Jump to content


vichenco's Content

There have been 35 items by vichenco (Search limited from 19/04/2023)



Ordernar por                Order  

#712413 Embalagem Para Picolés

Posted by vichenco on 01/03/2006, 19:57 in Produção Gráfica

Não existe prova digital que te dê fidelidade de cores.

O que você pode fazer é um prelo em Bopp com tintas UV já no dourado e no prata que vc quer.

esta é a melhor forma de ter idéia de como ficará.



#707473 Veja Como Colorir Imagem Pb

Posted by vichenco on 18/02/2006, 20:36 in Artigo, tutoriais e dicas

Murilo,

baixo o psd da imagem que fiz (há um link ao final do tuto), lá estão todos os filtros que apliquei na imagem separados em layeres.

Olhe a solução que adotei e veja se isso pode ajudar.



#700494 Veja Como Colorir Imagem Pb

Posted by vichenco on 06/02/2006, 17:56 in Artigo, tutoriais e dicas

caro Murilo,

gosto mais de trabalhar em RGB porque muitos filtros só podem ser usados em RGB.

Após todo o tratamento converto para CMYK.



#598369 Ie6 Win E Mac

Posted by vichenco on 13/06/2005, 11:05 in CSS & Semântica (Tableless)

o problema é que não sei fazer gambiarra para acertar isso no IE.

Alguem pode me ajudar?



#595788 Ie6 Win E Mac

Posted by vichenco on 07/06/2005, 13:55 in CSS & Semântica (Tableless)

....



#583988 Flexografia

Posted by vichenco on 15/05/2005, 01:08 in Produção Gráfica

Fala Krea_...

desculpe-me, só vi este tópico hoje...

vou escrever o que sei sobre flexo e posto aqui...


Pra quem sabe offset como vc, aprender flexo é moleza...

As diferenças são pequenas.... Ganho de ponto... dependendo do substrato, tamanho do trapping...

bom, vou escrever e depois posta aqui.



#562739 Falha Na Impressão

Posted by vichenco on 01/04/2005, 10:05 in Produção Gráfica

Dr. vichenco tudo blz grande mestre?
Não deu tempo de ir na Fiepag, muito serviço (graças a Deus), mas assim que der apareço ai... [ ]s


Fala meu amigo... vê se aparece mesmo... vamos tomar um choppinho...

volte a postar aqui... assim eu aprendo um pouco mais...

abçs.



#561856 Falha Na Impressão

Posted by vichenco on 30/03/2005, 16:28 in Produção Gráfica

Para aplicar o trapping no illustrator CS os objetos devem estar agrupados.

veja imagem abaixo.

muito boa a explicação alx.

Attached Images

  • Imagem_11.jpg



#561806 Impressão De Caixas De Papelão

Posted by vichenco on 30/03/2005, 15:33 in Produção Gráfica

seguinte:

este cálculo que o alx passou (resolução x lineatura) é o mais usado, alguns defendem que não precisa ser multiplicado por 2 e sim por 1,5, mas, eu prefiro ser mais conservador e trabalhar com o cálculo lineatura x 2.

O que vai determinar a lineatura é o substrato.

Tomemos como exemplo os rótulos pet do Guaraná Antarctica. Alguns fornecedores fazem em rotogravura e outros em flexografia.

Os que fazem em flexo utilizam a lineatura de 133LPI. O que é muito bom para flexo.

Já em papelão ondulado a lineatura pode cair para 60LPI.



#561738 Alguém aqui faz Senai?

Posted by vichenco on 30/03/2005, 13:44 in Produção Gráfica

Somos eu e o alx que preparamos os rótulos de cervejas que são impressos na FAHZ.

Bacana saber que o pessoal de lá está aqui no fórum.

abçs a todos.



#561734 Falha Na Impressão

Posted by vichenco on 30/03/2005, 13:38 in Produção Gráfica

No primeiro caso o problema é no registro do magenta e no segundo caso está faltando trapping.

o alx está preparando um material explicando o que é trapping.

Não creio que há possibilidade de ser problema de pré-impressão... Para ser problema de pré impressão, só se o fotolito não estiver dando registro, mas, neste caso, o problema também é da gráfica por não conferir os filmes.

Lembremos que embora o CTP seja, hoje, uma realidade no mercado brasileiro, a maioria da indústria gráfica ainda usa fotolitos, exceto as grande.



#561597 Impressão De Caixas De Papelão

Posted by vichenco on 30/03/2005, 08:57 in Produção Gráfica

Olá,

já imprimi algumas caixas de papelão ondulado aqui no Brasil em flexografia. Não sei os chineses, mas aqui no Brasil, quando se imprime em papelão ondulado, a resolução é bem baixa.

