Jump to content


SpectraMan's Content

There have been 38 items by SpectraMan (Search limited from 29/03/2023)



Ordernar por                Order  

#678377 Photoshop - Imagem/vetor

Posted by SpectraMan on 22/12/2005, 19:02 in Editores Bitmap

bom, tentei levar a conversa num nível de respeito. mas com este post vc não se mostra tão interessado em defender seu ponto de vista.

as regras são flexíveis. cada desafio é diferente do outro.
e o lance de querer mostrar que ALGUÉM está errada, no coments.

Estou defendendo meu ponto de vista e não fui desrespeitoso no post, acho que vc está vendo coisas.


2. Corel >>> Vetor REAL
Não é verdade. A linguagem vetorial do corel draw meio que "emula" o que seria um vetor. Sabemos que os programas que trabalham com vetores reais (coincidentemente aqueles que SALVAM como EPS) são FreeHand e Illustrator. Pode-se verificar isso tentando usar os vetores do CorelDRAW em programas 3D como 3DMax.

3. Vetor com efeitos
Também não é verdade. Não existe nenhum efeito aplicável a um vetor que seja considerado vetorial (salvo distorções). Nem mesmo extrudes são "totalmente" vetoriais. Efeitos como sombra interativa, transparências, blur, etc não são propriedades de elementos vetoriais.

Bom, isso só corrobora a minha opinião. Por um lado exigem um certo "purismo" na vetorização. Por outro, nem o que consideram vetor puro é realmente puro. Já que é pra liberar, então libera o photoshop.

Obs: Tá bom, eu já entendi que o organizador quis fazer do jeito que ele bem entendeu, ok. Só estou defendendo a participação do photoshop num hipotético contest onde só fosse necessária a vetorização. E se é pra ser uma vetorização "pura", então que não considerasse nem o corel.

Ups, desculpa se eu errei em tirar todos esses comentários do meio do desafio vetorial. A cada novo desafio eram criados kilos de post´s sobre o porque de photoshop não participar e toda vez a equipe do forum respondia a mesma coisa e se falava mais alto era taxada de MILITARISMO.

Mas de certa forma é mesmo. Como o aLx falou, nesse pode não participar o photoshop, mas no próximo pode. Não é o que geralmente acontece.

Desculpa por pensar em achar que deste debate ou enquete pudesse surgir argumentos realmente significativos para uma possível reavaliação do desafio vetorial. Ou para acabar de vez com essa questão.

Bom, vc não os considera significativos porque não quer.


Feliz natal pra todos, to indo pra praia, só volto daqui uns 10 dias.



#678096 Photoshop - Imagem/vetor

Posted by SpectraMan on 22/12/2005, 11:06 in Editores Bitmap

Se as regras não podem ser mudadas e estão certas sempre, então esse tópico nem deveria existir. Erro do criador do mesmo, não meu.



#678091 Efeito De Fogo Na Mão

Posted by SpectraMan on 22/12/2005, 11:01 in Editores Bitmap

Fiz uma coisa rápida aqui... Só uma idéia. Puxei o fogo pelo braço inteiro (foi com a stamp tool, então ficou meio escroto. Deixei a mão um pouco menos nítida, adicionei umas chamas, deixei a sala mais "dark". Bom, só isso, nada muito complicado de fazer.

Attached Images

  • wmo2.jpg



#678049 Photoshop - Imagem/vetor

Posted by SpectraMan on 22/12/2005, 10:04 in Editores Bitmap

tudo bem q seja a sua opinião. mas lembrem-se: REGRAS SÃO REGRAS.

se neste desafio não pode usar PhotoShop, paciência!
no próximo poderá entrar.

se fizéssemos um desafio "desenho com o mouse na mão esquerda" seria algo interessante... como disse antes: justificando o nome DESAFIO.

respeito a sua opinião, embora discorde: PRA MIM PHOTOSHOP NUNCA FOI, NÃO É E NUNCA SERÁ UM PROGRAMA VETORIAL.

=)

embora seja possível termos em breve um desafio de vetorização no ps... pq não?
apenas gostaria de alertá-los para a questão do uso da ferramenta correta.

um membro acaba de postar na sala de PRODUÇÃO GRÁFICA que vetorizou um logotipo no FIREWORKS (acho)... e é pra dar saída gráfica. ou seja: sinuca de bico!

e agora?
se tivesse feito no illustrator ou coreldraw o trabalho estaria concluído.

os desafios tentam simular estas situações. onde se tem limitações (REGRAS). por isso a limitação agora é o uso do photoshop.

não estamos discutindo se é ou não. a questão é: seguir as regras, ainda que discorde delas.

sacou?

abraços

Tá, mas esse tópico é justamente para questionar essas regras. Atenha-se às questões do tópico:

Photoshop deve ser considerado um programa vetorial e fazer parte do desafio de vetores?

OBS: Já sabemos que o photoshop é considerado um programa de manipulação e tratamento de imagens. A questão é: Ele deve ser TAMBÉM considerado um programa vetorial?


Ou seja, o tópico pergunta se o photoshop poderia ser utilizado no contest. É muito simples.



