Jump to content


Prottom's Content

There have been 119 items by Prottom (Search limited from 29/03/2023)



Ordernar por                Order  

#131798 Site De Imagens Vetorizadas ?

Posted by Prottom on 29/06/2003, 10:10 in Editores Vetoriais

site

alguma coisa encontrará aqui...



#110593 Exportando Imagens No Corel

Posted by Prottom on 02/06/2003, 01:37 in Editores Vetoriais

Se vc vai usar na web, experimente o comando File>Publish to the web>Web image optimizer
Aí vc vai encontrar diversas opções de otimização de imagem, se vc usar a higest quality , terá uma imagem mais pesada, (mas nem tanto, dependedo das cores etc), mas não deve perder tanto assim em qualidade. Se vc escolher os métodos progressive ou optimize, vai perder mais um pouco. Mas vc vai poder verificar tudo isso no preview que o programa te dá.De fato não é prá imagem ficar ruim como vc diz...
PS: Esse método é só prá imagens prá web, se for prá imprimir, use o comando exportar e configure uma resolução alta,como 300dpi. Boa sorte!!!



#168202 Dimensões No Corel Draw

Posted by Prottom on 14/08/2003, 09:38 in Editores Vetoriais

Olá Deborah...
Quando vc exporta um trabalho para bitmap (jpg, tiff, gif, etc) vc deve especificar o tamanho e a resolução no momento em que vc for salvá-lo. Tanto quando vc exporta ou quando vc salva pra Web, aparecerão janelas prá que vc entre com esses valores (dimensões em pixels e resolução). Se vc não o fizer a imagem será salva no tamanho que aparece no monitor em 72 dpi. Como o corel trabalha com vetores essas dimensões podem variar à vontade sem prejuízo prá qualidade da imagem (a não ser que vc misture algum bitmap à imagem).

Pode salvar em 72 dpi mesmo, Pedro...já pensou em usar uma imagem de 300dpi prá web? :rolleyes:



#169448 Tutorial Entrelaçamento

Posted by Prottom on 16/08/2003, 13:04 in Tutoriais Editores Vetoriais

Gostei!!! Ainda nos abre os olhos pro powerclip prá inúmeras montagens. É legal tb porque ainda deixa o circulo debaixo com uma certa mobilidade...Muito bom Naty!



#53635 Efeito Sépia

Posted by Prottom on 06/03/2003, 18:12 in Editores Bitmap

eh soh por uma layer por cima em modo color... muito mais fácil...

mais do que dar um clique??? esse efeito tá pronto no ps Relent...basta aplicar.



#53629 Efeito Sépia

Posted by Prottom on 06/03/2003, 18:01 in Editores Bitmap

Nunca ví esse efeito Séfia (acho) ..

alguem tem alguma imagem aí pra me "lembrar" ?

Lincoln, Sépia é aquele tom meio alaranjado, ou amarelado de foto antiga....Não precisa trabalheira porque esse efeito vem prontinho no ps, basta abrir a palheta de styles, (photographic style) está mesmo entre o styles default.
É um quadradinho amarronzado e se chama exatamente "sepia tones".
Abra a foto colorida, preto e branco o que for...e clique lá, pronto !

As outras dicas levam lá mas demora mais, o gradiente map é ótimo prá se alterar os tons gerais das figuras e vc não fica restrito ao sépia.



#67286 A quanto tempo vocês mexem com design?

