalhou como engenheiro de aeronaves, colocar essas experiências profissionais não vão te ajudar a conseguir a vaga. Coloque somente experiências de trabalho como web designer. E se sempre trabalhou em casa como freela, coloque os sites que você mais se orgulha.

Seria legal que o mesmo currículo que você enviasse impresso (se for o caso) estivesse disponível online também. Coloque essa informação no topo do currículo informando que todas as urls na versão impressa estão facilmente clicáveis na versão digital que você deixou disponível na web. Se ao invés de currículo você preencher um formulário no site da empresa, coloque nas observações o endereço para o seu currículo e/ou portifólio, não se esqueça disso.

Informações falsas e mentiras sempre serão descobertas, acredite. E isso pode te manter bem longe de um emprego por um bom tempo se chegar a ser contratado e tiver que ser despedido por informações falsas. Se não sabe algo, não coloque. É melhor do que mentir. Saber uma língua estrangeira como o inglês é muito importante porque todos os bons livros e aqueles que realmente fazem a diferença para profissionais avançados estão em inglês. Se quiser ir longe não será possível sem o segundo idioma.

Tem mais alguma coisa que acha que deveria estar aqui? Vamos trocar experiências!
Raphael Taveira Webdesigner
Avaliação (x)HTML, CSS & Visual.
Ocupado com projeto !!!
"Minhas seções": CSS & Semântica(Tableless)

Contato: raphaelstrous@yahoo.com.br

#2 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 27/07/2007, 12:17

Esse artigo do Henrique é muito bom... eu já tinha lido.

Mas esse artigo não deveria estar aqui. Podem ver claramente que não fala exatamente sobre conseguir uma vaga para um profissional TI, e sim, para um webdesigner.
att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO

#3 Raphaell

Raphaell

    Normal

  • Usuários
  • 80 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Recife/PE
  • Interesses:Tableless, CSS, XHTML, Flash, ActionScript, Photoshop, Fireworks, Teoria das cores, Webdesign.

Posted 27/07/2007, 12:30

Qual seria o local pra por sobre webdesign ?
Raphael Taveira Webdesigner
Avaliação (x)HTML, CSS & Visual.
Ocupado com projeto !!!
"Minhas seções": CSS & Semântica(Tableless)

Contato: raphaelstrous@yahoo.com.br

#4 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 27/07/2007, 12:56

Design » Design em Geral » Mercado de Trabalho de Design

http://forum.wmonlin...p?showforum=166

Daqui a pouco o bimonti move pra lá.
att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO

#5 Stress

Stress

    Veterano

  • Monitores
  • 1111 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Salvador-BA

Posted 27/07/2007, 14:43

Qual seria o local pra por sobre webdesign ?



Design » Design em Geral » Mercado de Trabalho de Design

http://forum.wmonlin...p?showforum=166

Daqui a pouco o bimonti move pra lá.


movido.
Stress - Monitor Webfórum - Equipe de Editores Web / Negócios & Oportunidades

Desde de 2002 usuário ativo.(antigo nick que deu tilt era XITEM).

Posted Image

#6 bimonti

bimonti

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2654 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 27/07/2007, 15:00

O cara acima é mais rápido que eu ... ^^

Vlw bro!
WebFórum - Equipe de Desenvolvimento - Monitor
Posted Image
Yeah I do have some stories, and it's true I want all the glory ...

#7 RonsisM

RonsisM

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15724 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Plovdiv

Posted 14/09/2017, 06:05

Purchase Tadalafil cialis Another Name For Keflex
Dapoxetine 30mg Over The Conter Chlamydia Treatment Amoxicillin
Cialis Commande <a href=http://cialtobuy.com>cialis</a> Purchase Discount Bentyl Internet Online Jersey City
Zithromax And Grapefruit cialis Buy Pfizer Viagra 100mg
Amoxicillin Not Strong Enough Diflucan For Sale Online Lozol
Cephalexin Dosing In Dogs <a href=http://cialtobuy.com>cheap cialis</a> Generic Dutasteride Cod Accepted In Internet Free Consultation
Amoxicillin Allopurinol cheap cialis Foro Viagra
American Online Drugstore Isotretinoin on line Best Price Fastest Shipping Cialis
Tanning Amoxicillin <a href=http://cialtobuy.com>cialis</a> Atenolol And Amoxicillin Conflict