#677777 Photoshop - Imagem/vetor

Posted by SpectraMan on 21/12/2005, 19:37 in Editores Bitmap

E relembrando as questões levantadas pelo tópico:

Photoshop deve ser considerado um programa vetorial e fazer parte do desafio de vetores?

Sim, pois possui recursos vetoriais que possibilitam essa participação

OBS: Já sabemos que o photoshop é considerado um programa de manipulação e tratamento de imagens. A questão é: Ele deve ser TAMBÉM considerado um programa vetorial?

Sim



#677766 Photoshop - Imagem/vetor

Posted by SpectraMan on 21/12/2005, 19:23 in Editores Bitmap

Não estou querendo impor, pelo contrario, quero algo justo. Coloquei uma enquete aberta, um debate aberto.

Sim, mas vc está defendendo essa imposição.

Não estou desmerecendo quem mexe em apenas um programa, apenas estou comentando que para o mercado atual de trabalho é pouco. Em certas áreas. Pra você isso não é importante, pois você disse que não é da área. Mas creio que para outros que tem interesse isso é importante.

Como eu disse já anteriormente. Isso quem decide é o usuário. Um cara pode ser mestre em corel e precisar saber vetorizar no photoshop, até mesmo pra ajudar a fazer coisas em bitmap sem a necessidade de ficar trocando de programa. Vcs só olham um lado.

Também acho difícil proibirem a participação do Corel num desafio de tratamento de foto. Por que? Pois ele é uma xxxxxx em bitmap e ninguém ia usar, e caso usassem, perderiam. O photoshop, por ter alcançado uma grande competitividade, acaba sendo discriminado pelos corelmaniacos.

A intenção dos desafios vetoriais é que nossos usuários tenham a oportunidade trabalhar ESPECÍFICAMENTE com softwares voltados mais para trabalhos vetoriais! O que não é o caso do photoshop.

Se o objetivo do desafio sempre foi esse, pra que essa enquete? Se isso já está decidido, pra que ficarmos falando aqui?

O grande mérito de desafios vetoriais serem liberados somente para programas vetoriais é de ver nossos usuários que nunca mexeram em corel (por ex) acabarem se aventurando nele e aprendendo mais e mais!! COMO É O CASO DO ALN. CERTO ALN??

Eu já respondi isso milhões de vezes

Sim! nós estamos ligando para o rótulo!! Queremos ver nossos usuários experientes em corel e illustrator tb! queremos auxilia-los para quando conseguirem um emprego em uma gráfica ele possa abrir o corel ou illustrator e fazer as artes.

Queremos que nossos usuários possam colocar em seu currículum: Conhecimento em Photoshop e Corel Draw

Novamente, só olham um lado. E se voltam novamente para o lado profissional, e não o de aprendizado puro e simples.
E, para com esse maniqueismo, esse preto no branco. É lógico que o Photoshop não é 100% vetorial, nem o corel é. Os programas hoje em dia tentam atender cada vez mais áreas. O photoshop permite vetorização, portanto DEVERIA participar do contest.

Variant73, estou querendo que vc entenda qual o motivo de criar desafio vetor e usar SOMENTE programas voltados para vetor. Não é pela arte final em sí! mas pelo conhecimento e prática adquirida ao usar um programa vetor.

Só mais uma coisinha pra vc entender melhor. Antes existia outra classificação para os desafios. Eles era divididos por programas (desafio de PS, Corel, Fireworks, etc) Com o tempo resolvemos mesclar. Os programas que eram voltados para vetor entraram para desafios vetorial e os programas voltados para bitmap entraram em desafios bitmap. Esta é outra razão por não usarmos photoshop em desafios vetoriais

Tá bom, mas eu não preciso concordar com isso, preciso? Estou apenas reivindicando o uso do Photoshop. Se eu soubesse de tais "objetivos" nem perderia meu tempo.
É apenas um capricho do criador do contest, não baseado na lógica. Não posso falar nada, cada desafio tem seu objetivo. É um direito dele estipular as regras que bem entender.
Só estou defendendo a participação do photoshop num desafio "vetorização", sem essas milhões de diretrizes prévias.

SPECTRAMAN
não que isso influencie, mas vc sabe quem é esse tal de edmar_jr?
sabe o que ele já fez pelo fórum?
dos conhecimentos q o cara tem?

Sim. Olha a minha data de cadastro. Conheço vc também de LONGA data, num fórum que nem lembro mais o nome. Depois é que eu vim pra cá.

eu, particularmente, recomendo que vc aceite a opinião dele... mas, como disse, nada disso tem muita influência no assunto.

De fato.

desafios são assim. propõem situações definidas que devem ser seguidas.
se fosse tudo livre, não teria SEQUER o sentido de um desafio. concorda?

Aí vc está falando simplesmente isso: o organizador do contest decide tudo o que ele bem entender. Ok, mas NA MINHA OPINIÃO, o photoshop poderia ser utilizado em qualquer contest que tenha cujo tema a "VETORIZAÇÃO". E, se ele decide e ponto final, pra que a gente tá aqui discutindo isso?