Posted by Prottom on 29/03/2003, 12:06 in Teoria da arte e tipologia

Bem , eu sou o vovô do forum, mas como acho que nunca é tarde prá se fazer alguma coisa que a gente gosta estou cá estou mexendo com o ps, corel, illustrator, photopaint, etc. Vai parecer um depoimento às avessas... A muitos e muitos anos atrás fiz um curso de desenho, porque sempre gostei de desenhar. Arranjei um emprego numa firma de impressão a silk screen, fazia uns deseinhos lá. Depois entrei numa faculdade de desenho industrial, isso precisamente a 20 anos atrás. Porém como a vida dá voltas acabei arrumando um emprego num banco e a facul acabou dançando. Esporadicamente voltava pros blocos de desenho. Aí pintou um grande hiato em relação aos gráficos, me afastei muito. Depois fui trabalhar na Varig, onde estou até hoje. Há dois ou tres anos comprei o PC e vi a possibilidade de resgatar o meu antigo sonho, me interei sobre os programas gráficos e a uns dois anos venho usando o corel e o ps a um pouco menos. Com certeza devo muito aos foruns especialmente ao pessoal ex-freemind, (lincoln, alx, pc arashiro, zero, fenris,yaru, rodrigo, montanha, lu, greenboy e mais uma galera que tava lá, valeu pessoal!!!:ok: ) porque foi a partir daí que eu comecei a entender melhor a linguagem da informática e pintou um grande estímulo, com muitos toques , já que no meu meio ninguém saca nada do assunto. Pesquiso muito sobre o design, livros e revistas, prá não perder a ligação com a área. Aliás aquele desenho da mulher estrela foi publicado na Digital Designer deste mes. Espero ainda trabalhar no setor, mas isso vai depender dos próximos acontecimentos. Ainda que provavelmente eu seja o mais amador do forum, tenho que dizer que realmente amo a industria gráfica, design e illustração.Isso aí. Grande abraço! :ok:



#97449 Cor Porcentagem(%)

Posted by Prottom on 12/05/2003, 16:02 in Editores Vetoriais

Pessoal uma dica boa quanto ao uso de degradês no Corel que levam preto (que peguei na design gráfico) é a seguinte:
Só para cores CMYK.
Quando a gente faz um preenchimento degradê composto de uma cor mais o preto, podem reparar que o preto vai ficar esmaecido, com um contraste meio xoxo. Mas pra resolver isso façam assim.
Suponha que a 1ªcor seja um amarelo com a seguinte especificação
C=0 , M=0, Y=40, K=0
O preto será "0" para todas e K=100
Porem pro contraste ficar legal adicione os valores da primeira cor ao preto, o seja altere o preto para:
C=0, M=0, Y=40 e K=100
Vocês vão ver a diferença gritante com um degradê muito mais definido, não acinzentado, lindão.



#107553 Soluções Dos Exercícios

Posted by Prottom on 28/05/2003, 14:32 in Tutoriais Editores Vetoriais

Hummm... é pro pessoal fuçar e explorar o programa mais intuitivamente...



#129854 Soluções Dos Exercícios

Posted by Prottom on 26/06/2003, 22:55 in Tutoriais Editores Vetoriais

Depois que a gente vê a solução fica tudo tão fácil!!! Ah, Tia Naty , to me sentindo burro prá dedéu!!!! E eu brigando lá com as linhas guia!!! Muito legal, esses recursos facilitam demais mesmo.
Bem, nos exercícios 4 e 5 procurei utilizar o Transformations, mais o Shape, prá soldar umas partes...Mas não fiz nada em 2 minutos!!! E olha que ficaram umas arestas, linhas meio sobrepostas...
Posted Image
Posted Image

Viu só, tá um pouco tosco,,,utilizei umas "gambiarras", mas não usei as linhas guia. No exercício 4 começei pelo menor quadrado, aí fui aplicando ao duplicado com o transformation. Com a referencia dos quadrados pequenos dando as proporções fiz o quadrado maior. Prá fazer a continuação com aparencia sobreposta utilizei o shape (weld);
No exerc 5. utilizei as proporções (1:4) começando por um pequeno retangulo, depois fui emendando com o Shape as elipses nas proporções (2, 4,6...) com uma parte pronta compus o restante..
.
Ps...não sei se tô meio caolha, mas não parece que o exercício 4 provoca um efeito visual estranho? A parte superior do desenho parece extendida. :blink:

Com certeza vc vai nos contar uma forma mais facil de fazer isso né?? :)