Se a impressão for em CMYK, não vejo problema algum em vc mandar em JPG. Desde que este jpg esteva em compressão mínima.

Podemos sim usar jpg para produção gráfica... Claro, desde que não tenha mais canais que o CMYK.

Acredito que os chineses estão pedindo em jpg porque eles não devem trabalhar com corel... Recebo várias artes de outros países (principalmente europa) e vem sempre em illustrator de MAC.

Converta o arquivo em jpg (se o material for CMYK). Só tome cuidado para não perder nada na conversão.


quanto ao processo de impressão, isso depende da quantidade... offset e serigrafia seriam melhor para tiragens baixas... flexo já seria interessante para uma grande quantidade... no entanto, como você já tem um fornecedor, precisa ver de qual método ele dispõe...



alx,

para papelão ondulado o processo é flexografia... pode ser feito em serigrafia, mas em offset não.



#561229 Alguém aqui faz Senai?

Posted by vichenco on 29/03/2005, 15:40 in Produção Gráfica

eu faço la na Zerrener tbm ^^
to no 2º semestre =)

A Zerrener que vcs estão falando é a FAHZ (Fundação Antonio e Helena Zerrener)?

é lá que se imprime alguns dos rótulos de cervejas da AmBev... e todos os cartazetes que ficam nos bares.

Vou sempre lá aprovar impressão.



#556129 Maximas E Mínimas

Posted by vichenco on 20/03/2005, 20:10 in Produção Gráfica

Neste exemplo eu estava me referindo exclusivamente a offset.

Claro que o ideal é se interar com o pessoal da gráfica que vc vai imprimir e quel sabe até gerar um icc desta gráfica. Porém, os dados que fornececi pode ser considerado como valores "default", ou seja, na dúvida é melhor deixar com 4% pois, é melhor ter 4% na imagem do que um buraco branco.

Mas, concordo contigo, devemos antes de mais nada verificar com a gráfica a curva de gravação, ganho e perda de ponto.



#554936 Diferença De Cor Na Prova

Posted by vichenco on 18/03/2005, 08:52 in Produção Gráfica

Duvido que seja o fotolito, por mais que a imagesseter do cara esteja descalibrada, dificilmente cairia de 15 para 5%. A não ser que a densidade do filme esteja baxíssima. Mas aí, seria relaxo de mais do fotolito.



#554520 Diferença De Cor Na Prova

Posted by vichenco on 17/03/2005, 09:33 in Produção Gráfica

Suposição:

1) se você colocou 15% de ciano no arquivo e chegou com 5% com certeza algo está errado na gráfica.

2) Pergunta:
A prova que eles mandaram é uma digital, um prelo ou uma prova de máquina offset mesmo?

Se for digital, a digital dele deve está muito descalibrada.

Se for prelo ou prova de máquina offset pode ter acontecido o seguinte:
Na hora da gravação da chapa deve ter havido uma perda muito grande de pontos, a ponto de 15% virar 5%. Neste caso o pessoal da gráfica deve diminuir o tempo de exposição da chapa.

Claro, vc pode me perguntar: PORQUE O RESTO SAIU BOM.

O que pode ter acontecido é:

Perdeu-se pontos na hora da gravação e aumentou a carga na hora de fazer a prova. Assim, os pontos que não estão nas áreas de mínimas voltaram ao seu tamanho normal.


MUDE DE GRÁFICA... PARA UMA GRÁFICA PASSAR DE 15% PARA 5% EM OFFSET, ELA É MUITO RUIM.



#553013 Alinhar Texto Ao Caminho

Posted by vichenco on 15/03/2005, 10:10 in Editores Bitmap

Escolha a ferramenta de texto e aparecerá na parte superior da tela o ícone abaixo destacado.

Clique nele e abrirá uma janela com as opções de caminho.

Attached Images

  • caminho.jpg



#550953 Trabalhando Com Levels

Posted by vichenco on 11/03/2005, 11:57 in Artigo, tutoriais e dicas

aguardamos vc na moderação de processos gráficos . . . por enquanto ficarei insistindo . . . até vc me mandar a merd . . .




Não mandaria vc a mer** nunca....

é que gosto mais de ser usuário comum mesmo...

Mas, agradeço pra caramba o convite... e tenho certeza que os moderadores atuais estão fazendo um ótimo trabalho.

valew brother



#550920 Como Tirar Sombras?

Posted by vichenco on 11/03/2005, 11:00 in Editores Bitmap

Cada caso é um caso. Difícil falar sem ver a imagem.

Vc não pode postar só uma partizinha que contenha a sombra?