Ainda assim creio que o PhotoShop ˙apenas˙ tem alguns recursos vetoriais sem ser, de fato, um programa vetorial. Da mesma forma que programas  como CorelDRAW, Illustrator e FreeHand têm recursos para bitmaps sem ser editores de imagens.
Assim considerar o PhotoShop um programa vetorial me parece meio exagerado. Não devemos esquecer as origens do programa, ainda que atualmente ele esteja abrangendo muitas outras áreas.

Aí vc está se prendendo somente aos 'rótulos'. Origem do programa não é base pra isso. O programa foi mudando muito e hoje apresenta uma boa ferramente de vetor, o que o possibilita a participar de desafios de vetorização. Note que eu não estou considerando as "intenções" do organizador, e sim a lógica.



#677456 Serigrafia

Posted by SpectraMan on 21/12/2005, 14:40 in Produção Gráfica

vale lembrar que serigrafia é um processo que exige muitos conhecimentos. o sigur entende do que está falando, mas eu recomendaria um curso de serigrafia para que possa fazer seus trabalhos. assim vai ter acesso aos conhecimentos técnicos de que precisa.

=)

Valeu pelas dicas pessoal



#677450 Problema No Photoshop

Posted by SpectraMan on 21/12/2005, 14:36 in Editores Bitmap

É por que vc não viu as janelas do 3DSmax, chega a dar medo



#677445 Photoshop - Imagem/vetor

Posted by SpectraMan on 21/12/2005, 14:30 in Editores Bitmap

SpectraMan, o que eu vejo é que nada do que o edmar_J falar vc vai ouvir. Está apenas utilizando de Quoto/Quote para ataca-lo.

Me parece que vc não está indo contra a opinião dele, está indo contra ele!

1- A recíproca é verdadeira
2- Eu uso as citações pra organizar melhor a discussão, respondendo cada ponto separadamente.
3- E não estou indo contra ELE, e sim suas idéias.

SpectraMan: não cara, você ta levando pro lado pessoal ou está achando que eu quero obrigar alguem a usar algo. Não falei nada lhe criticando nem falei que você fazer isso ou aquilo no photoshop é errado.

Eu não estou levando para o lado pessoal. Só acho que citar o currículo e falar o quanto vc ganha não influi e não cabe nessa discussão.
E se vetorizar no photoshop não é errado não vejo porque proibir.

E quando falo que é errado, falo que pra mim é errado. Mas não obrigo ninguem a concordar.

Então, se pra VC é errado, que não use o photoshop. Para mim não é.

Apenas defendo minha opnião. Não sou o fodão, nem o que eu falo deve ser mantido e pronto. Eu apenas tentei colocar um pouco da minha experiência.

Não quero impor nada, nem minha palavra é lei. E por favor não coloque palavras na minha boca. Não estou subestimando ninguem, não sou nenhum Deus.

Não coloquei palavras na sua boca, vc é que veio com o papo de fodão.

um exemplo: eu vejo que você é um baita profissional em programação visual, mas vejo que você demora muito pra fazer seus trabalhos. Vou e lhe falo que conheço uma técnica associada ao software X onde você vai fazer sua obra de arte na metade do tempo e com baita qualidade. Então eu te ajudo nessa técnica. Pergunto: Isso é impor algo? você testa a nova forma de fazer, e ve que o programa X não era o mais adequado pra tal.
Pergunto novamente: Estou sendo autoritário? mandão? fodão? Deus? acho que não. Apenas estou me propondo a te ajudar baseado na experiência que eu tenho. É assim que eu penso e não em ser o melhor nisso ou naquilo.

Não me importa status, não quero mostrar ser melhor que ninguem, não quero impor nada. Cada um faz o que quiser.

Existe uma tênue diferença entre SUGERIR e IMPOR algo. Proibindo o photoshop pq VC acha que ele não é suficientemente eficiente é impor.

abraços,



#677039 Serigrafia

Posted by SpectraMan on 21/12/2005, 01:22 in Produção Gráfica

Muito obrigado sigur! Valeu mesmo

Ah, e quanto a tinta... Quantas mãos de tinta vai mais ou menos pra pintar a camiseta? Quanto tempo demora pra secar, essas coisas?



#677037 Photoshop - Imagem/vetor

Posted by SpectraMan on 21/12/2005, 01:18 in Editores Bitmap

Mas confesso que este tempo todo eu achei que o fórum era um local para pessoas aprenderem algo de forma correta e profissional. Seja a pessoa profissional ou não.

Vc subestima os usuários. Acha que se vc não falar que o programa ideal pra vetorizar é o Corel ninguém vai saber. Todo mundo sabe disso, mas qual o problema de liberar o xxxxxx photoshop? E se eu quiser usar o PS mesmo tendo plena ciencia que ele não é o programa MAIS ADEQUADO? E se eu já sei usar a ferramente de vetorização nele, e não quero aprender a usar a do corel, visto que não vou precisar usá-la NUNCA na vida? Não venha decidir o que vc acha melhor pelos outros, só pq vc é o fodão profissional que não ganha menos de 5 mil reais.

