Jump to content


ESPIA's Content

There have been 157 items by ESPIA (Search limited from 20/04/2023)



Ordernar por                Order  

#298900 Criação Do Banco De Dados

Posted by ESPIA on 12/02/2004, 12:37 in Teoria em Banco de Dados

Caro Ibdias,

Sem ofenças, mas acho legal vc dar uma pesquisada em programação, tecnologia da informação e tal. A sua resposta não é muito complicada, mas certamente vc terá outras perguntas e o assunto vai rolar...

Mas lá vai um toque:

Uma aplicação "transacional" (software que utiliza banco de dados), pode ser construída de várias maneiras. Porém, sempre serão necessárias algumas tecnologias (chique no úrtimo), como:

:: Linguagem de programação: através das quais se constroem as interfaces, implementações de regras de negócios, relatórios, menus, etc, etc, etc. Ex.: Cobol, Visual Basic, Delphi, C#, Java, ASP, PHP e outras centenas. (Estas linguagens tem suas características próprias. Cada uma tem uma característica específica, voltada para um tipo de aplicação, dependendo das necessidades do cliente, recursos de hardware, etc).

:: Banco de dados: onde ficarão armazenadas as informações manipuladas pela aplicação transacional, na maioria dos casos independentemente da linguagem de programação utilizada. Os bancos de dados têm módulos próprios para administração. Isto é, interfaces e comandos próprios para administração do banco, como criação de datafiles ou tablespaces (arquivos em disco onde ficam os BD´s), tabelas, índices, triggers, views e outros objetos de dados, de acordo com as necessidades de cada caso. Ex. de SGBDR - Sistema Gerenciador de Bancos de Dados Relacionais - Oracle, SQLServer, MySQL, Progress, etc, etc.

Antigamente as aplicações eram desenvolvidas em "duas camadas", isto é, uma "camada" de aplicação, onde ficavam as interfaces, regras de negócios, persistências, etc. Outra onde ficavam os dados. Atualmente isto mudou bastante, apesar de muita gente desenvolver ainda nessas duas camadas e dizer que desenvolve em 3 camadas ou n-tier (n-camadas). Isto significa que o BD é mais uma camada da aplicação, totalmente independente das demais que podem ser desenvolvidas para resolver persistência, outra para interface e assim por diante, tudo independente.

Concluindo: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa... :)

Blz?



#297791 Cartão Virtual

Posted by ESPIA on 10/02/2004, 15:05 in ASP

Linha

90 ' escrevemos a informação na BD definitivamente
91 rs.Open SQLStmt, Conn, 3, 3
92 SQLStmt = "Select max(id_postal) AS maximo from postal"
93 rs.Open SQLStmt, Conn, 1, 2
94 ident = rs("maximo")

Desculpa a colher torta, mas a linha 92, que está dando o erro "No current record" não é essa não...



#294986 Access

Posted by ESPIA on 06/02/2004, 08:40 in ASP

Com tantas opções que os proves estão oferecendo por aí, o véio Access tá ficando pra trás.

Só que pra apresnder (tipo o post aí de cima), não tem coisa melhor. Tem tudo que um BD "grande", "profi", com as facilidades de uso local, sem frescuras de server, client, etc. Facilita um monte. Além disso, realmente, dependendo da coisa, nem vale a pena um BD maior.

Agora, que Access é ruim e tal, isso é tudo lenda. Coisa de gente incompetente (não é ofença pra vcs) que não conhece a coisa, nunca escutou falar em cardinalidade, totalidade, integridade e tal. Inventam moda, enfiam trocentos campos, milhões de regs, etc, e querem que a coisa funque. Nesses casos nem o melhor BD funca... O banco depende do técnico. Claro, existem limites, características próprias, etc, mas o bom técnico conhece os limites de cada BD e sabe quando um ou outro deve ser usado. É a mesma coisa querer ir de bicicleta de Porto Alegre a Salvador em dois dias...

:wacko:



#294981 Update

Posted by ESPIA on 06/02/2004, 08:26 in ASP

Pitacos:

1. Não use * na claúsula UPDATE. Coloque o nome dos campos certinho. (Mas pode não ser isso que tá errado). Se as variáveis não estiverem na mesma ordem do BD dá pau. Dá erro tb se vc não colocar uma variável pra cada campo (não pode faltar nenhum). Se tiver campo AutoNum dá pau de sintaxe mesmo se vc usar o * - asterisco.

