Jump to content


Prottom's Content

There have been 119 items by Prottom (Search limited from 25/04/2023)



Ordernar por                Order  

#149353 No Photopaint Eh Criativo->quatro! No Ps Eh Como?

Posted by Prottom on 20/07/2003, 00:28 in Editores Bitmap

É verdade ,o ps é mais elástico prá vc fazer as coisas, mas é aquela parada...tem que ser no braço.
Mas se não me engano vc tb pode criar efeitos de moldura com o ppaint também. Repara que as moduras do ppaint são imagens em grayscale e estão no arquivo nativo cpt. Ou seja vc pode pintar uma moldura e salvá-la prá usar depois. Isso tb te abre possibilidades muito criativas de criação de molduras exclusivas.

Não perdi tempo não Pedro, quando a gente explica alguma coisa a gente tb sedimenta nossos conhecimentos.

Vlw o ótimo tuto Kreativ...mais um prá gente guardar!



#148378 No Photopaint Eh Criativo->quatro! No Ps Eh Como?

Posted by Prottom on 19/07/2003, 00:02 in Editores Bitmap

Hehe... parece que tem que fazer muita coisa, mas tem não. Infelizmente esse efeito não se apresenta de uma forma tão fácil de manipular como no ps ou no photoimpact, que vem com uma cacetada de molduras...
No ps acho que vc só vai ter isso facilitado com plugins. Como faturam com plugins!!!

Como visualizar, na forma dos efeitos não tem como. Vc vai ter que experimentar. Na versão 6 acho que até tinha uns samplers no help, mas nesse acho que não tem mesmo.
O fundo branco no entorno ele cria mas vc pode eliminá-lo. Não fica transparente como no PPaint.

Se ele apenas aplicou um quadro branco, reto, sem os recortes irregulares da moldura, pode ser que vc tenha aplicado apenas parte do efeito. Não expanda as opções de cada moldura (cada passo está especificado como em camadas)..
Por exemplo se vc clica na seta de Spatter Frames, ele vai abrir todas as fases do procedimento. Se vc clicar apenas sobre uma desas fases, somente ela será aplicada.

É... meu caro, o ps é bom, mas algumas coisas tem que ser no braço mesmo...:ok:



#148316 No Photopaint Eh Criativo->quatro! No Ps Eh Como?

Posted by Prottom on 18/07/2003, 21:45 in Editores Bitmap

No PS também é facinho Pedro, só que está menos à vista que no PPaint ou no PImpact...

Vá em Window>Actions (janela>ações).
Aí então vai te aparecer uma palheta cheia de opções de ações, que nada mais são que procedimentos-automatizados-que-provocam-um-efeito. Aí nessa você vai em FRAMES, (molduras), então verás várias opções prá escolher. Aperte o botão "play" (>), na barra da palheta e pronto.

Note que o PS vai criar uma cópia e aplicar o efeito nela, deixando sua "original" intacta.
Você tb pode gravar suas próprias ações. Veja que ao lado do "play" tem também o "Record" ou gravar ação, e o "Stop". Uma mão na roda prá gravar procedimentos!

Repare depois que prá cada efeito há uma pasta com cada procedimento prá chegar ao resultado, vc pode clicar sobre uma dessas etapas e alterar os parâmetros.

Espero que dê certo prá vc! :)
T+



#101926 Livro De Design Gráfico?

Posted by Prottom on 19/05/2003, 15:22 in Teoria da arte e tipologia

Muito show lincoln. E melhor ainda que tem uma livraria deles em Copa, aqui no Rio. E que catálogo!!! As coisas mais importantes tão lá. Desses todos, 2 livros, diria básicos, são "Da cor à cor inexistente" (caro prá caramba) e "Princípios de Forma e Desenho". Não os tenho mas sempre folheio em alguma livraria B)



#106194 Valeu! Curso Online!