Achei que o fórum era para adquirir conhecimentos, porém conhecimentos que ajudem a pessoa a seguir um rumo certo. Não sabia que qualquer tipo de conhecimento é valido não importa se ele aprende certo ou errado o que importa é aprender.

Qualquer coisinha pra vc é errada. Vetorizar no photoshop é um pecado! Ohh

Agora mesmo eu estou com um operador que está a 3 horas corrigindo a m.erda dos outros. Ele ta com um jornalzinho mensal, já devia ter ido pra casa faz tempo.

Estou tocado.

A empresa aqui não ganha nada para corrigir a porcaria que os outros fezem, nem pra adivinhar as coisas bizarras que as pessoas colocam e acham que vai funcionar.

Bom, se a sua empresa não cobra por isso, só posso lamentar. E vou aí levar um monte de pepino pra ver vcs ficarem o dia inteiro trabalhando de graça.

Eu pelo menos não passo perto do fórum que tem uma coluna no site oficial ensinado a fazer jornais ou revistas em programas que não são qualificados pra tal. Quando eu for estudar web, na qual não manjo nada. Passarei longe desse fórum, já que vi ele fazer uma coluna de forma errada na minha área o que me garante que vou aprender da forma correta outras coisas? Infelizmente eu não posso perder tempo aprendendo algo errado.

ok...

Estou acostumado a trabalhar para grandes empresas, talvez seja esse o meu defeito, ser cobrado ao máximo e querer cobrar demais das outras pessoas. Onde saber fazer é algo primário. A diferença está na qualidade e agilidade, na perfeição.

Vc é praticamente um deus.

Sabendo disso, não tenho nada mais a dizer. Vou deixar a turma em paz brincado de fazer desafios. Devo estar sendo radical demais.

Deixa as criancinhas brincarem aqui ;)

Olha, muito interessante a polêmica masssssssssssssssss..... hehe .........
descambou para o lado do "vamos ver quem manja mais" infelizmente .

Pois é, o argumento da autoridade.



#676987 Restauração De Fotos

Posted by SpectraMan on 20/12/2005, 22:09 in Editores Bitmap

a dúvida dela é: como restaurar fotos antigas em preto e branco e depois colorir?



#676981 Photoshop - Imagem/vetor

Posted by SpectraMan on 20/12/2005, 22:01 in Editores Bitmap

Eu não entendo. Primeiro diz que o concurso é pra aprender, pra treinar. Depois o restringe apenas para PROFISSIONAIS. O que dá a entender é que precisa trabalhar na área para participar, o que coloca de lado um monte de gente, como eu por exemplo.

Vc sería aceito como guitarrista no pink floyd com uma guitarra de cinco cordas?

O que tem uma coisa a ver com a outra? Chega o Jimi Hendrix com uma guitarra de 5 cordas e um retardado qualquer com uma guitarra de 6, qual vc pega?

Fazer um jornalzinho no corel é uma coisa. Fazer uma Folha de São Paulo no corel (todos os dias) é outra.

O que o mercado pede? jornal em corel ou jornal em pagemaker?

Tá, me explica então por que é errado SABER fazer jornal no corel. Saber fazer nele não significa NÃO SABER fazer em outro. Isso só vai somar no conhecimento do cara. Um dia o programa próprio dá pau e só tem corel. Que falta vai fazer o "profissional desqualificado", heim?

Não vamos imprimir nenhuma img. Mas os desafios tem a intenção de simular jobs que faríamos em uma agência normal

Existem ramos no design que não trabalham com impressão.

Quem não quer trabalhar com isso não está totalmente qualificado para o mercado. Quanto ao fórum, basta ele não participar do desafio, não precisa sair do fórum e muito menos será expulso.

Eu não sabia que o contest era restrito a profissionais. Pensei que servia para treinar a técnica da VETORIZAÇÃO, independente se vou trabalhar com isso ou não.

Aqui podem ser proibidos sim. Nesses desafios criam-se regras devidamente estudadas para recriar trabalhos comuns que profissionais da área fazem no dia a dia.

A questão aqui não é apenas a arte! É a qualificação do profissional. É mostrar a capacidade do profissional de se adaptar a qualquer ambiente de trabalho.

A questão aqui é ver quem aceita um desafio.
Você aceita?? não? Então você não aceitaría trabalhar numa agência que trabalha com Corel ou Illustrator?

Que peninha! porquê eu aceito!!!

Como eu disse. Faça então o desafio "Corel e illustrator". A partir do momento que se chama "vetorização" deveria ser aceita em qualquer programa que possibilitasse.

Fera, desculpa se onfendi alguem, não tenho interesse disso, apenas de defender minha opnião.

Não ofendeu. Peço desculpas também se te ofendi.

Sim, se você quer saber a minha opinião sim. Pois eu não vou querer um operador que usa um programa inadequado para tal serviço, que vai fazer um jornal de 20 paginas arquivo por arquivo em corel, pois o corel não aguenta 20 paginas de tabloid cheio de textos e imagens no mesmo arquivo sem dar pau.
SIm, pois não quero ficar 3 a 5 vezes mais lento que meu concorrente que usa softwares adequados.
SIM, pois o mercado anda cada vez mais prostituido e gente que aprende coisa mal formulada na Internet e se acha um design gráfico ou web Designer. Sim por vários motivos. É errado fazer? pra mim é.