#121842 Soluções Dos Exercícios

Posted by Prottom on 17/06/2003, 00:27 in Tutoriais Editores Vetoriais

Olha, sabe que eu gostei desses execícios, parece mesmo um quebra-cabeçazinho!!! nunca tinha usado linha guia, réguas etc. Nada de técnico... Bem ainda não fiz o 4 e o 5, porque o meu corel ficou uma lerdeza só, perdi a paciência... tá com 300mb de memória e não sei o que acontece.
Bem, observei os desenhos prá descobrir as relações. No 2 vi ser um quadradão dividido em 8 colunas, então fiz logo um quadrado de 80X80 e com auxílio das linhas guia fui traçando as outras linhas com a bezier(linha) de 10 em dez. O nº3 fiz um quadrado 60x60 pg tinha 6 divisões iguais, fiz um grande X ao centro dividindo o quadro em 4 e trabalhei um quarto desse "X" usando as linhas guias, depois dupliquei ce rotacionei com "transformation" prá fazer mais uma banda, com a metade pronta dupliquei todo o desenho encaixei-o na posição oposta e eliminei as linhas sobrepostas...
Parece que é bom trabalhar com um desenho grande prá se obter precisão, porque percebi diferenças quando estava reduzido e depois ampliei...
Bom partir pros outros...mas como li a resposta do pedro, acho que já tenho a dica... se bem que acho provavel que eu fosse utilizar o contorno mesmo na 5, porque me veio essa idéia a cabeça, mas acho que dá pra fazer no mesmo esquema com as linhas guia, pois é um quadrado + meia elipse, com divisões iguais...é acho que vou fazer assim...
té mais



#74295 Apagar

Posted by Prottom on 08/04/2003, 17:09 in Editores Vetoriais

orra , moh embaçado hein :blink:

pensei q tinha outro jeito :P

Contorno onde passa a borracha??? A borracha do corel é ótima!. Acho que o que vc está querendo é eliminar o contorno da figura, aí vc tem que ir na ferramenta "outline tool"(contorno) , uma caneta tinteiro, e marcar aquele grande X, ou seja sem contorno. Vê se não é isso... ;)



#26334 Desenhando logo Escaneado no Corel

Posted by Prottom on 17/01/2003, 09:26 in Editores Vetoriais

E não é que ficou legal...vc tá indo bem!!! Desculpa fenris. O comando correto do outlines é o seguinte: Lá em cima no menu vá em Arrange>convert outline to object. Isso transformará qualquer contorno em objeto editável. Vale a pena se dedicar um pouco ao corel, pq tem uma xxxxx versatilidade e não é tão dificil qto parece.



#25934 Desenhando logo Escaneado no Corel

Posted by Prottom on 16/01/2003, 12:23 in Editores Vetoriais

Bem fenris, vi que vc tem no seu logo uma seta, que vai ser fácil de fazer com a beziér ou polyline. Depois vc tem um semicírculo. Mesmo esquema...vai ser muito dificil não porque não tem detalhes mirabolantes...Não esqeça que prá circulos temos a ferramenta própria. Voce pode fazer somente o contorno em meia lua, numa espessura mais grossa, depois transformá-los em linhas (create outlines), depois pode aplicar um preenchimento. Fica preciso. Vc também pode jogar um pincel sobre as suas linhas de desenho, isso vai te dar uma espessura característica, que vc pode alterar a vontade. Clique nas linhas (paths) e depois clique sobre os pincéis caligráficos. Voce tb pode alterar o conteúdo deles; podendo aplicar até gradientes.
Inté!!!Boa sorte!



#26345 Desenhando logo Escaneado no Corel

Posted by Prottom on 17/01/2003, 10:34 in Editores Vetoriais

Ficou bom...viu só. Agora vc já pode partir prá outros trabalhos com o corel. Sobre o logo, é obra sua ou a empresa já te mandou pronto??? Acho que ele poderia ser mais simplificado, pois tem vários objetos soltos sem uma idéia muito definida. Acho que vc poderia enriquecer mais essa marca usando linhas mais grossas, sombras, mais aí acho que ia ter que alterar o design. No todo ficou legal.