#550807 Maximas E Mínimas

Posted by vichenco on 11/03/2005, 08:22 in Produção Gráfica

Medir as mínimas e máximas é um procedimento padrão.

Falando em offset os cuidados por parte de quem faz a arte são míninos.

Devemos ter em mente que os percentuais acima de 96 porcento ficarão chapados e os abaixo de 4 não aparecerão.

O maior controle deve ser de quem tirar o fotolito, de quem grava a chapa e de quem, e principalmente, imprime.

Na hora de imprimir que o cuidade deve ser redobrado, qualquer carga de tinta a mais pode prejudicar o trabalho.

Imagine uma foto onde vc tem uma pessoa com a pele bem clarinha, onde o cian está apenas com 5% e o impressor abre bem a carga do cian. A pele vai ficar esverdeada... esses 4% pode chagar a 8 ou 10 porcento, o que já é suficiente para ferrar a imagem.

Por isso a importancia de se mandar uma referência de cores para o impressor seguir. É uma segurança para você e para a gráfica... E não pode ser uma referência falsa, ou seja, uma referencia que vc fez em sua jato de tinta. Tem que ser um prelo ou algum outro processo de impressão de provas de cor confiável (existem várias).

Mandando esta referência para a gráfica e se o seu trampo chegar totalmente fora, vc pode perfeitamente devolver o serviço.



#550614 Maximas E Mínimas

Posted by vichenco on 10/03/2005, 18:11 in Produção Gráfica

Hj pela manhã meu chefe me viu mexendo em uma foto a foto éra para a Polícia Civil e não tinha tawnta importancia, mas ele me disse que as máximas e minimas não pododiam mexer porque entupiam os pontos.

Alguém pode tirar essa dúvida ou falar sobre isso, se isso é verdade.

Morphy

olá Morphy!

Vamos lá:

Cada processo de impressão tem seu ganho de ponto, então me limitarei a falar sobre offset, para aqueles que se interessarem por outros tipos de impressão (flexografia, dryoffset, rotogravura), basta postar.

Ganho de ponto: Crescimento do ponto de retícula.

Na imagem anexa, o degrade de cima seria o que vc construiu no arquivo, ou seja, as porcentagens que vc quer que saia.

Porém, existem muitas variáveis que pode fazer com que o ganho de ponto aconteça. O primeiro é na "queima do fotolito". Se a Imagesetter não tiver um rígido controle diário de calibração, o ganho, ou perca de ponto pode começar aqui.

Em segundo lugar, na hora de gravar a chapa. Novamente, se não houver um rígido controle de qualidade, também, pode-se ganhar ou perder ponto.

E, por fim, na hora da impressão. Se houver muita carga de tinta ganha-se ponto.


Repetindo, todo processo tem ganho de ponto, uns mais e outros menos.


Vamos colocar como exemplo uma impressão com uma imagem PB.

Eu utilizo as seguintes medidas para fazer uma foto PB para impressão offset plana.

Mínimas: 4% - Menos que isso dificilmente a gráfica vai conseguir gravar... Até se consegue, mas teria que ter um controle "monstro".

Máximas: 96% - Mais que isso já começa a entupir já na chapa.


Ou seja, nesta imagem PB não devemos deixar nenhuma área com 100%, nem com 4%. Se vc eleva a imagem a 100% tudo que for de 96 até 100 ficará chapado (isso é ganho de ponto).




sei lá se fui claro. Se não fui, fale-me.

Attached Images

  • Untitled_1.gif



#549985 Ql é O Melhor?

Posted by vichenco on 09/03/2005, 17:45 in Editores Bitmap

Eu gosto mais da versão 2.5.

Adorava trabalhar sem a ajuda das layers. Fusão de imagem era ficinho, facinho.

Além disso, não sei pra que tanto UNDO. Naquele tempo era um só. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:



#549961 Gif Com Transparência

Posted by vichenco on 09/03/2005, 17:18 in Editores Bitmap

Basta clicar, conforme imagem anexa, onde está a bolinha vermelha e escolher a cor.

Não clique na setinha e sim sobre a cor (conforme imagem).

Attached Images

  • gif.gif



#549840 Gif Com Transparência

Posted by vichenco on 09/03/2005, 15:16 in Editores Bitmap

tentei dessa forma e fica tal e qual como eu não quero...

tem como postar a imagem para avaliarmos?



#549786 Gif Com Transparência

Posted by vichenco on 09/03/2005, 13:50 in Editores Bitmap

Seguinte:

quando estiver salvando a imagem para WEB, coloca a cor mais póxima do fundo na opção MATTE.

Veja a indicação na imagem anexa.

Attached Images

  • webgif.jpg




IPB Skin By Virteq