Já respondi lá em cima

Sobre software caro, gostaria de saber quantos aqui pagaram pelos seus softwares caros e estão participando de desafios como estes. Se achar 01 vai ser muito o resto que tiver são de empresas. E olha que falo empresas, mas tem muitas que não tem.

É, mas restringindo os programas vc vai estar cooperando ainda mais para a pirataria, visto que um cara que eventualmente tenha o programa original não poderia participar do desafio (embora fosse justa a participação), o que o incentivaria a conseguir o outro programa por meios ilegais. É, isso já tá mais pra outro assunto, mas considerar a pirataria fere as regras do fórum. Parte-se do ponto que todos são felizes e têm o programa legalizado.

Fera, não precisa falar que isso é frescura. Não sou fresco sou realista. O mercado está cada vez mais competitivo e se as pessoas não pararem de se limitar e ficarem "bitolados" apenas ao sóftware que melhor lhe convem elas simplesmentes serão excluidas do mercado.

Amigão, eu não serei excluído do mercado porque eu não estou nele, e não tenho o mínimo interesse de entrar nele. Só vou aprender a usar Corel quando eu precisar fazer algo que não posso fazer no photoshop (como já fiz certa vez, mas coisa simples). Não acho justa essa restrição para participar do contest: ser profissional. Eu tenho interesse em aprender mais sobre o programa que me der na telha, e não quero entrar no ramo. Eu estou aqui para APRENDER, e não para ser empregado.

Como o No Rain disse algum tempo atras. "os desafios servem para a pessoa explorar os recursos de cada programa e aprender a usar programas que ainda não sabe, serve para estudar, aprender coisas novas".

Restringindo cada vez mais os programas aí que elas não vão aprender coisas novas.

Que graça tem em deixar o photoshop participar de todos os desafios? Se você já é fera em vetor no photoshop, legal, parabens, mas você não tem vontade de aprender coisa nova?

Essa atitude deveria vir de mim, e não ser imposta, como vc pretende fazer. EU sei o que quero e preciso aprender.

Ao saber apenas 01 programa você se limita em muitas coisas, hoje eu tenho de curriculum mais de 15 softwares, estudos e mais estudos, técnicas e mais técnicas e não entro em nenhuma empresa por menos de 5mil reais.

Parabéns!


Concluindo... É muito simples. Se o contest é para VETORIZAÇÃO, deveria ser aceita qualquer vetorização. E pelo que eu saiba o fórum é para todos, não só para os profissionais.



#676246 Photoshop - Imagem/vetor

Posted by SpectraMan on 19/12/2005, 23:56 in Editores Bitmap

É por conta desses aprendizados e de outros que o mercado está cada vez mais desqualificado. Falta de mão de obra qualificada.

Saber fazer um jornal no corel é ser desqualificado? Tem que saber fazer só no outro programa? Saber mais faz mal?

Essa "qualquer forma" de aprendizado muitas vezes não é correta.

Muitas vezes não é sempre.

Quem trabalhou ou trabalha na área de pré-impressão sabe do que falo.
Poisé, o "bem mais agil" ainda não chega aos pés do que usar o programa adequado.

Eu só dei um exemplo. Como eu disse, não sei fazer jornal.

Eu mesmo não mando em nada aqui. Mas eu penso que se tem gente com experiência que já comprovou que o software X faz vetor mais não gera qualidade para o setor gráfico

Eu não entendo a necessidade de qualidade para o setor gráfico em um contest como esse. Por acaso vcs vão imprimir a imagem? :rolleyes:

ou agilidade, mesmo o operador sendo expert e com o software Y ele pode vir a conseguir mais qualidade e agilidade.

Vc fala como se fosse fácil comprar o programa, aprender tudo e fazer. Isso leva tempo. Não entendo também essa necessidade de ter o programa profissional pra tudo, até pra um contest de internet.

Porque peder tempo em deixar que outros aprendam da forma mais dificil? quebrando a cara.

Vc quer decidir tudo o que o cara vai fazer? Vai ficar dando palpite na vetorização do cara também? Por que não proibir a cor verde no contest? Ah, para com essa frescura. Qual é o problema em fazer no programa que der na telha? Isso é o competidor que deveria escolher.

É simples, o desafio é apenas brincadeira e serve para mostrar a arte das pessoas? pronto libera qualquer software que tenha vetor.

Agora se ele tem a finalidade de aprendizado e treinamento, é melhor dividir as coisas.

O aprendizado e treinamento quem decide é o competidor. O cara pode ser mestre no corel e resolver testar suas habilidades em vetorizar no photoshop. Se vc quiser decidir o programa que o cara vai usar faz o "Desafio Corel". Pronto, lá todos serão iguais. Quem for o melhor no corel ganha.