#74286 Registro De Trabalhos

Posted by Prottom on 08/04/2003, 16:43 in Mercado de Trabalho

realmente .... 700-1000 é MUITO caro!

Lincoln, talvez esse chegue a ser o valor pro registro de marca, mas pelo o que chequei , vejo que há uma diferença nesse conceito. Pelo que entendi a "marca registrada" está necessariamente ligada à um produto, ou seja vc também está registrando um produto, uma empresa, exatamente uma marca, é outra parada. Mas o direito de reprodução trata de criações intelectuais, artísticas, gráficas. Esse sim é o copyright, o que vai proteger sua obra de reproduçao indevida. E custa r$17,00 . Essa dica saiu publicada na revista "Professional Publish" deste mês. E a matéria se inicia exatamente assim: "Com certeza vc já pensou muitas vezes em registrar suas criações, mas nunca fez isso por pensar que custaria uma fortuna".

Veja o que vc quer registrar de fato, uma marca de uso empresarial ou um trabalho artístico ou intelectual.
Aqui tem um link do INPI tratando do preço: http://www.inpi.gov....q_principal.htm



#71404 Registro De Trabalhos

Posted by Prottom on 04/04/2003, 11:07 in Mercado de Trabalho

Pessoal , (olha aí Fenris :lol:)esta dica é prá quem quiser registrar seus trabalhos. O registro de imagens, livros, logomarcas, textos etc, pode ser feito através da biblioteca nacional, que tem postos em vários estados brasileiros. O registro de cada trabalho custa R$17,00. O site prá maiores informações é: BN, lá, entre em serviços. :ok:



#72057 Registro De Trabalhos

Posted by Prottom on 05/04/2003, 08:35 in Mercado de Trabalho

perae:

detalhe: esse registro é pra Direito Autoral ?

Isso lincoln direitos sobre a reprodução e uso do seu trabalho. Isso vale pras musicas, letras, desenhos,logotipos, qualquer tipo de representação gráfica, etc... Se vc for até o "perguntas frequentes"vai ver tudo explicadinho, inclusive sobre o registro de sites.



#73873 Registro De Trabalhos

Posted by Prottom on 07/04/2003, 17:38 in Mercado de Trabalho

Eu tava dando uns rolés lá no site do PC e descobri que tem um lance de registro de marca também. A famosa "marca registrada". Isso é feito em outro orgão o INPI (instituto nacional de propriedade industrial), tem site, mas não lembro o link agora. Porém ainda não saquei se registrando-se uma marca, (acho que isso vale para os logotipos, ou logomarcas), isenta-se do registro de reprodução (o famoso copyright) :blink:



#81193 Cores Metalicas

Posted by Prottom on 20/04/2003, 15:14 in Teoria da arte e tipologia

Ihhh,,,o meu é em inglês, pode ser que alguma tradução não seja exatamente como o programa apresenta...mas vamos lá: windows=janelas, swatches=amostras(de cores, são as paletas de cores), Gradiente tool é a ferramenta Degradê, aquele retangulo degradê na barra de ferramentas que vc vai usar prá dar o seu efeito metálico. É só isso né???
Dá uma uma olhada nestes tutoriais do freemind tutoriais efeitos metalicos etc....
Com certeza suas dúvidas vão acabar!!! Boa sorte!



#81137 Cores Metalicas

Posted by Prottom on 20/04/2003, 13:42 in Teoria da arte e tipologia

Bem, acho que vc está procurando um efeito metálico com gradientes, não exatamente cores metálicas ...é isso?? Se vc for no menu windows>swatches, vc vai encontrar um monte de paletas de cores, muitas cores, mas são cores simples. Prá se ter esse efeito tipo xp vc tem que usar o preenchimento gradiente (Gradient Tool). . Vc escolhe um gradiente e pode editá-lo. Dê dois cliques sobre o exemplo que vai se abrir na barra de propriedades, aí abre-se a janela (editor de gradientes). Então vc clica sobre um dos quadradinhos de cor do gradiente (tem uma setinha prá cima que vai ficar preta, indicando que a cor está selecionada) > Então com uma das paletas de cores abertas (swatches) vc clica sobre a cor desejada e vai ver que então o gradiente vai assumir a cor que escolheu. Boa sorte aí!