2. Jogue a sua instrução UPDATE numa variável e debug (veja) ela antes do EXECUTE. É erro de sintaxe. Você só vai encontrar dando uma olhada no que a aplicação está fazendo antes de jogar no banco. (Poderia ser alguma var com Null (vazio) que o BD não aceita. Mas é sintaxe...)

(y)



#294502 Cobrança De Sites!

Posted by ESPIA on 05/02/2004, 14:02 in Mercado de Trabalho

,2 Feb 2004, 20:25 ] Concordo com todos, tendo sim meu ponto de vista...
tenho 17 anos... e sei que a discriminação simquanto a sua idade... e pelo preço que deve ser cobrado...

Pegando uma carona, muito está se falando aqui sobre idade e tal. Os mais novos reclamam pela existência de discriminação. "Ah, você é novo? Puxa que pena. Estávamos atrás de alguém mais experiente..." - Isto é normal! Vcs já devem ter escutado isso de monte.

Aí vc vai, trampa, se enrosca, aprende na marra, cacetada pra todo o lado. Consegue finalmente esta dita experiência. Daí escuta o seguinte: "Putz! Que bela experiência hein? Mas é demais pro nosso caminhãozinho. Estamos atrás de gente mais nova!"

O que é isso? DESCULPA ESFARRAPADA! Estes caras estão é querendo esfolar alguém, contratando por valores quase escravizantes!

É isso sim! Não tem nada de experiência, idade, qualidade e tal! Os caras querem é gastar pouco! De preferência, gastar nada! E isso é culpa de nós mesmos, de não sabermos o nosso valor, de não sabermos fazer preço de nada! Acharmos que cada cliente tem o seu preço! O nosso trabalho tem o seu preço, independente de idade, sexo, religião ou a dita experiência!

Temos é que mudar, gente! Comecem a pensar e falar sobre isto. Coloquei um post aí esses dias sobre ESTIMATIVAS! Ninguém nem deu bola... Me ofereci pra dividir um pouco dessa experiência, mostrar como é que se CALCULAM CUSTOS e se FORMAM PREÇOS... Ninguém nem tchuns. Normal...

Voltando ao assunto, desculpem odesabafo, mas chega de dizer que o cara mais novo pode isso, o mais velho aquilo... O que vale é o seu dom! É sim, é um dom de apresender e fazer as coisas bem feitas, digo de novo, independentemente de idade.

Ah, ia me esquecendo, tenho 44 aninhos e me sinto com o mesmo tezão profissional (rs) de alguém com 18.

Aproveitando, alguém aí pra cima disse não concordar quando eu "disse" que webdesigner era uma evolução dos antigos programadores. Eu não disse isso, pois trata-se de uma grande burrice. Sei bem a diferença entre (web)designers e (web)developers.

Valeu?



#288688 Cobrança De Sites!

Posted by ESPIA on 27/01/2004, 13:10 in Mercado de Trabalho

fidedignidade?? UAheuaheuaheu da onde saiu isso??? rsrsrs...

Concordo com vc ESPIA... acho que entendi um pouco errado o que você quis dizer anteriormente.. mas blz..

Assino em baixo (y)

fi.de.dig.ni.da.de
s. f. Qualidade de fidedigno.

fi.de.dig.no
adj. Digno de fé, merecedor de crédito.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:



#288567 Registros Repetidos, É Possível "pegar" ?

Posted by ESPIA on 27/01/2004, 10:26 in ASP

Use o SELECT COUNT...

Qual o BD? Se for ACCESS fica algo assim:

SELECT Count(Tabela.campo1) AS XPTO
FROM Tabela
HAVING Tabela.campo1=<variável>;

Claro, dá pra melhorar bastante isto... Aqui ele só está contando um campo da tabela, para conseguir contar registros duplicados seria necessário comparar todos os campos (menos a PK - chave-primária - evidentemente) da tabela.

(y)



#288532 Cobrança De Sites!

Posted by ESPIA on 27/01/2004, 09:50 in Mercado de Trabalho

Amigos, não me entendam mal. Quando comentei sobre os AMADORES não me referi aos técnicos sem formação "acadêmica" (bah) sejam jovens ou velhos, experientes ou não. Me referi aos LAMBÕES, aqueles que fazem por fazer, pra ganhar uns trocos aqui e ali. Saia do jeito que sair...

Se for enfocar a coisa assim como vcs postaram eu mesmo seria um AMADOR, pois não tenho essa formação "acadêmica" (puá!), mesmo já atuando na área há mais de 22 anos. Comecei como muitos! Com várias dúvidas. Passei por todas as posições de TI que vcs puderem imaginar. Desde operador, programador, a analista, gerente e diretor.

É isso que eu quero dizer. Existiu um momento na minha vida que me deu um clique. Tipo, eu entendi que PROFISSIONAL não é somente aquele formado na área e tal, mas sim aquele que utiliza MÉTODOS e PROCESSOS adequados ao seu trabalho! E foi isso que num determinado momento eu passei a buscar. Considero que desse momento eu saí do amadorismo em que me encontrava. Comecei a me preocupar em ler, estudar, e não somente garimpar sobre ferramentas e linguagens em busca de soluções para os meus "clientes". Não foi fácil. Não é fácil.

E foi este relato que me levou a questões como: "Quando é que esses meninos e meninas vão sair do amadorismo? Vão entender que existe um jeito, digamos, profissional de se fazer as coisas sem que isto se torne caro, burocrático ou tedioso? Que fazer algo com qualidade não dá tanto trabalho?" Para mim, são estas as questões! E isto envolve a todos da área de TI. Seja desenvolvimento para web, cliente/servidor ou mainframe. Seja uma funcionalidade em FLASH ou um projeto Java n-camadas. Esta coisa de dizer que "as coisas na web são complicadas pois tudo é novo" é pura lenda. A profissão de webmaster não é nova não! É só uma "evolução" (se é que podemos encarar assim), dos velhos e bons programadores, analiastas e programalistas. Pasmem, mas existem profissionais na web sim, assim como existem os teimosos que por preguiça (sem ofender ninguém) ou genialidade, fazem as coisas do jeito deles, que na maioria das vezes não é o correto, resultando em algumas aberrações que vemos por aí. Friso, a área de TI é complicada, sempre foi, a web é só mais um componente nesta coisa toda.

Na minha época não existiam fóruns como este, em que alguns têm a oportunidade de expor suas idéias de maneira útil. De relatar suas experiências de maneira sincera, sem sacanagem (apesar de uns e outros - rsrsrsrs). Sem querer nada em troca. Este tipo de coisa tem que ser utilizado para PROFISSIONALIZAR sim! Cada vez que um alx, Maxymus, ZeEeHhH ou Espia posta suas opiniões e experiências, de alguma maneira está PROFISSIONALIZANDO seus colegas. Está participando da formação de muitos. Então, é necessário que isto seja bem feito. Com responsabilidade e fidedignidade (afff), especialmente técnica. Daí, quando eu acho alguma coisa legal (como este site que eu postei aí pra cima), mesmo que sobre algo que possa ser encarado como "chato" pela grande maioria, não me furto em postar e ver no que dá. Já tive várias experiências boas a respeito. Não vamos mudar o mundo com um tópico ou um post num fórum como este, mas certamente estaremos participando da mudança.

A idéia não é complicar, profissionalizar em demasia o nosso mundo já tão complicado. Mas sim, ir mostrando um outro jeito de fazer as coisas. Sem abrir mão de fazer errado, de tentar, de explorar, enfim, de aprender. Mostrar que um dia, lá no futuro - quem sabe, aquele pode ser o jeito que alguns AMADORES se tornarão um pouco mais PROFISSIONAIS.

;)



#288141 Cobrança De Sites!

Posted by ESPIA on 26/01/2004, 16:16 in Mercado de Trabalho

Ótimo este tópico. É bom ver a galera discutindo e tentando encontrar um "padrão". Só que, não se ofendam, mas eu já vi este filme.

É sempre esta coisa de "quanto cobrar", "que preço eu faço", "o fulano cobra tanto", "a xpto design cobra $$$", etc, etc... Eu próprio já postei várias respostas e comentários a respeito.

Repetindo, eu acho o seguinte, há que se separar o AMADOR do PROFISSIONAL. Esta coisa de cobrar de acordo com a cara do freguês não existe! É papo furado! Coisa de amador! O preço é resultado do custo, do trabalho que dá pra fazer a coisa, mais o know-how de quem vai fazer. São as famosas ESTIMATIVAS.

Gente, profissionais e pessoas sérias fazem ESTIMATIVAS! Não há chute! Não adianta querer adivinhar o porque a empresa ou o cara X cobrou montes de $$$$ pra fazer o site da empresa Y. É tudo cálculo e o tal de know-how, não existe mágica! A empresa Y vai procurar o tal profissional ou a agência X porque quer o mesmo trabalho que os caras já fizeram em outros trabalhos. Este é o diferencial. Além disso, a tal empresa de design certamente calcula o valor do projeto através do custo, das ESTIMATIVAS do que vão gastar para fazer a coisa. Tipo, mão de obra, máquinas, equipamentos, infra-estrutura (instalações, mobiliário, etc), impostos, o tal know-how e evidentemente, o lucro. Ah é, sempre vão existir os sobrinhos, primos, cunhados, ESTAGIÁRIOS e agregados. Não adianta reclamar! A coisa é fazer melhor para ser melhor e poder explicar a razão de cobrar mais. É óbvio.

O que se precisa fazer é profissionalizar o trabalho do webmaster. Fazer com que ele entenda de uma vez por todas, que o trabalho dele não é diferente do trabalho de um outro desenvolvedor de software qualquer! O negócio dele é software igualzinho ao resto! Então, achar que o wm tem um trabalho especial e por isto se cobrar mais (ou menos) é um ledo engano. Um webmaster profissional deve ter formação similar a um desenvolvedor qualquer (mesmo que auto-estudo e tal), inclui-se aqui desde o programador, analista até engenheiros de software. (Ou vocês acham que webmaster é uma profissão que veio de onde?)

Acho também que existe uma grande confusão entre webmaster e webdesigner. Só pra relembrar, o webdesigner é um designer (de profissão, formado ou não) que se especializa em interfaces para web, ponto! É o mesmo cara capaz de desenhar uma logo ou uma identidade visual inteira para uma empresa. Já o webmaster é aquele profissional de TI (seja desenvolvedor, analista, etc), especialista em software para ambiente web.

Voltando às vacas magras, o valor/hora de um webmaster está disponível em vários sites de RH (seleção, pesquisa). Também é possível encontrar o valor/hora de um webdesigner. (O mercado rege os salários. Não adianta reclamar). O difícil é estimar a quantidade de horas que cada um vai "gastar" para um determinado trabalho. Pior no caso do webdesigner, pois é um trabalho artístico. Mas o caso do webmaster não. Trata-se de um programa como outro qualquer. Portanto, é possível estimar.

No caso do ESTIMATIVAS DE SOFTWARE há excelentes trabalhos e "métricas" disponíveis para se estimar e "medir" o tamanho de um software. Os interessados podem, por exemplo, acessar o site www.metricas.com.br e ver uma série de artigos sobre o assunto.

Por outro lado, caso alguns achem interessante, posso postar aqui alguns tópicos e material mais fácil para as tais ESTIMATIVAS (tipo planilhas e guias para se identificar o custo de um trabalho). Quem sabe assim consigamos baixar a ansiedade de alguns em descobrir o "quanto cobrar" e possamos profissionalizar um pouco mais as coisas.

Então, o que acham?



#285360 Preciso De Um Nome

Posted by ESPIA on 22/01/2004, 14:10 in BrainStorm Design

Pitacos:

Drache (dragão, em alemão), tipo DracheDesign, LineaDrache...



#223612 Programa Em Pascal

Posted by ESPIA on 04/11/2003, 15:53 in Pascal

Oi, Sam!

Era isto que eu temia. Me desculpe, sem querer ser indelicado, mas até para um melhor aproveitamento do seu curso, e também para que vc venha a se tornar uma boa profissional de TI (raro), sugiro que vc mesma desenvolva o exercício.

Desculpe novamente, fica pra próxima...



#222991 Programa Em Pascal

Posted by ESPIA on 03/11/2003, 16:17 in Pascal

Olá!

Mas isto tem que ser com Pascal? Por que?

:wacko:



#163719 Meu Programa Não Rodo

Posted by ESPIA on 06/08/2003, 20:29 in Visual Basic

oC.Open ("Provider=SQLOLEDB.1;Persist Security Info=False;User ID=sa PASSWORD=sa;Initial Catalog=tempdb")




#150098 Relatório No Access

Posted by ESPIA on 20/07/2003, 20:23 in Microsoft Access

Na realidade é quase como o Warship postou ae, só q vc coloca o "sub-total" (o próprio total msm) na realidade no rodapé da "PÁGINA", e não do relatório.

Blz?



#150089 Eu Posso Criar Tabelas E Colunas No Db Acces

Posted by ESPIA on 20/07/2003, 20:17 in Microsoft Access

Ae...

Pode sim, só q é mais complicado do que vc faz em MySQL ou SQLServer, por exemplo. Vc tem q abrir uma conexão DAO; criar pelo menos um objeto database (óbvio); abrir a coleção "Table" do objeto databese e inserir seus comandos nela. A sintaxe não é parecida com o SQL tradicional. Você cria a tabela e daí faz um looping pra criar os atributos (campos) dentro dela, na "coleção" respectiva, usando os métodos "create" e "insert" da coleção.



#150080 Access

Posted by ESPIA on 20/07/2003, 20:12 in Microsoft Access

Olás!

Olha, primeiro vc tem q ver o tipo deste seu campo ID, normalmente é numérico. Se não for, o Accces vai classificar assim como o Sheepman postou aí em cima (aliás, o Access não, qq ferramenta vai classificar assim, pois trata-se de texto, e não número - daí, tudo que começar com zero, vem antes de tudo que começar com um, que vem antes de tudo q começar com dois, e assim por diante). Não é bug, não.

Se o campo for numérico, veja onde vc está vendo a tal "listagem". Se for direto da "tabela", é só pedir pra ele ordenar pelo seu campo "id" (clique sobre o cabeçalho do campo ID, e tecle em cima do botão A-Z, ou vá até Ferramentas/Classificar). Mas isto se o campo for numérico, senão vai ficar como no post anterior. Agora, se for um relatório ou formulário do Access, daí é só editar o bicho (exibir estrutura), entrar em "propriedades" do relatório ou formulário e dizer q vc quer "classificadodo" por "Id". Se for uma consulta, vá em exibir estrutura e proceda de forma parecida com o q foi dito para "tabela", aí em cima.

Blz?



#146670 O Q É Um Dba?

Posted by ESPIA on 16/07/2003, 20:28 in Teoria em Banco de Dados

DBA - DataBase Administrator - Administrador de Banco de Dados:

É o profissional responsável pela administração e gerenciamento do banco de dados. Isto normalmente envolve:

» A instalação do próprio (SQL Server, Oracle, Saybase, MySQL, etc) em um servidor específico para as bases de dados da organização.

» Cálculo e dimensionamento de clusters e blocagem para criação/instalação das bases de dados.

» Dimensionamento e criação dos arquivos em disco que servirão como "repositórios" dos diversos bancos de dados que fazem parte da base de dados de uma organização. (No Oracle, por exemplo, corresponde ao dimensionamento de files e TableSpaces para um determinado banco de dados).

» A criação de usuários e o controle sobre o que cada um pode ou não fazer na base de dados (grants) e toda a segurança relacionada a acessos às bases de dados.

» A criação de objetos de dados como tabelas, índices, constraints, views, triggers, sequnces, etc, seguindo as especificações (scripts de criação) de um analista de sistemas, engenheiro, arquiteto de software ou técnico responsável pelas atividades de modelagem de um projeto de software.

» Analisar os scripts de criação de objetos, propondo determinadas alterações eventualmente necessárias ao aumento de performance e ganho do banco de dados.

» Análise periódica das bases de dados considerando aspectos como estimativas e dados de crescimento das bases, performance, estatíecicas de utilização, transações, etc.