Exemplo: Ninguem contrata quem faz tudo em photoshop. Um DTP deve ter conhecimento no mínimo em 3 programas. 01 de ilustração, 01 de imagem e 01 de editoração eletrônica. Se ele tiver domínio nos 3 ele pode fazer qualquer coisa. Falo relacionado a artes gráficas.

Tá bom, parabéns pra ele. E quem não quer trabalhar com isso? Deve ser expulso do fórum?

Aproveitando: Postaram que um vetor do photoshop' pode ser levado para outro programa de vetor e que o mesmo pode ser editado. Me falem qual extensão que ainda não sei? Alguem pode fazer um vetor no photoshop, um quadrado com contorno e preenchimento degradê e levar pro corel e editar o degradê ou o desenho em si? no .PSD não consegui. Alguem pode me falar qual extensão ou como faz????

OBS: nada de vetor simples, quadrado chapado, etc... e nem paths. Gostaria de ver um vetor de algum desenho como um boneco ou coisa do tipo, com diversas cores e contornos ser exportado do photoshop pro corel e ainda estar editavel igual vetor.

Eu não disse que o Photoshop tem todos os recursos do Corel.
Pra ficar pelo menos com cor poderia ser permitido que o cara fizesse uma rasterização, mas coisa básica em bitmap. Apresentando o psd com as devidas paths, não restaria dúvida que foi usada a técnica da vetorização.
Agora, se vc quiser que o trabalho esteja entregue em VETOR mesmo, só se for com custom shape, mas não terá cores. O que eu disse mais atrás: os programas mais simples são menos competitivos, mas não podem ser proibidos. Mesmo sendo simples, a técnica da vetorização ainda foi empregada.

abraços,



#675550 Photoshop - Imagem/vetor

Posted by SpectraMan on 18/12/2005, 22:39 in Editores Bitmap

Bem edmar_junior, concordo com tudo o que disse.
Por isso que a credibilidade do mercado de design caiu, pq tem sempre um sobrinho que deturpa tudo, de funções a utilidade de um programa. Acho que depois do que você disse permanecer comentando seria obstinação no erro.
Parabéns e faço de suas palavras as minhas.

Que post evasivo... Ao invés de continuar a discussão que estava indo bem, dá uma desculpa esfarrapada e sai de fininho, se escondendo atrás do post do outro. E ainda aproveitou pra puxar saco. Já é moderador, uia. Se continuar assim vira monitor, ou até administrador. Parabéns viu, designer sério.

Me desculpe por acabar com a credibilidade do design, e atrapalhar o trabalho sério de caras como vc. Me perdoe por deturpar as funções e utilidades dos programas. Me perdoe por fazer um pi.r² ao invés de um bézier, ou quem sabe, fazer um vetor no photoshop. Eu confesso! Podem me jogar na fogueira da inquisição. Eu pequei. Vetor é sagrado. São calculos extremamente complexos e não é pra qualquer um não! Tem que fazer no corel, se não é pecado.

(y)



#675455 Serigrafia

Posted by SpectraMan on 18/12/2005, 18:45 in Produção Gráfica

bem, o desenho vetorizado é uma coisa, mas se vc mandar pra eles já separado, pode ficar mais simples. quanto menor o serviço deles com o micro, menos eles cobram, pois daí passa a ser apenas serviço na serigrafia e não de fotolito.

se vc souber mexer com o vetor, tente separar as cores, mas cuidado com as sobreposições.  se puder, post o file pra darmos uma olhada.

Acho que isso não tem muito problema. Inicialmente vou fazer apenas camistas monocromáticas. Se der cer aí eu vou comecar a pensar em fazer com várias cores. Ainda mais sendo aprox. 50 reais um quadro :blink: (pensei que fosse mais "em conta" um pouco, hehe)
Outra dúvida: o quadro em si que é caro ou gravar nele que é? Pra gravar outra estampa no mesmo quadro sai muito caro?

pra imprimir, vc pode usar jato de tinta sim, mas se tiver laser é melhor, daí vc usa um laser film. se fizer na jato de tinta, faça primeiro no modo rascunho, pra não sair muita tinta. pois se tiver muita tinta, o papel fica enrugado. veja se ficou bem  preto, pois pra queimar a tela precisa estar preto. se no rascunho ficou bom, blz. senão, imprima no modo normal mesmo.

E esses lugares cobram muito pra imprimir isso? :rolleyes:

Outra pergunta: que tipo de tinta eu tenho que comprar? Gasta muita tinta? É cara? Tem alguma marca de preferencia?


Valeu ae pela ajuda (y)

abraços,



#675453 Photoshop - Imagem/vetor

Posted by SpectraMan on 18/12/2005, 18:31 in Editores Bitmap

Confesso que desconheço os "calculos" que o programa faz, afinal, não sou matemático nem programador. Só não entendi ainda onde vc quer chegar com tais calculos complexos. Dê um exemplo de uma curva extremamente complexa que o corel faz e o photoshop não. Já que os calculos do photoshop são tãão simplórios.

Creio que não devemos misturar ARTE com VETOR e porque fazemos ARTE, juntar todos os programas. A questão aqui é outra.