#202762 Reflexo Azul ?

Posted by Prottom on 06/10/2003, 13:39 in Editores Bitmap

Da forma que o kreativ falou dá. É simples. Acho que vc teve dúvida na execução né?


1-Vc cria uma nova camada, (layer).

2-Dê uns toques nela com o um pincel tipo respingos ou spray bem granulado na cor desejada, nos cantos ou na região onde vc quer o efeito. (sugestão: assorted brushes > 54 - (pincéis diversos ou variados)

3-Aplica um motion blur forte (desfoque de movimento) em direção inclinada.

4-Deixe essa camada sobre a foto e dê-lhe transparência ou algum modo de transparência se necessário.


Depois vc pode viajar mais, criando outras camadas, com uma fumaça dispersa, granulação (noise, etc)



#81129 Efeito Corel Draw

Posted by Prottom on 20/04/2003, 13:09 in Editores Vetoriais

Blz?! Seguinte, esse layout tá com cara de desenho mesmo, mas é possível se conseguir efeito semelhante com o Corel, embora normalmente se use mais os programas de bitmap tipo photoshop, photopaint, etc,,, Mas, o corel tem lá suas capacidades de edição de bitmap e são surpreendentes. Esse tipo de trabalho é chamado de alto contraste. Faça o seguinte abara um documento novo em branco. Depois importe a foto que vc quer usar. No corel vc tem que usar "Import" porque ele é um programa vetorial. Então experimente esses passos com sua foto selecionada:
No menu: Bitmap>mode>Black&White 1bit
Na janela que se abrir escolha "Line Art" no menu pop up, aí controle os contrastes como achar melhor (threshold).
Aí vc já tem uma foto em alto contraste em preto e branco.
Agora a parte mais interessante, vc pode aplicar preenchimentos nesta figura. As partes brancas o corel interpreta como preenchimento mesmo (fill) e as partes negras como contorno (outline)

Simplesmente clique numa cor e arraste para a parte branca para colorí-la
Para colorir a parte negra é a mesma coisa, só que vc vai aplicá-la bem na borda da figura (o quadradinho de cor fica oco, como um contorno mesmo).
Alem desses contornos vc pode aplicar os preenchimentos interativos (gradientes, bitmaps) num enorme numero de variações icríveis, dá prá viajar bastante. Boa Sorte!!!!

Veja aqui o exemplo que fiz utilizando cores tanto pro preenchimento qto pro contorno, mas vc pode deixar uma parte branca ou negra se quiser.:Posted Image



#83073 Efeito Corel Draw

Posted by Prottom on 22/04/2003, 22:22 in Editores Vetoriais

Humm...Prá colorir voce pode aplicar o preenchimento usando a caixa de ferramentas, neste caso a ferramenta fill,ou seja a lata de tinta. Sua figura deve estar selecionada. Clique na lata e escolha uma cor(padrão,gradiente, o que for), essa cor, ou padrão, vai preencher as áreas brancas. Prá colorir as partes pretas vc vai usar a ferramenta contorno, a ponta da caneta tinteiro, aí é a mesma coisa. E a outra forma é como eu falei: abra a paleta de cores clique em uma cor, mantenha-a clicada e arraste com o mouse sobre a área que vc quer colorir, aí ?é só soltar. Boa sorte!



#48144 Desenho a mão livre

Posted by Prottom on 24/02/2003, 14:05 in Editores Bitmap

Eu sou fã das mídias naturais, embora tenha deixado de lado nos últimos anos... O desenho tá espetacular!!! Parabéns aí pro cara,.. tá lindo e fiel.
Só prá confirmar...vc falou que o desenho é a mão livre mas postou na seção de photoshop... é grafite ou ps???




IPB Skin By Virteq