Posted by Prottom on 25/05/2003, 23:33 in Editores Vetoriais

Muito bom ver a sua iniciativa concretizada. Acho que é uma oportunidade imperdivel, até para os que não conhecem o programa. Você tá expondo de uma forma clara, simples. Tô gostando muito...Valeu Naty!!! :) :ok:



#109477 Imagens De Mulheres

Posted by Prottom on 31/05/2003, 20:53 in Teoria da arte e tipologia

Não conheço nada além dos que foram postados, as vezes uso das revistas mesmo, como modelo...mas mudando, que trabalho alucinante dessa Junia hein??? E o mais incrivel...em flash??? :blink:



#59867 Como Fazer Esse Efeito...?

Posted by Prottom on 16/03/2003, 12:25 in Editores Bitmap

Blz? Não é difícil e já foi postado mais de uma resposta prá essa questão sua...Com sua imagem selecionada, ´na paleta layer clique na opção mask (lá embaixo, um retangulo com um circulo ao centro). Selecione essa mascara (vai ficar ao lado da sua figura na palheta layers). Depois é só aplicar um gradiente preto e branco sobre essa mascara. (opção preenchimento gradiente, jundo a lata de tinta). Vc pode optar pelos varios tipos de preenchimento, radial, linear etc... onde o gradiente é preto surgirá uma transparência perfeitamente controlável . Vê se é isso, qq dúvida poste de novo. Sorte aí :)



#60305 Como Fazer Esse Efeito...?

Posted by Prottom on 16/03/2003, 21:28 in Editores Bitmap

Prottom!
creeeeeeeeeeeeedo, mó viagem... que tal se vc selecionasse a layer e digitasse um número do teclado numérica, quanto maior o número, menor é o efeito, no número 1 a imagem fica quase transparente, tenta lá

pois é...entendeu :rolleyes: ? Experimente esse efeito, aí sim vc vai ver a viagem... :ok: Se vc tiver o corel (photopaint ou draw) é mais fácil ainda porque eles tem a ferramenta "transparência interativa" que vc aplica exatamente da mesma forma que um gradiente. É uma evolução que falta no PS> Aliás vou sugerir isso!



#26381 Pallets Gradient...

Posted by Prottom on 17/01/2003, 12:02 in Editores Bitmap

Estranho...isso já não foi respondido??? Bem simples xander...abra o editor de gradientes, vai lá na barra de ferramentas e abra ele...depois clica no gradiente que vai aparecer lá em cima,vai abrir a caixa com as opções, clique numa cor para alterá-la, ao lado tem a opção "new", dê um nome e depois >save. Boa sorte



#110876 Meu Irmãozinho

Posted by Prottom on 02/06/2003, 15:29 in Editores Vetoriais

hahahahahaha pagação de pau pra mac é normal no meio de designer...

ei, vich, diz a config de um dos mac q vc usa no trampo pra galera passar mais raiva ainda!


G4 800MHZ
40GB HD
2GB memória
Monitores 21" e 14" (para as ferramentas)

Ahhh meu Deus!!! O sonho de consumo dos designers!! ....passo na FAST shop aqui no rio e só fico babando...Nem um skinzinho com essa cara linda do mac eu consigo!!! E olha que fiquei todo bobo só porque botei mais um pouquinho de mémória heheh,:(



#134142 Efeito Estrela De Limpeza

Posted by Prottom on 02/07/2003, 01:55 in Editores Bitmap

4Ever, não sei se vai te ajudar, mas esse efeito tipo estrela dá prá fazer razoavelmente com os pincéis. O lens flare é mais um efeito de luz forte, fotográfico. Bem, talvez vc possa conjugar as duas coisas...

Vá no pincel e carregue "assorted brushes"(pincéis diversos), aí tem o pincel 68, que faz um brilho de estrela irregular. Ou vá no pincel 25, que é um X. Numa camada à parte faça um ponto com ele em branco. Depois, vá à paleta Brushes (window>brushes , ou ao lado do file browser). Vc vai ver uma série de alternativas de configuração.

Clique em "brush tip size", no quadro que se abrirá, vá na janela de rotação do pincel (o círculo com cruz) e gire-o até a forma do pincel abaixo virar uma cruz.

Agora pincele uma vez, acima daquele primeiro X. Formada a estrela, aplique um efeito "outer glow" (brilho externo), clicando no "f" à esqueda da barra da paleta "layers". Prá finalizar um Gaussian blur bem levinho prá tirar o efeito pontilhado e dar suavidade...
O tamanho do pincel vc determina, assim como a estrela.

Texto metálico, há de vários tipos...
experimenta esse site que deve te dar uma idéia :Phong

Boa sorte!



#98047 Dica: Degradês Mais Contrastantes(cmyk)

Posted by Prottom on 13/05/2003, 14:20 in Produção Gráfica

Pessoal uma dica boa quanto ao uso de degradês no Corel que levam preto (que peguei na design gráfico) é a seguinte:
Só para cores CMYK.
Quando a gente faz um preenchimento degradê composto de uma cor mais o preto, podem reparar que o preto vai ficar esmaecido, com um contraste meio xoxo. Mas pra resolver isso façam assim.
Suponha que a 1ªcor seja um amarelo com a seguinte especificação
C=0 , M=0, Y=40, K=0
O preto será "0" para todas e K=100
Porem pro contraste ficar legal adicione os valores da primeira cor ao preto, ou seja, altere o preto para:
C=0, M=0, Y=40 e K=100
Vocês vão ver a diferença gritante com um degradê muito mais definido, não acinzentado, lindão.

Para ver como se manipula essas porcentagens remeta a esse tópico:

http://forum.wmonlin...ST&f=13&t=16768



#98125 Dica: Degradês Mais Contrastantes(cmyk)

Posted by Prottom on 13/05/2003, 16:14 in Produção Gráfica

andou lendo a "design gráfico" né?

:ok: ééé... leio e posto aqui pro pessoal que não leu. Sempre dou uma folheada prá procurar alguma coisa de nosso interesse. Mas a de abril eu não curti... vamos ver a desse mês...



#102476 Photopaint! Uma Sugestão!

Posted by Prottom on 20/05/2003, 14:07 in Editores Vetoriais

Ola,

Legal q gostaram da ideia!!! Eu nem sabia q dava pra comprar o Draw sem a Suite!!

Dra. Naty disse:

mas eu não mudo isso :-) Vou levar ao conhecimento dos admins como o ALX e o Insano pra ver oq eles acham

Eu sei q naum eh vc neh Dra., e pq vc naum fala com o Kenshin!!!hehehehe!!!brincadeira!

Protton disse:

...
O lance do desenho que acho meio enjoado no ptpaint é que não achei a opção de se fazer paths...

Boiei nesse negocio de path!!! o q eh isso?? eh akele negocio q no PS vc vai criando com uma "canetinha" e depois pode criar uma mascara?

t+,

Pois é, tenho até uns lancezinhos do paint prá postar!!!

Pedro, os paths do photopaint são iguais aos do photoshop. É como se fosse exatamente uma caneta de desenho vetorial, porém em pixels.
O que eu disse é que no photoshop voce pode fazer um path já com um preenchimento determinado (na barra de opções de ferramentas, lá em cima, vc vai achar diferentes ícones para diferentes modos de paths. No PHOTOPAINT, vc traça apenas o path, sem preenchimento, prá isso vc terá de selecionálo e criar uma máscara, o que torna o processo um pouco mais trabalhoso. Este desenho que fiz no Photoshop é todo com PATHS em que deixei esse aspecto de desenho vetorial. Mas prá esse tipo de trabalho recomendo um programa vetorial mesmo. É mais confortavel de trabalhar.splash



#101753 Photopaint! Uma Sugestão!

Posted by Prottom on 19/05/2003, 10:15 in Editores Vetoriais

Eu acho que o photopaint é um ótimo programa, e a edição onze está com pincéis incriveis, e acreditem...mais suaves que o ps, muito bons mesmo prá quem quer um programa de pintura. Excelentes pra tablets. O lance do desenho que acho meio enjoado no ptpaint é que não achei a opção de se fazer paths já com o preenchimento. Vcs conhecem essa opção? Desenho o path, uso-o como máscara e preencho depois. No ps dá prá fazer isso diretamente enquando se traça o path. Os Paths no photopaint também são mais suavizados. No ps isso só acontece depois que a gente os transforma em seleção. Dizer que o photopaint é um paint melhorado é ridículo e transparece uma ignorância enorme quanto ao programa.
Concordo que há muito preconceito sim, porque a adobe domina o mercado, pois é inegável que o PS é mesmo incrivel. Por conta disso eles estão também impondo o illustrator. Bem aqui está um trabalho completamente desenhado e editado no Photopaint 11. É claro, que como foi feito em photopaint, não deram muita bola prá ele :lol:
Tempos de Paz



#102022 Photopaint! Uma Sugestão!