Se for assim, todos desafios deveriam acabar e deveria ter um desafio apenas para avaliar a criatividade e arte em si independende do programa.

Nisso eu te apoio. O desafio deve seguir uma regra, seja ela qual for, se não vira zona. No caso, a técnica a ser utilizada seria a VETORIZAÇÃO. Ao meu ver o competidor deveria poder escolher o programa a ser utilizado, desde que o mesmo possua uma ferramenta de vetor.

A dificuldade em usar o photoshop para desafio vetorial está no limite. Até aonde as pessoas vãos usar os recursos vetoriais do photoshop? Uma vez usado certos plugins ou efeitos de imagens sobre o VETOR, começa a haver uma diferença entre o photoshop e os programas vetoriais. E sai do foco VETOR e passa a ter vetor e efeitos bitmap.

Há formas de se provar que só utilizou a ferramenta vetorial.

o Indesign faz vetor, então ele deve participar? Já que ele é considerado um programa de editoração eletrônica? Existem outros programas que fazem vetor básico, deviam entrar também?

Bom, eu não conheço o InDesign. Cada caso é um caso. Vale ressaltar também que um programa tão básico não teria muita competitividade com os outros, mas eu liberaria qualquer programa, desde que possibilitasse o uso da técnica e fosse possível provar a utilização da mesma.

Eu acho um absurdo ver gente na web, foruns ensinado a fazer jornais no Corel. Ele não é programa pra isso, eu faço um jornal em um programa adequado 3 a 5 vezes mais rápido e com mais perfeição. Sem dar problema para os outros.

Eu acho que qualquer forma de aprendizado é válida. Nós sabemos que esses programas são caros, etc. Num caso de emergência é bom saber fazer jornal no Corel, ou no paint (sic) ou o que for. Claro que é melhor incentivar a faze-lo no programa adequado, mas se a pessoa for muito familiarizada com um programa e for bem ágil, não sei por que falar que está errado. Mas não conheço muito sobre tal caso, pois não uso muito corel, e não faço jornais.

Pra mim o que é correto é a qualidade e agilidade. Se o photoshop tiver recursos para se fazer um vetor simples até o complexo, etc. e fizer de forma agil e sem perder qualidade para os outros programas, ai ele poderá particiar, se não oferecer isso, prefiro não incentivar a usar, pois verei uma nova geração aprendendo o errado.

Não precisa incentivar. Só acho que proibir o uso por que vc acha dificil, ou alguém falou que é difícil, ou se vc acha que o programa é ruim é errado. Deixe os competidores mostrarem seus trabalhos. Se ficarem ruins comparados aos dos outros programas eles mesmo vão notar e tentar aprender os outros métodos.

abraços,



#675395 Photoshop - Imagem/vetor

Posted by SpectraMan on 18/12/2005, 14:51 in Editores Bitmap

Bom, eu não sei a razão de elevar o "vetor" a uma posição tão imaculada. Não sei também de onde vc tirou que a Adobe não considera que o Photoshop faz vetores. Do site da adobe, na seção photoshop:

Smart Objects
Perform nondestructive scaling, rotating, and warping of raster and vector graphics with Smart Objects. Even preserve the editability of high-resolution vector data from Adobe Illustrator® software.

http://www.adobe.com...p/overview.html

Na minha concepção uma forma perfeitamente escalonável, baseada em algoritmos matemáticos pode ser considerada um vetor. E por ter menos recursos não deixa de ser vetor.

abraços,



#675256 Serigrafia

Posted by SpectraMan on 18/12/2005, 10:20 in Produção Gráfica

Se o seu desenho se encaixa mais no 'chapado', é tranquilo. Agora se for do outro, tipo fotos e camisetas de bandas e tal, daí você precisa usar a técnica de cromia, oque é bem complicado pra quem não tem tudo em mãos, pois precisa fazer os fotolitos com retícula, usar mesas e quadros com parafusos para que se encaixem perfeitamente, etc.....

Eu estava querendo pra desenhos chapados mesmo.

Já o desenho 'chapado', você faz no corel mesmo o fotolito, imprime em papel vegetal as cores separadas (ou seja, imprime tudo em preto, mas um para cada cor, e daí vai pra parte de fazer a tela. Mas precisa tomar cuidado quando os objetos se interceptam, pois você não consegue estampar algumas cores sobre outras... por exemplo, estampar amarelo em cima do preto, não sai...

O que é fotolito? hehe
Quanto ao desenho, tenho eles vetorizados, tudo certinho. Daí é só mandar fazer a tela? Quanto vai sair isso mais ou menos?
Eu posso imprimir em papel vegetal em qualquer impressora jato de tinta normal?

Quanto a você fazer sozinho, é meio complicado, se você nunca fez uma tela, acho que é difícil acertar de primeira, no começo você irá perder um pouco de material e tal, pois você precisa sacar quando precisa parar de secar a tela antes de coloca-la na mesa de luz. Precisa saber o tempo que deixa na mesa, depois precisa lavar com água pra terminar, precisa fazer tudo isso sabendo onde tem que chegar. Provavelmente você vai estourar algumas no começo ( e isso significa que terá que retirar a emulsão, limpar a tela e gravar novamente, mas não com outro quadro e nylon). As telas são aproveitadas várias vezes, é só usar removedor pra tirar a emulsão e daí você grava outros desenhos.