#8 RonsisM

RonsisM

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15724 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Plovdiv

Posted 02/10/2017, 09:01

50 Mg Amitriptyline Without Rx Generic Tadalafil levitra for sale Acheter Cialis Lilly

#9 Miguceamma

Miguceamma

    MiguPenjisse

  • Usuários
  • 13201 posts

Posted 06/10/2017, 06:36

Cheap Super Kamagra Uk Effet Du Cialis 20 viagra Ordina Cialis Online
Low Cost Viagra Levitra Generique Danger Ou Trouver Du Viagra Pas Cher viagra Viagra Vente Ligne Viagra Buy Oonline Where Can I Buy Cialis Professional

#10 RonsisM

RonsisM

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15724 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Plovdiv

Posted 11/10/2017, 16:22

Cialis Authentique Prix levitra online Dapoxetina Ricetta
Hydrochlorothiazide Hypertension Renfrewshire buy viagra online Prix Du Viagra Pharmacie France En Caen Kamagra 50 Mg
Is Generic Levitra Safe Difference Viagra Cialis Kamagra En Ligne Orleans viagra online Amoxicillin Dose For Dog Cialis 5 Vademecum Proscar O Propecia

#11 RonsisM

RonsisM

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15724 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Plovdiv

Posted 28/10/2017, 20:19

Buy Dapoxetine Paypal Clomid Et Prise De Poids Cialis Farmaco Da Banco generic levitra online Comment Acheter Du Baclofene Sur Internet Where Do I Buy Cialis Acheter Viagra Pas Cher Paris
Amoxicillin Potentiated By Cephalexin Side Effects Stomach Pain viagra prescription Acquistare Caen Kamagra Kamagra 100mg In Linea Purchasing Isotretinoin
Articulo 151 Calais Pills From Canada Pharmacy Rite Aid Price Amoxicillin 500 Mg buy viagra online Cialis Free Trial Offer
Order Now Generic Dutasteride levitra prices 20 gm free delivery 312 Global Pharmacy Canada

#12 HaroNism

HaroNism

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15385 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 29/10/2017, 14:10

Zithromax And Advil Viagra Vente Internet viagra Discount Celebrex Online Viagra Kaufen Fulda
Drug Extra Erectile Dysfunction viagra Is Trimox And Amoxicillin The Same Zithromax For Gonorrhea Treatment
Order Viagra No Prescription Online Where To Get Viagra Sans Ordonnance Amoxicillin Pharmacie Gracieux Ans viagra Occasion Levitra 10 Mg Orodispersible Comprar Alli Adelgazante Online Site Vente Viagra En Ajaccio

#13 RonsisM

RonsisM

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15724 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Plovdiv

Posted 13/11/2017, 00:48

Amoxicillin And Motrin Comment Obtenir Du Viagra Gratuitement generic viagra Seroflo
Doxycycline Online India Levitra Offerta viagra online Pyridium Australia Cialis 20mg Indikation Propecia Sefh
Amoxicillin And Breast Feeding viagra Does Lasix Do

#14 HaroNism

HaroNism

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15385 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 13/11/2017, 09:20

Buy Doxycycline Antibiotics Where To Buy Tadalafil Online cialis Viagra Funktioniert Nicht How To Buy Amoxicilina Without Dr Approval Order Celebrex
Cialis Con Cerveza Amoxicillin And Bleeding viagra online pharmacy Teva Viagra Price

#15 RonsisM

RonsisM

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15724 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Plovdiv

Posted 28/11/2017, 13:47

Keflex Milk viagra prescription Generic Viagra And Cialis
Where To Buy Clobetasol Eczema Cialis Price cheap cialis Std Medications Online
Cialis Barato Madrid Buy Zithromax Next Day Delivery cialis price Cialis A Vendre Cialis Esiste Il Generico
Propecia A Semana Santa Buy Kamagra Lione cheap cialis Domperidone In Usa Cialis Legal Kaufen




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq