Jump to content


Vivi_Moda's Content

There have been 4 items by Vivi_Moda (Search limited from 30/03/2023)


Ordernar por                Order  

#957752 Cromias Para Silk Screen

Posted by Vivi_Moda on 12/02/2009, 21:24 in Produção Gráfica

Oi pessoal, voltei...
Agora já li muito mais, pesquisei mais ainda e instalei o Photoshop no computador para poder seguir os procedimentos de arte-final para silk screen quando se quer estampar uma foto colorida.
Aprendi - inclusive com vocês aqui do WMO - a fazer a separação de canais CMYK etc.
Mas aí, para variar, surgiram novíssimas dúvidas, alimentadas ainda por cima, por um amigo que trabalha na área. Diz ele que essa separação que fazemos não é confiável pois a imagem pode não ficar nítida e, dependendo da tinta, pode entupir a tela.
Um outro amigo me disse que o mais seguro para evitar entupimentos é escolher para tela um tecido técnico (poliéster) de monofilamento, com diâmetro intermediário de fios, e 77fios por centímetro. Eu entendi superficialmente tudo isso que ele me falou, porque ele não soube me dizer nada em relação ao tamanho ideal dos pontos de retícula para imagem ficar legal e não entupir nada. A maioria dos lugares diz que a freqüência de 35 linhas por polegada é uma medida razoável que se adapta à maioria das imagens. Mas eu preciso ter certeza.
E tem mais (minha cabeça é um poço sem fundo para perguntas...), quando se quer silkar camisetas de cores escuras não se pode usar a quadricromia porque as tintas são transparentes. E como se faz então??

Portanto, se ainda restar um pouquinho de paciência em vocês, poderiam me esclarecer essas dúvidas?!

Seuboi, você poderia me explicar como se acrescenta canais no Photoshop para eu fazer isso que vc me ensinou: "criar uma separação em canais do photoshop, acrescentando um canal para oque muitos chamam de "branco brilho", que vai reforçar a "luz" na arte, uma de "cinza neutro" (que vem a ser um clear 25 a 35% preto), que vai reforçar e espalhar melhor as sombras, estas sendo estampadas por ultimo (ciano, magenta, amarelo, preto, "cinza neutro" e "branco brilho")".
Outra coisa, você respondeu a outra pessoa em relação à retícula o seguinte: "Mas quanto ao uso da reticula é meio relativo, se tu vai estampar um chapado com tinta plastisol é legar usar uma tela 77 com reticula a 08 ou 85%, assim você tem uma estampa menos "dura" e ainda rola uma economia de tinta na ordem de 30%, mas se tu vais estampar com tinta base d´agua, faz um chapado em tela 55 e seja feliz." O que vc quer dizer com 08 ou 85%, é o tamanho da retícula???

Obrigada a todos.



#956483 Cromias Para Silk Screen

Posted by Vivi_Moda on 02/02/2009, 20:57 in Produção Gráfica

Olá seuboi, tudo bem?
Eu agradeço seu esforço mas não entendi muito bem. Já ando pesquisando a um tempão na internet dados sobre isso mas é tanta informação que já estou perdida...rsrsrs
Bem, as conclusões que cheguei foram: quando se quer uma estampa de cores chapadas usa-se silk screen e o que é preciso para preparar o arquivo para que a gráfica gere os fotolitos para abrir as telas é o processo que descrevi na minha questão nº.1.
Minha dúvida agora é quanto a estampas com degradês ou fotografias complexas. Qual técnica seria alternativa para o transfer?? Na minha pesquisa algumas pessoas falaram que era Quadricromia, por isso na questão nº.2 perguntei qual o processo para preparar o arquivo para a gráfica.
Peguei na internet dois exemplos de camisetas estampadas e gostaria de saber se vc saberia como fazer.Como_fazer_02.jpg Como_fazer_03.jpg
Como fazer a separação de cores nesses degradês? É através de retícula? E como se faz essa retícula? E lembre que tenho que usar o CorelPHOTO que tem umas ferramentas parecidas com as do PhotoShop.
Agradeço desde já a ajuda.
Vivi



#955877 Cromias Para Silk Screen

Posted by Vivi_Moda on 29/01/2009, 12:26 in Produção Gráfica

Muito obrigada PenDragon.
Fico aguardando agora alguém me esclarecer as dúvidas sobre quadricromia.



#955820 Cromias Para Silk Screen

Posted by Vivi_Moda on 29/01/2009, 00:34 in Produção Gráfica

Boa noite caros amigos, acabo de me inscrever no Fórum e através de algumas discussões anteriores quase esclareci totalmente as minhas dúvidas sobre Silk Screen. Só sei lidar com os programas da Corel (minha versão é a 12ª) e nunca nem olhei para o Photoshop, o que me traz alguns transtornos mas não tenho tempo para aprender PS agora, portanto peço a compreensão e paciência dos defensores do citado software.
Minhas persistentes dúvidas são sempre relativas à preparação do arquivo para levar para gráfica gerar os fotolitos:
1) Me confirmem se aprendi certo: Quando se quer um silk de cores chapadas pode-se fazer um desenho de vetor no CorelDraw, e para fazer a SEPARAÇÃO DE CORES, copiar e colar esse desenho em várias páginas (para que fique sempre na mesma posição relativa na página), sendo que cada página será referente a uma cor do desenho, e cada pág dessas vai gerar um fotolito separado para revelar telas separadas, uma para cada cor de tinta, que por sua vez devem se encaixar perfeitamente, resultando no desenho completo. Para que esse encaixe saia perfeito é preciso fazer marcações (como cruzetas, por exemplo) repetidas em todas as páginas, que são as chamadas marcas do Registro. Feito isso devo gravar em um CD, DVD ou PenDrive para levar para gráfica gerar os fotolitos, um arquivo em CDR (CorelDraw) sendo a primeira página com o desenho colorido, e as págs seguintes com as partes separadas do desenho por cor mas preenchidas de preto. A MINHA DÚVIDA É: tenho que salvar em mais algum formato, TIFF, BMP ou coisa parecida? Ou está pronto, é só isso mesmo?
2) Quando quero "silkar" uma imagem que é uma foto, com milhares de cores e cheia de degradês, qual método que uso, Quadricromia, Transfer, ou o que? Li em uma das discussões daqui a seguinte dúvida:
"Sem querer abusar da boa vontade de ninguem vou expor minha duvida e descrever o que eu fiz. Bem, preciso revelar 4 telas para entregar um trabalho em policromia, até hoje só trabalhei com coisas chapadas em camisas, só que preciso compor uma imagem com muitas cores então optei por esse processo e não sei como fazer a o tratamento da imagem para impressão. O que eu fiz por intuição peguei a figura bmp no Corel Photopaint dividi os canais em CMYK, e agora como faço para transformar em reticula e imprimir. Pode deixar que eu não vou perguntar como se revela a tela, meu problema ta só na impressão." Fabiano Monte 22/06/2004
NOVAMENTE eu não estou interessada em imprimir, só quero saber como faço a preparação do arquivo para levar para gráfica gerar os fotolitos, portanto preciso saber se é só fazer esse processo no CorelPhoto descrito pelo Fabiano, gravar os arquivos CPT e mandar para gráfica, ou tem que saber transformar em retícula, quantos pontos por polegada, ângulo das 4 cores... Eu já passei muitas e muitas horas tentando descobrir isso, quando que por milagre achei esse fórum, por isso peço ajuda, MUITA ajuda nessa hora!!!
Obrigada desde já por qualquer resposta.




IPB Skin By Virteq