É, essa parte de fazer a tela parece ser um pouco mais complicada... Mas por quanto mais ou menos é cobrado pra fazer uma tela, com o desenho já digitalizado?



#675248 Photoshop - Imagem/vetor

Posted by SpectraMan on 18/12/2005, 10:09 in Editores Bitmap

já no PS, eu não sei se isso dá (deve ter um modo fácil, mas como eu não sei, posso estar dificultando) mas me parece que tudo fica baseado na layer, ou seja, pra refletir um vetor, teria que refletir a layer toda? Ou dá pra refletir só um apenas selecionando ele?

É possível rotacionar, rebater, diminuir e fazer o que quiser com o vetor. Vc pode fazer até com apenas uma parte dele, ou apenas os pontos que vc selecionar. E dá pra fazer isso facilmente. Lembrando que, dá pra fazer isso com o vetor NÃO rasterizado.



#675174 Cores De Logomarca

Posted by SpectraMan on 18/12/2005, 02:23 in Teoria da arte e tipologia

Minha modesta opinião:
Uébidisainer não faz milagre. Vem um cara e fala pra vc fazer um site verde, laranja com bolinha rosa e marrom, vc não pode fazer nada. O máximo que vc pode fazer é sugerir de maneira sutil uma mudança nas cores.
Quanto às cores citadas, acho possível fazer uma combinação harmônica das duas. Tente, por exemplo, fazer o site baseado em uma das cores, e a outra só pequenos detalhes. Assim não vai ferrar o site inteiro.

abraços,



#675172 Avaliem Meu Logo Por Favor .

Posted by SpectraMan on 18/12/2005, 02:16 in Teoria da arte e tipologia

Minha sincera opinião (sem ofensas)

1 - Está extremamente "baiano" (sic), como notou o outro colega. Retire esse degrade azul horrendo, e tire o contorno.
2 - O logo está deveras "complexo". Tire todas essas bananas em volta. Tem muita coisa, muito poluído. Sinceramente não gostei.
3 - Tipologia inadequada para um hoster. Parece fonte de quitanda, como bem frisou o outro.
4 - Esse K e o L gigantescos são péssimos, pelo amor de deus tire isso.
5 - Se me permite comentar sobre o nome... Péssimo. Sem ciratividade e não passa o mínimo de credibilidade. Sinceramente, jamais hospedari meu site num hoster chamado "KihostlegaL".
6 - Bela mensagem subliminar. Nem reparei... Aleluiaaa irmão! Sai satanás!!!

abraços,



#675168 Avaliação De Banner

Posted by SpectraMan on 18/12/2005, 02:03 in Teoria da arte e tipologia

1 - Como já foi falado, seu banner demora 4 horas. Ninguém vai esperar isso. E pode pegar no meio do caminho e já descartar de cara.
2 - Se vc não falar do que se trata eu duvido que alguém vá clicar. Se fosse assim esses "cassinos online" da vida estariam todos com banner escrito "não clique aqui". O internauta não é curioso, pelo menos com banners. Dos banners ele espera o pior sempre. Se não souber do que se trata não entra nem a pau.

Bom, essa é minha opinião

abraços,



#675111 Photoshop - Imagem/vetor

Posted by SpectraMan on 17/12/2005, 22:48 in Editores Bitmap

perai pessoal, ai ja ta indo meio longe hehe

agente ta falando sobre desenho vetorial, ferramenta de texto acho q não entra em questão né

o lance do paint foi uma metáfora, não me expressei bem mas liguei ao ponto citado, sobre o produto final, q era o q eu queria

mas o paint no caso converte a fonte em bitmap na mesma hora, e ferramenta de texto... bom, só le extensões de fonte, não salva vetor

Exato, ele passa pra bitmap na hora. Não tem como salvar o "vetor".



#675090 Serigrafia

Posted by SpectraMan on 17/12/2005, 22:26 in Produção Gráfica

Gostaria de fazer uma camiseta, e estive pensando em usar serigrafia. Meu pai tem o aparelho, mas não tem os quadros, e também não sabe usar (ele pagava um cara pra mexer, mas abandonou a maquina depois). O que eu gostaria de saber é:
1 - Custa muito caro? Quanto sai os quadros, a impressão dos mesmos, as tintas, etc? Quanto eu vou gastar pra confeccinar 1 camiseta?
2 - É difícil fazer isso? Precisa de algum curso, essas coisas, ou dá pra aprender sozinho?
3 - Os quadros: eu tenho que mandar alguem fazer ou posso fazer eu mesmo?
4 - Eu posso "reaproveitar" um quadro? Imprimir outra estampa por cima?

Bom, é isso. Transfer já tive uma experiência e achei uma verdadeira *****, se é que me entendem.
Já tem um outro tópico sobre confeccao de camiseta, ams eu não quis pegar carona.




IPB Skin By Virteq