Posted by Prottom on 19/05/2003, 17:30 in Editores Vetoriais

Bem... aí no caso, eu acharia mais fácil vc fazer o path no próprio CorelDRAW com a ferramenta mão livre, e fechando o path mandaria pro PhotoPaint... (Se bem que vc poderia mudar a cor no proprio corel antes de mandar pro photopaint... daí depende de como vc prefere trampar) lembre-se que o objetivo primário do Photopaint é ser um acessor do CorelDRAW (Infelizmente).

Também acho a sugestão da "suíte corel" ótima...embora a impressão que a Corel esteja passando é que eles querem acabar com ela, vejam que o Draw 11 já foi lançado com a opção sem a suíte.

Pois então Elektra, justamente esse processo de importação de paths é que eu queria evitar. (Tô querendo muito molé né??? :rolleyes: ) Até porque acho que o photopaint faz paths legais, suavizados. Tem um trabalho que postei aqui a algum tempo o Splash, que foi feito no ps, no esquema de paths, como num vetorial, e o preenchimento no ps é muito simples. Bolas também... porque que é que eu tenho de fazer desenhos vetoriais em ps e paint afinal??? Tenho mais é que usar o corel mesmo. È que eu gosto de testar as possibilidades dos programas, prá ver se um dia, quando for comprar um mesmo, original, eu compre só um único. Prá tudo :ph34r: (é o pão-duro?!)
Quanto ao objetivo do ppaint, bem, não sei se concordo totalmente contigo. Acho que é um programa de edição fotográfica e de pintura que funciona independentemente do Draw, mas pelo visto a Corel não está se importando em ficar prá trás nessa área, não afronta o PS ou mesmo o Fireworks. Bem mas isso é problema deles né? O nosso é o preço do PS
:D !



#28332 Ajuda feras do Corel!!!

Posted by Prottom on 21/01/2003, 19:13 in Editores Vetoriais

Bem amigos do forum...acho que vcs viram o desenho que postei aqui, (arte vetor no corel 11) pois bem. Vejam essa bizarrice que aconteceu. No canto superior esquerdo tem várias estrelas cinzas sobrepostas. Elas são formas com contorno em outro tom. Pois sabem que fui salvar a imagem em jpg de alta resolução (300dpi), e sabem o que aconteceu??? Os contornos das estrelas ficaram sem as pontas agudas, ééééé, ficaram retas, recortadas. Não consegui descobrir o que pode ter acontecido...mas o lance era com o contorno. Verifiquei a caixa de contorno e tava ok. Tanto que na imagem em baixa resolução não aconteceu nada. Tive que duplicar as formas de estrela e ampliá-las para sobrepô-las e assim simular o contorno. O que pode ter sido isso?? Falta de memória???Processador fraco??? Será que o corel vai agir assim com todos os contornos???



#49466 Ajuda feras do Corel!!!

Posted by Prottom on 27/02/2003, 01:31 in Editores Vetoriais

Qual o tipo de contorno que vc tá usando? Caneta de Contorno ou Contorno Interativo?

Se for o primeiro(caneta de contorno) a dica do ALX é válida, mas podem aparcecer problemas, aconselho vc usar o contorno interativo, dá menos problema.

O problema já tava resolvido, mas Valeu a dica assunção. A gente nunca sabe qdo pode precisar, certo?! :ok:



#28358 Ajuda feras do Corel!!!

Posted by Prottom on 21/01/2003, 20:28 in Editores Vetoriais

Ufff...valeu grande alx!!! É o nosso velho corel pregando suas peças!!!! Vou experimentar!!!



#103698 Projeto Coreldraw

Posted by Prottom on 22/05/2003, 16:15 in Editores Vetoriais

Bem... haverá níveis de dificuldade diferenciados indo dos mais básicos aos mais complexos. Quando começamos um curso, eventualmente já sabemos "mais ou menos" oq será abordado. Mas não posso simplesmente "Fazer um carro em 3D importado do 3DsMAX ou do autoCAD" tenho que expor todos os conceitos envolvidos. Claro, procurarei usar o bom senso e dosar as coisas de forma a fazer um curso interessante, prático, instrutivo e acima de tudo interativo.

E como sempre: Quaisquer outras sugestões para o projeto serão muito bem vindas

Exatamente, parece que vc experiencia de sobra em com aulas, certamente vai criar um lance legal. :ok:



#107577 1ªexpo Arte Digital N.friburgo-(rio)

Posted by Prottom on 28/05/2003, 15:12 in Notícias

Bem,,,acho que não há muita gente do Rio aqui no Forum, mas vale pros corajosos que estiverem passando por aqui. :ph34r:
De 28 de junho a 12 julho vai rolar a essa Expo, que de acordo com a revista "Design Gráfico" que publicou a matéria, reunirá os mais importantes artistas digitais do Brasil e do Mundo. A mídia impressa será exposta em posters no formato 60X90cm, como telas. Haverá a motiongraphics, uma exposição com telão com os vídeos dos artistas.

Maiores informações, no site Expoartedigital



#219956 Ignorância Básica. Formatos De Arquivos P/impressã

Posted by Prottom on 30/10/2003, 23:52 in Produção Gráfica

Kreativ!! Kreativ!! Ave!!

Tem que pendurar essa matéria meu caro..., tem que publicar!!! Esclarece muita coisa!!!!

Uma ,duas ,três vezes
VLW, VLW, VLW



#219888 Ignorância Básica. Formatos De Arquivos P/impressã

Posted by Prottom on 30/10/2003, 20:52 in Produção Gráfica

:) Deus é pai!!! Ainda bem que vc não abandonou o forum também!!!
Vlw Kreativ!!!
Eu achava que a razão só poderia ser a qualidade mesmo, mas vc esclareceu tudo mostrando onde as coisas pegam!
No que vc disse concluo que os arquivos PDF têm então uma qualidade mais aceitavel que os de imagem (isso é novo prá mim!) jpg, tiff.
Acredito tb que dependendo da mídia essas exigências devem variar um pouco não?
E os arquivos CDR, são de fato problemáticos?
Desculpe te alugar mais um pouco...vlw pela aula Kreativ!!! (y)

PS.: Posso postar sua resposta na lista de discussão "ilustrasite" ???(http://br.groups.yah...oup/ilustrasite)? Acho que vai ajudar os que são menos feras (é cheia de superprofissionais feras ilustradores) e estimular um debate sobre o assunto lá. Vlw (y)



#219560 Ignorância Básica. Formatos De Arquivos P/impressã

Posted by Prottom on 30/10/2003, 13:40 in Produção Gráfica

Bem, caros e competentes colegas. Tenho uma dúvida que apareceu agora sobre os processos aí em cima. Não sou profissional e não entendo como rolam os lances de formatos de arquivos nos bureaus.
Minha duvida surgiu porque gosto de usar o coreldraw, e como sempre, muita gente fala que os arquivos dão pau. Ou que em trabalhos com fontes especiais, elas devem ser enviadas separadamente ou convertidas em formas. Ou transparências do illustrator não imprimem bem, etc...e por aí vai.
Como tive um único trabalho impresso, que foi feito no corel e rasterizado em 300dpi, como pedem as impressões. Me pergunto, porque alguns trabalhos são enviados para as gráficas em formatos nativos e não em JPG ou TIFF que não dão probelmas? È pela qualidade de impressão? Me pareceu bom o que eu vi.
Valeu a atenção caríssimos!!!



#130603 Plug In

Posted by Prottom on 27/06/2003, 23:55 in Editores Vetoriais

Acho que vc está pensando nos pluguins de bitmap pro corel, é isso. Tem o KTP, que vinha no corel 10.




IPB Skin By Virteq