» Elaboração (eventual) e garantia (normal) de nomenclaturas e padrões que devem ser seguidos pelos modeladores de software para objetos de dados (nomes de tabelas, atributos, índices, etc).

» Dimensionamento de hardware e software para instalação de bases de dados da organização ou de um determinado projeto de software.

» Planejamento, execução e guarda de cópias de segurança das bases de dados, bem como, eventualmente, a execução de atividades necessárias à restauração.

Eventualmente os DBA´s envolvem-se com o desenvolvimento de Stored Procedures, Pcakages/Procedures nos bancos de dados. Mas isto não é normal.

Era isto, blz?



#134639 Quebra De Linha

Posted by ESPIA on 02/07/2003, 21:44 in Tutoriais e Artigos de FrontPage

Eu uso o frontpage a algum tempo e não sabia dessa <_< , eu sempre is no html e botava <br> :D , valeu

É, na realidade qdo vc faz isso ele coloca uma tag <br> lá no código. É á msm coisa! :blink:

Também funca em outras coisas como VisualStudio, quebra de linha sem quebra de parágrafo no Word, campo memo do Access e por aí vai...

É q nem panela: é meio véia mas é boa!



#128430 Como Se Utiliza O Delphi

Posted by ESPIA on 24/06/2003, 23:31 in Delphi e Delphi.NET

Se fosse só programar ficava fácil. O fato é q não é! Tem q pastar muuuuuito pra conseguir chegar lá! Passa mais por "entender" do q por "decorar". Apesar de haver determinadas coisas q decoramos msm! Não tem outro jeito.

O certo msm é estudar o pacote completo, tipo fundamentos ou introdução ao processamento de dados, algorítmos, linguagens de programação, arquiteturas, bancos de dados e obviamente, a dita lógica.

Se vc não tem base nenhuma, o Delphi não ajudará... Nem C, nem VB, nem ASP, nem Java, nem (...)

"Existem mais coisas entre o usuário e a máquina do que um programador consegue enxergar!" (Sem ofenças, é claro.)

É, véio. Só estudando msm! :P



#123881 Existe Algum Pra Win ?

Posted by ESPIA on 19/06/2003, 14:20 in Pascal

Cara por traz do Delphi roda Pascal

Por traz do Delphi roda o OBJECT PASCAL. ;)



#123875 Simulador Epson P/ Clipper

Posted by ESPIA on 19/06/2003, 14:18 in Clipper

Esse seu software só roda em modo DOS?



#123873 Descompilador

Posted by ESPIA on 19/06/2003, 14:17 in C/C++

Assembler é uma linguagem de "baixo nível", a base de tudo, isto é, linguagem de máquina. Tudo o que nós fazemos em outras linguagens é na realidade "decompilado" e "interpretado" pelo processador que trabalha em Assembler.

O Assembler não é uma linguagem comercial.



#118831 Querry String Em Javascript

Posted by ESPIA on 13/06/2003, 22:16 in HTML, CSS e Metodologias

Já deu uma olhada no PortalJava ou no JavaMan?



#118620 Estou Ficando Doidão !

Posted by ESPIA on 13/06/2003, 16:21 in ASP

Mas pra q q vc quer fazer INCLUDE no Global.asa? :blink:

Não dá pra fazer <%Session("strUserAgent")=Request.Servervariables("HTTP_USER_AGENT")%> no topo das suas páginas?



#118617 Sql - Update Em Duas Tabelas ?

Posted by ESPIA on 13/06/2003, 16:19 in ASP

Não funciona assim.

Se vc precisa atualizar duas tabelas ao msm tempo, e isto for normal, tipo, vai acontecer sempre q a tabela "X" receber um insert, crie o relacionamento no BD ou crie "triggers" ou procedures para isto na mão msm.

Fazer duas diretivas SQL INSERT às vezes não rola e não garante q a segunda (ou terceira, quarta, etc) tabela recebam realmente os INSERT´s necessários. Por exemplo, vai q a seção cai entre um SQL e o outro. Vc atualiza a tabela X e as outras não... Com triggers ou procedures isto não acontece.

Blz?




IPB Skin By Virteq